quinta-feira, 18 de junho de 2020

40 CURIOSIDADES SOBRE A ÁFRICA SELVAGEM E SEUS INCRÍVEIS ANIMAIS

Animais da África

As florestas, savanas e montanhas da África são ricas em espécies animais. Alguns dos maiores mamíferos do mundo habitam o continente – assim como muitos dos maiores primatas. Descubra a seguir as curiosidades e fatos inusitados sobre a África selvagem e seus animais que selecionamos pra você.

 

Existem quase 50 espécies de primatas no continente africano. O maior é o gorila, cujos machos podem medir 1,75 metro de altura e pesar até 220 quilos

 

O animal com código genético mais parecido com o humano é o chimpanzé (99,4% do DNA de ambos é idêntico). Graças em parte a essa semelhança, ele é também o primata mais inteligente.

 

A maioria dos primatas vive em regiões tropicais e floresta úmidas. A exceção é o babuíno, que vive nas terras mais áridas da África e da Península Arábica.

 

O mamífero mais alto do mundo é a girafa. Um animal adulto pode medir de 5,5 a 6 metros de altura.

 

Apesar do longo pescoço, a girafa possui o mesmo número de vértebras que um rato.

 

As girafinhas caem de uma altura de até 3 metros quando nascem, porque a mamãe girafa dá à luz em pé.

 

É difícil afirmar qual é o animal mais silencioso da África, mas o maior candidato é a girafa. Ela emite grunhidos tão baixos (mais comuns na época do acasalamento) que, durante muito tempo, pensou-se ser um animal mudo.

 

As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas diárias, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.

 

O guepardo é o mamífero mais rápido do mundo. Ele pode correr até 100 quilômetros por hora.

 

O mamífero com a gestação mais longa é o elefante, que dura 22 meses. O elefantinho vem ao mundo pesando cerca de 100 quilos.

 

Elefantes vivem em bandos comandados por uma matriarca,. Ela possui uma espécie de memória social que permite reconhecer todos os membros do grupo, além de identificar se elefantes estranhos podem ser amigáveis.

 

O elefante usa a tromba para respirar, cheirar, acariciar outros membros do grupo, pegar objetos e até fazer ameaças (se ele começar a bater a tromba do chão, é melhor sair de perto). A tromba de um adulto possui 40 mil músculos, mede 2 metros e pesa cerca de 140 quilos.

 

O menor mamífero não só da África, mas de todo mundo é o musaranho, com apenas 10 centímetros. Quando nasce, ele é menor do que uma abelha. Detalhe: o musaranho é também o animal de metabolismo mais rápido.

 

O mamífero mais nojento que existe deve ser a hiena. Você sabia que ela come excrementos? Pois é, elas costumam comer excrementos de gazelas e gnus.

 

A hiena é também o mamífero com a mordida mais forte. Uma mordida de uma hiena é capaz de esmagar os ossos das vítimas. Aliás, a hiena possui um sistema gástrico que permite a digestão de ossos. A segunda mordida mais forte é a do leão.

 

As fêmeas da hiena possuem uma espécie de pseudo-pênis. Isso dificuldade um pouco a vida dos machos. Para copular, eles precisam introduzir o seu pênis no pseudo-pênis da parceira.

 

Os leões são extremamente preguiçosos. Eles costumam dormir cerca de 20 horas por dia.

 

Você sabia que é possível determinar a idade de um leão pela cor da juba? É que, quanto mais velho o animal, mais escura é a juba.

 

O leão é um felino totalmente sociável. Quem geralmente caça para o bando são as fêmeas. Os machos protegem o bando enquanto um grupo de fêmeas cuida dos filhotes.

 

As leoas são algumas das mais conhecidas ninfomaníacas da natureza. Não sem motivos: quando estão no cio, elas podem fazer sexo 140 vezes num só dia. Isso dá mais ou menos uma transa a cada 15 minutos.

 

O leopardo é um caçador de hábitos noturnos (lembrando que onças e jaguatiricas também possuem intensas atividades noturnas). Costuma levar as presas abatidas para o alto das árvores, longe de animais aproveitadores e carniceiros como a hiena.

 

Ainda não há unanimidade sobre a verdadeira cor das zebras. Alguns biólogos acreditam ser ela negra com listras brancas; outro, que é branca com listras negras. A maioria  aceita que a zebra é um bicho negro com listras brancas. Não existem duas zebras com listras iguais.

 

Os mais de 250 quilos de peso não impedem que o gnu adulto seja um ótimo corredor. Com velocidade de 80 quilômetros por hora, ele é considerado um dos dez mamíferos mais rápidos do mundo.

 

Os gnus são responsáveis por uma das maiores migrações de mamíferos do mundo. Com mais de 2 milhões de indivíduos, eles sempre rumam atrás de pastagens mais frescas. São acompanhados por milhares de zebras.

 

Os rinocerontes são os maiores animais terrestres depois dos elefantes e dos hipopótamos.

 

Rinocerontes são animais de hábitos solitários, mas costumam formar pequenos núcleos.

 

Quando um filhote é ameaçado por um predador, os rinocerontes adultos fazer um círculo em volta dele para protegê-lo.

 

O chifre do rinoceronte é formado por pelos queratinizados, que nascem e endurecem uns sobre os outros.

 

A ganância humana parece não ter limites. Museus e instituições europeias que mantém rinocerontes empalhados costumam ser atacados por bandidos para roubar o chifre dos animais (isso mesmo que você acabou de ler: roubar chifre de animal empalhado).

 

Rinocerontes possuem audição e olfatos super-desenvolvidos. Em compensação, não enxergam quase nada. Ao se aproximar de um rinoceronte, caçadores e turistas costumam normalmente ficar contra o vento para que ele não perceba a presença de ninguém.

 

O animal de grande porte que mais mata pessoas na África não é o leão e, sim, o hipopótamo. Seu comportamento se torna muito agressivo quando seu território é invadido por algum animal estranho.

 

Hipopótamos possuem bocas enormes, podendo abrir até 145º (só para efeito de comparação: a humana abre apenas 45º). Os dentes chegam a medir até 70 centímetros.

 

Quando se sente ameaçado, o curioso pangolim logo vira uma bolota. Como suas escamas são duras como placas, nenhum predador tem paciência para matá-lo.

 

Os suricatos possuem garras afiadas, que lhes permitem cavar o solo para capturar suas presas. Com os também afiados dentes, eles conseguem quebrar a carapaça dos insetos e aracnídeos que fazem parte de sua dieta.

 

Suricatos são animais extremamente vigilantes. Enquanto alguns membros do grupo descansam ou se alimentam, outros permanecem de vigília para ver se existe algum predador por perto.

 

Os sistemas de túneis dos suricatos servem de residência e refúgio para esses animais. Ao menor sinal de predadores, eles correm em massa para o esconderijo..

 

Os suricatos vivem em grupos de até 40 indivíduos. São animais muito territorialistas, chegando a defender ferozmente a sua toca de bandos rivais.

 

A bem dizer, os grupos são praticamente uma família. Ele é comandado por um casal-alfa, que tem a maioria dos filhotes (que costumam chegar a cinco por ninhada).

 

A maior ave do mundo é o avestruz. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura – o mesmo tamanho de um camelo.

 

O maior ovo do mundo é o do avestruz, com 20 centímetros e 1,5 quilos.

 

Uma das aves de rapina mais curiosas do mundo é a africana quebra-ossos. Comum em países como Etiópia, ela espera que as aves carniceiras devorem as carcaças para engolir os ossos. O tamanho dos ossos não é problema. O quebra-ossos atira-os ao solo em voo e engole os pedaços.

 

2 comentários:

  1. Legal isso vai ser uma otima pesquisa para meu trabalho de escola
    palmas👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻!!!!!!!!!

    ResponderExcluir