terça-feira, 16 de junho de 2020

16 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA DA ESCRITORA CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector

Autora de livros consagrados como Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector possui uma legião enorme de fãs. Mas o que você sabe a respeito da sua vida? Quais curiosidades você conhece sobre essa importante escritora? Descubra nos tópicos a seguir algumas dessas curiosidades.

 

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Veio para o Brasil ainda bebê (mais propriamente com um ano e dois meses de idade). Seus pais se estabeleceram primeiro em Maceió e depois, em Recife.

 

Seu nome verdadeiro era Haia Pinkhasovna Lispector. Seus pais se chamavam Pinkouss Lispector e Mania Krimgold Lispector.

 

Clarice afirmava com frequência que a sua verdadeira pátria era o Brasil e que seu estado de origem era Pernambuco.

 

Ao morrer, foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro. Sempre quis ser sepultada no Cemitério São João Batista, mas o corpo foi recusado por ela ser judia.

 

Além do íidiche (língua falada em casa) e do português, Clarice falava inglês e francês.

 

Se mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos de idade. No Rio, estudou Direito na então Universidade do Brasil e começou a publicar os seus primeiros contos.

 

Clarice Lispector publicou o seu primeiro conto com apenas 19 anos. Perto do Coração Selvagem, seu primeiro livro saiu quando a escritora tinha 24 anos.

 

Casou com o colega de faculdade Maury Gurgel Valente, futuro pai de seus dois filhos. Quando Maury começou a exercer a carreira diplomática, passou a acompanhá-lo nas suas viagens ao exterior. Morou na Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Suíça.

 

Aliás, você sabia que Clarice trabalhou como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira na Itália durante a Segunda Guerra Mundial?

 

O primeiro filho nasceu na Suíça e o segundo, nos Estados Unidos.

 

Feriu-se gravemente ao tentar apagar um incêndio em seu quarto no Rio de Janeiro. Detalhe: o incêndio foi provocado por um cigarro que Clarice esquecera aceso.

 

Trabalhou como colunista nos jornais Correio da Manhã, Diário da Noite e Jornal do Brasil. Foi também redatora do Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Getúlio Vargas.

 

Trabalhou como tradutora para a então editora Artenova. Traduziu autores como Agatha Christie, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Anne Rice.

 

Foi amiga de escritores como San Tiago Dantas, Rubem Braga, Fernando Sabino e Lúcio Cardoso (por quem, aliás, mantinha uma grande paixão).

 

Chegou a viajar para a Colômbia para participar de um congresso mundial de bruxas.

 

Algumas de suas principais obras: Perto do Coração Selvagem, A Maçã no Escuro, A Paixão Segundo G. H., A Cidade Sitiada, A Legião Estrangeira, A Hora da Estrela e Água Viva.

 

O cantor e compositor Cazuza (ex-Barão Vermelho) jurava ter lido Água Viva 111 vezes.

 

 

CITAÇÕES ATRIBUÍDAS A CLARICE LISPECTOR:

 

“O óbvio é a verdade mais difícil de enxergar.”

 

“Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas, nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”

 

“Pessoas não gostam de ouvir verdade, elas gostam de ouvir o que faz bem para elas.”

 

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca!”

 

“Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muitos trabalhos.”

 

“Fique de vez em quando sozinho, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa.”

 

“Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.”

 

“Quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria.”

 

“Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário