Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades sobre o Equador, sua geografia e sua cultura. Confira também nossas informações pitorescas sobre esse país. Você sabia, por exemplo, que o Equador é um dos países com maior número de vulcões ativos no continente americano?
Além do Chile, o Equador é o único país da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil.
Famosas desde a visita do naturalista Charles Darwin no século XIX, as ilhas Galápagos pertencem ao território do Equador.
A origem do nome do país não podia ter outra explicação. O Equador tem esse nome justamente por que é cortado ao meio pela Linha do Equador (Ecuador, em espanhol). Metade do país fica no hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul.
As cidades mais populosas do Equador são Guayaquil, Quito (a capital), Cuenca, Santo Domingo e Machala.
A maior cidade equatoriana é Guayaquil (com mais de 2,3 milhões de habitantes) e não Quito, ao contrário do que muitos pensam.
Oitenta por cento da população tem origem ameríndia. Desse total, 25% são índios e os outros 55% mestiços.
O Equador é uma República presidencialista com sistema de governo parecido com o brasileiro.
Apesar de ser cortado pela Linha do Equador (o que normalmente torna as temperaturas mais altas), o clima equatoriano varia de acordo com a altitude, indo do equatorial da floresta amazônica ao “gélido” da cordilheira dos Andes.
Os Andes dominam a paisagem equatoriana, com picos de mais de 6.000 metros de altitude. O Equador é um dos países que mais possuem vulcões ativos no continente americano.
Acredite se quiser: o Equador tem 64 vulcões num espaço territorial 30 vezes menor do que o Brasil. De cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão.
Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos. Existe uma estrada chamada de Avenida dos Vulcões. Isso por que existem oito vulcões ativos ao longo dela.
As paisagens do Equador são de tirar o fôlego. Vale a pena visitar o país. Quem não quiser conhecer os vulcões de carro, pode optar pelo trem. A viagem é feita em cima do trem sob um frio de rachar. Além de montanhas nevadas, o turista pode fotografar vulcões como o Cotopaxi, o Pichincha e o Chimborazo, todos com mais de 4 000 metros de altitude.
O Equador produz um dos melhores cafés das Américas. E um dos mais caros também: a saca chega a custar U$ 300.
O chapéu Panamá é produzido no Equador. Uma observação: os produtores locais estão enfrentando a concorrência do Panamá feito… imagine, na China.
Equador e Colômbia foram parte de um único país chamado Grande Colômbia.
A ave símbolo do país é o condor andino.
O nome real da capital equatoriana é San Francisco de Quito.
Embora o espanhol seja a língua oficial, boa parte dos cidadãos equatorianos falam a língua indígena quichua (ou quechua).
Herdada dos incas e dos conquistadores europeus, a culinária equatoriana é à base de carnes bovinas, batatas e, principalmente milho. O detalhe é que, como os bolivianos e peruanos, os equatorianos apreciam muito carne de porquinho-da-índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário