sábado, 6 de junho de 2020

25 DADOS E INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Bandeira do estado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados mais ricos e populosos do Brasil. Nele estão localizadas algumas importantes cidades, como o Rio de Janeiro – que é a capital do estado –, Niterói e Volta Redonda. Confira nas próximas linhas os dados, informações e curiosidades que nós selecionamos para você sobre esse importante estado.

 

Na bandeira brasileira, o estado do Rio de Janeiro é representado pela estrela Beta da constelação Cruzeiro do Sul.

 

As pessoas nascidas no estado do Rio de Janeiro são chamadas de fluminenses (do latim "flumen", que significa "rio"). Como cariocas são conhecidos apenas os que nascem na cidade do Rio de Janeiro.

 

O Rio de Janeiro possui a terceira maior faixa litorânea do Brasil, atrás somente da Bahia e do Maranhão.

 

O Rio de Janeiro é o terceiro estado por número de municípios: 92. Os estados com maior quantidade de municípios são Minas Gerais e São Paulo.

 

As cidades mais populosas do estado são, seguindo a ordem: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campo de Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis e Volta Redonda.

 

Com 6,5 milhões de habitantes, a capital fluminense é a segunda maior cidade do Brasil. A sua região metropolitana – que engloba cidades como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu etc – é habitada por 10,7 milhões de pessoas (dados de 2015).

 

O estado do Rio de Janeiro possui 16,3 milhões de habitantes, sendo o terceiro mais populoso do Brasil. Detalhe: mais da metade da população vive na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

 

Um dos estados com maior variedade étnica do Brasil é o Rio De Janeiro. A sua população é constituída por descendentes de asiáticos, índios, negros e europeus. Entre os grupos europeus que para lá imigraram estão portugueses, espanhóis, italianos, alemães, finlandeses, suíços e franceses.

 

A cidade de Campos dos Goytacazes recebeu esse nome em referência aos índios goitacases, que habitavam a região antes da chegada dos primeiros europeus. Campos dos Goytacazes é a maior cidade do interior do Rio de Janeiro.

 

Nova Friburgo é a única cidade brasileira fundada por imigrantes suíços. Ela recebeu esse nome em homenagem à região suíça de Friburgo, de onde vieram os primeiros imigrantes. Detalhe: os suíços foram o segundo grupo europeu a se instalar no estado do Rio de Janeiro depois dos portugueses.

 

Com mais de 1 milhão de habitantes, a cidade de São Gonçalo é a segunda mais populosa do estado do Rio de Janeiro. O nome é uma homenagem ao santo católico de origem portuguesa São Gonçalo do Amarante. Aliás, São Gonçalo do Amarante é o nome de uma das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte.

 

Terceira mais populosa cidade do estado, Duque de Caxias foi batizada com o título recebido pelo militar Luís Alves de Lima e Silva. O Duque de Caxias foi um dos principais heróis da Guerra do Paraguai, no século XIX.

 

A cidade de Angra dos Reis foi assim batizada em homenagem aos três reis magos que, segundo a tradição cristã, teriam visitado e levado presentes para o menino Jesus. Uma observação: angra é uma pequena baia normalmente junto a costas elevadas.

 

Chamada de Angra 1, a primeira usina nuclear do Brasil foi inaugurada em 1984 em Angra dos Reis. Hoje, opera junto com a usina Angra 2.

 

Niterói significa em tupi-guarani "porto sinuoso" ou "água que se esconde". É uma das cinco cidades mais populosas do estado. Por falar nisso...

 

Você sabia que Niterói é a primeira cidade do Rio de Janeiro e sétima do Brasil com melhor qualidade de vida (dados de 2014)?

 

A Região dos Lagos recebeu esse nome em virtude de duas grandes lagoas lá localizadas: Saquarema e Araruama. Ela é formada por sete municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

 

Considerado um dos mais importantes centros de atração turística do litoral fluminense, a cidade Armação dos Búzios – ou simplesmente Búzios – recebeu esse nome em decorrência de uma armação de madeira em uma praia (armação é uma construção para onde são levadas as baleias capturas em alto-mar), usada pela indústria da pesca.

 

Segundo consta, Cabo Frio foi batizada com esse nome porque é banhada por correntes marinhas geladas.

 

A Baía da Guanabara, onde fica a capital do estado – ou seja, a cidade do Rio de Janeiro – foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 1502.

 

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 1 de março de 1565.

 

O Rio de Janeiro foi por muito tempo uma cidade pequena e acanhada, só vindo a ganhar o status de metrópole com a chegada de D. João VI e a família real portuguesa em 1808.

 

A cidade do Rio de Janeiro foi capital brasileira durante 197 anos, de 1763 a 1960. Perdeu esse status com a inauguração de Brasília.

 

A cidade do Rio de Janeiro possui o segundo maior PIB do Brasil e o 30º do mundo (dados do ano de 2012).

 

Os maiores times de futebol do estado do Rio de Janeiro são o Flamengo, o Fluminense, o Vasco da Gama e o Botafogo. O Flamengo possui não só a maior torcida da capital fluminense, como a maior do estado e do Brasil.

 

Fontes: Wikipédia, UOL, R7, IG, Exame, LanceNet.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário