sexta-feira, 12 de junho de 2020

SURPREENDA-SE COM ESSAS 18 CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ

Xícara de café

O café é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros. Mas você sabia que a palavra “café” veio do árabe? Sabia que ele se originou na África? E que algumas pessoas tomam café com licor, ou gengibre? Veja nos tópicos abaixo algumas curiosidades surpreendentes sobre ele.

 

A palavra café veio do árabe, provavelmente de Kahoua ou Qahwa (o excitante).

 

O café é originário da Abissínia, região da atual Etiópia.

 

Existem mais de 25 variedades da planta do café, mas apenas duas ou três são comercializadas: o arábica e o robusta. Setenta e cinco por cento da produção mundial é do café arábica.

 

A diferença entre o arábica e o robusta é o que primeiro possui em seu DNA 44 cromossomos, e o segundo, 22.

 

Um cafeeiro vive entre 60 e 70 anos.

 

O primeiro país a cultivar o café para consumo foi o Iêmen, em 575, e a primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla, no ano de 1495.

 

Até o século XVII, apenas os árabes cultivavam o café. O primeiro país do Ocidente a conseguir mudas da planta foi a Holanda. Detalhe: essas mudas estão conservadas até hoje no Jardim Botânico de Amsterdã.

 

Alguns povos acreditam que a borra no fundo da xícara de quem bebeu o café pode revelar seu futuro. Esse tipo de adivinhação é chamada de cafeomancia.

 

O consumo moderado de café pode ajudar na prevenção de várias doenças, do câncer de cólon ao mal de Parkinson.

 

O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido de Vietnã e Colômbia. Uma observação: 25% do café consumido no mundo é originário do Brasil.

 

Em virtude da depressão econômica iniciada em 1929, o governo Getúlio Vargas queimou em torno de 80 milhões de sacas de café.

 

Para participar dos Jogos Olímpicos de 1932, os atletas brasileiros viajaram num navio carregado de café, que parava em diversos portos para descarregar o produto.

 

Em alguns lugares da África e Oriente Médio o café é consumido com canela, alho ou gengibre.

 

Os suíços costumam tomar café acompanhado de um licor, o kirsch. Em algumas regiões da Alemanha, a população aprecia café com chantili. Já os belgas costumam tomar com um pequeno pedaço de chocolate no interior da xícara.

 

O profissional especializado em preparar café é chamado de barista.

 

O filtro de café de papel foi criado e patenteado em 1908 por uma senhora alemã chamada Melitta Bentz.

 

As bebidas mais consumidas do mundo são a água e o chá (Camellia sinensis), cabendo ao café somente o terceiro lugar.

 

A maior rede de cafeterias do mundo é a americana Starbucks, com 15 mil lojas. Calcula-se que ela abra em média sete lojas por dia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário