terça-feira, 9 de junho de 2020

18 DADOS E CURIOSIDADES SOBRE A FASCINANTE ARMÊNIA

Bandeira da Armênia

O que o diretor Seymour Skinner, do desenho os Simpsons, e a atriz brasileira Aracy Balabanian possuem em comum? Ambos são descendentes de armênios, um povo cristão que vive entre a Ásia e a Europa. Descubra nas linhas a seguir alguns dados e curiosidades muito interessantes sobre a Armênia e sua capital Yerevan.

 

Apesar de estar localizada na Ásia e cercada de países de maioria islâmica, a Armênia possui fortes vínculos culturais com a Europa.

 

A armênia possui cerca de 3 milhões de habitantes, o equivalente a toda a população de Brasília.

 

Yerevan (ou Erevan) é a capital do país, com 1,2 milhão de habitantes. Fundada por volta de 700 antes de Cristo, ela é uma das mais antigas capitais do mundo.

 

As cidades armênias mais populosas são Yerevan, Guiumri, Vanadzor, Vagarsapate e Hrazdam.

 

A Armênia já foi nos últimos séculos invadida por mongóis, otomanos e soviéticos. Ela foi a menor república da extinta União Soviética.

 

Em 1991, com a fragmentação da União Soviética, o país acabou reconquistando a sua independência.

 

Os armênios são em sua imensa maioria cristãos da Igreja Ortodoxa Armênia, um dos mais antigos ramos do cristianismo. Detalhe: a Armênia foi a primeira nação do mundo a adotar oficialmente o cristianismo.

 

A mais antiga catedral do mundo é a de Etchmiadzin, construída por volta do ano 300 depois de Cristo por São Gregório, padroeiro da Armênia. Aliás...

 

Um dos principais pontos turísticos de Yerevan é justamente a Catedral de São Gregório, onde estão guardadas supostas relíquias do santo mais cultuado no país.

 

A maior canonização já realizada por uma igreja cristã ocorreu em abril de 2015, quando a  Igreja Ortodoxa Armênia canonizou as 1,5 milhão de vítimas do genocídio armênio, ocorrido em 1915.

 

A Turquia – que é de certa forma a herdeira do Império Otomano – nega o genocídio com a alegação de que tanto turcos quanto armênios morreram numa guerra civil travada em 1915. A Armênia, por sua vez, insiste que o que ocorreu foi um massacre com mais de 1 milhão de mortos. Aliás, uma das principais referências de Yerevan é o monumento às vítimas do genocídio.

 

A montanha mais alta é o Monte Aragats, com 4.095 metros de altitude. A mais famosa, no entanto, é o Monte Ararat, na fronteira com a Turquia. Conta-se que a arca do patriarca bíblico Noé descansa em algum ponto dessa montanha.

 

No verão, as temperaturas podem chegar a 36º Celsius. No inverno, elas oscilam entre 5º e -10º Celsius.

 

Ocorreu uma grande diáspora armênia nos últimos 100 anos (dizem até que o número de armênios que vivem no exterior é maior do que a população do próprio país). Os países que receberam mais imigrantes foram Rússia, França, Irã, Estados Unidos e Brasil.

 

O Brasil recebeu uma grande leva de imigrantes armênios, com descendentes concentrados na cidade de São Paulo (especialmente na Zona Norte, cabe aqui lembrar). Uma das mais famosas descendentes de armênios é a atriz Aracy Balabanian.

 

Descendentes de armênios, os integrantes do grupo norte-americanos de rock System of a Down realizaram em 2015 uma turnê em memória do genocídio.

 

Pouca gente sabe, mas Seymour Skinner, o diretor da escola de Springfield na série animada Os Simpsons, possui origem armênia. Aliás, o seu nome verdadeiro é Armin Tanzarian.

 

Devido à sua localização geográfica – próximo da Pérsia e da Arábia – a culinária armênia é em muitos aspectos parecida com a árabe. Os armênios apreciam pão sírio, quibe, coalhada, kafta...

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Cozinha Armênia, Armênia Eterna, Terra, UOL.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário