quinta-feira, 11 de junho de 2020

18 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE A LÍNGUA E O PALADAR

Língua

A língua é responsável pelo paladar e, em grande parte, pela fala. É capaz de perceber muito mais do que os quatros sabores “clássicos”. Veja algumas curiosidades sobre esse órgão muscular – algumas extremamente interessantes – nas linhas que se seguem.

 

De acordo com a Wikipédia “a língua é um órgão muscular relacionado ao sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala. Fica localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados”.

 

A língua é capaz de perceber sobretudo esses quatro sabores: doce, salgado, amargo e azedo. Eles são sentidos com a ajuda de papilas distribuídas ao redor da língua – o seu centro registra apenas a temperatura e o tato do alimento (é através dele que conseguimos diferenciar uma torrada de uma sopa).

 

O paladar é na verdade a soma do cheiro com o gosto dos alimentos. As moléculas dos alimentos são liberadas assim que eles são levados à boca. Passam pelo epitélio olfativo, seguem até o cérebro e chegam no córtex olfativo. É aí que entendemos o que estamos comendo. O detalhe é que…

 

A maior parte do que chamamos de gosto vem do olfato. Isso ocorre em grande parte porque a mastigação libera os cheiros ocultos nos alimentos. É por isso que sentimos menos o sabor daquela pizza ou barra de chocolate quando estamos gripados. Nariz entupido é igual a paladar prejudicado.

 

Em relação aos sabores, eles não são propriamente quatro como dito acima, mas cinco. Além do doce, salgado, amargo e azedo, existe outro, presente sobretudo em alimentos industrializados: o umami. Caso você não saiba que gosto é esse, experimente o glutamato, ou Aji-no-moto.

 

O paladar varia de acordo com a idade. Pesquisas feitas com ratos no Japão demonstraram que os mais jovens preferiam sabores açucarados e com carne. Ele detestavam os amargos, ao contrário das cobaias mais velhas, que aceitavam sem maiores problemas.

 

De fato, as crianças possuem mais papilas gustativas do que os adultos. Como são capazes de sentir os sabores de forma intensa, sentem mais o amargo de uma rúcula do que uma pessoa mais velha. É por isso que, entre outros motivos, elas odeiam verduras e legumes.

 

A pimenta não só estimula os receptores de calor existentes na língua como afeta o nervo trigêmeo, associado à mastigação e à sensibilidade do rosto. É por isso que transpiramos e coramos quando comemos alimentos apimentados.

 

Afinal, os sentidos funcionam enquanto dormimos? A resposta é sim, mas com uma pequena diferença: as áreas do cérebro que interpretam os estímulos do mundo exterior ficam menos receptíveis. Odores e gostos só são capazes de despertar uma pessoa se forem muito intensos. Se algo amargo for colocado na boca de um dorminhoco, ele imediatamente expelirá aquilo.

 

É possível perder o paladar? A resposta é novamente sim. Pode ocorrer, por exemplo, em casos de traumatismos cranianos. Se os nervos responsáveis pelo olfato e paladar forem prejudicados por uma hemorragia, a pessoa poderá perder o gosto dos alimentos.

 

Por que serpentes e alguns tipos de lagartos possuem língua bifurcada? Simples: a bifurcação permite que o animal identifique o ambiente e perceba a presença de indivíduos da mesma espécie – inclusive fêmeas, é bom frisar – e presas. Digamos que a língua serve para “cheirar” o ambiente.

 

Acredite se quiser, mas existem em torno de 700 tipos de bactérias na sua boca, grande parte na língua. A quantidade é tamanha que durante um simples beijo podemos trocar algo como 80 milhões delas.

 

O músculo mais forte do corpo humano é o masseter. Localizado na face, ele é em grande parte responsável pela fala e pela mastigação.

 

Assim como as impressões digitais, que são únicas, não existem duas pessoas com línguas iguais.

 

Cientistas de Singapura criaram um simulador digital capaz de transmitir para a língua humana o sabor de alimentos virtuais. Em outras palavras, ele seria capaz de fazer uma pessoa sentir o sabor de um alimento preparado durante um vídeo ou game.

 

O único animal que até onde se sabe pode alcançar a orelha com a própria língua é a girafa.

 

Entre os animais com a língua mais comprida podemos citar a girafa, com 45 centímetros; o tamanduá, com 60 centímetros, e o camaleão, com 70 centímetros. A mais pesada é a da baleia azul, que pode alcançar 91 quilos.

 

Esqueça a língua do Gene Simmons, da banda Kiss (imagem acima). A pessoa com a maior língua do mundo é provavelmente a da norte-americana Adrianne Lewis. Acredite, mas ela possui uma língua com nada menos que 10,5 centímetros, ou seja, um pouco menor do que uma caneta Bic.

 

Fontes: Wikipédia, Hypescience, Super Interessante, Mundo Estranho, Folha de S. Paulo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário