terça-feira, 23 de junho de 2020

25 FATOS PITORESCOS E CURIOSIDADES SOBRE O METALLICA

Músicos do Metallica

A iniciativa de fundar o Metallica partiu de Lars Ulrich. Dave Mustaine, do Megadeth, já foi integrante do grupo. Cliff Burton faleceu num acidente de trânsito. Descubra nas linhas a seguir outras curiosidades e fatos pitorescos sobre a banda Metallica e seus músicos. Algumas são muito interessantes.

 

O Metallica surgiu na cidade norte-americana de Los Angeles, mas acabou se estabelecendo em São Francisco  por insistência do então baixista Cliff Burton.

 

A iniciativa de fundar a banda partiu do baterista Lars Ulrich, que publicou um anúncio de jornal recrutando músicos. Um dos primeiros "recrutados" foi o guitarrista e vocalista James Hatfield.

 

Um dos primeiros integrantes do Metallica foi Dave Mustaine, futuro fundador do Megadeth. Mustaine idealizou o Megadeth depois de ter sido expulso do Metallica devido aos seus constantes problemas com álcool e drogas.

 

Kirk Hammett entrou para o Metallica quase na mesma época de sua fundação. Detalhe: ele foi um dos criadores da banda de thrash metal Exodus.

 

O primeiro baixista foi um sujeito chamado Ron McGovney. Ele chegou a gravar várias demos com o grupo, mas foi substituído por Cliff Burton antes do lançamento do primeiro álbum da banda.

 

Cliff Burton participou da gravação dos três primeiros álbuns da banda, ou seja, Kill ´Em All, Ride the Lightning e Master of Puppets. Sua carreira foi tragicamente interrompida num acidente de ônibus na Suécia, em 1986, durante uma turnê do Metallica por aquele país.

 

O baterista Lars Ulrich nasceu na Dinamarca e se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos.

 

Jason Newsted foi baixista da banda até o início dos anos 2000. Antes de ingressar no Metallica, ele tocou no grupo Flotsam & Jetsam.

 

Robert Trujillo, o atual baixista da banda, tocou em bandas como Suicidal Tendencies. Também excursionou com Ozzy Osbourne e Black Label Society. O seu nome verdadeiro é Robert Augustin Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz. Aliás...

 

Você sabia que entre a saída de Newsted e a entrada de Trujillo, o Metallica teve um baixista temporário chamado Bob Rock? Detalhe: ele é mais conhecido como produtor musical.

 

Apesar de ser uma figura importante durante as apresentações da banda, James Hetfield precisou ser substituído várias vezes no palco. Uma delas foi quando quebrou o pulso e ficou impossibilitado de tocar. Outra, foi quando foi atingido por fogos de artifícios num show de pirotecnia e teve queimaduras de segundo e terceiro grau.

 

James Hetfield passou um tempo internado numa clínica de reabilitação para se livrar do vício em álcool. Foram seis meses de ausência, deixando o futuro da banda em perigo antes da gravação do álbum Saint Anger.

 

O Metallica foi uma das primeiras bandas a tocar em Moscou, Rússia, após o fim da Guerra Fria. O público estimado naquele show foi de cerca de 1 milhão de pessoas.

 

Enfurecidos com o programa de troca de arquivos Napster, os músicos do Metallica entraram com um processo contra os seus criadores. Podemos dizer que, de certa forma, eles foram responsáveis pela derrocada do Napster.

 

O álbum Kill´Em All ia ser lançado como Metal Up Your Ass, mas mudou de nome porque a gravadora não gostou desse título.

 

Os primeiros álbuns do Metallica demoraram a sair no Brasil. Para adquirir o Kill´Em All, os brasileiros tinha que recorrer às lojas de discos importados. Na época, um vinil importado chegava a custar três vezes mais do que o nacional. Mas isso não foi exatamente um problema, já que muitas pessoas recorriam à fita cassete para conseguir ouvi-lo.

 

Ride the Lightning é uma gíria usada nos presídios norte-americanos para se referir aos sujeitos condenados à cadeira elétrica.

 

A música One, do disco And Justice for All.., é baseada no livro Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo. Aliás, as imagens do clipe dessa música são do filme de mesmo nome, lançado em 1971.

 

A cantora que faz os backing vocals em The Memory Remains é a britãnica Mariane Faithfull.

 

As introduções dos shows do Metallica são feitas com a música Ecstasy of Gold, do compositor italiano Enio Morricone. Para quem não sabe, Morricone é autor de trilhas sonoras de diversos filmes consagrados, entre eles Cinema Paradiso. A Missão, Os Intocáveis e Bastardos Inglórios.

 

Em setembro de 1995, a banda fez uma apresentação para 500 pessoas no que considerou o "show mais frio da Terra": o Círculo Polar Ártico, no norte do Canadá.

 

James Hetfield é um excelente desenhista. Ela é o responsável pela criação do logotipo da banda.

 

Lars Ulrich tem um grande interesse por arte. Além de pintar, ele coleciona quadros de artistas consagrados.

 

Os integrantes do Metallica já apareceram em duas séries animadas: Os Simpsons e South Park.

 

Antes de se tornarem famosos, os músicos do Metallica tiveram diversos empregos. James, por exemplo, já foi monitor escolar. Ulrich foi jornaleiro. Kirk trabalhou no Burger King.

 

Fontes: Wikipédia, Wiplash, Vaga-lume, Rolling Stone, Veja.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário