Descubra a seguir algumas curiosidades muito interessantes sobre Honduras, um dos principais países da América Central. Obtenha informações sobre a população, língua e moeda local. Você sabia, por exemplo, que Honduras é o país mais montanhoso da América Central?
O nome oficial do país é República das Honduras.
À propósito, Honduras é uma palavra de origem espanhola que significa “profundezas”. Dizem que o país recebeu esse nome em referência às águas profundas do litoral sul do país.
Embora a língua oficial seja o espanhol, boa parte da população utiliza idiomas nativos, como o maia.
A moeda oficial é a lempira.
O território hondurenho foi descoberto em 1500 por Cristóvão Colombo.
Durante 17 anos, Honduras fez parte dos Estados Unidos da América Central, um país constituído pela Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.
A capital e maior cidade do país é Tegucigalpa. O termo Tegucigalpa veio provavelmente do idioma maia e significa “montanhas de prata”.
Tegucigalpa foi fundada em 1578 pelos espanhóis com o nome de Real Villa de San Miguel de Heredia de Tegucigalpa.
As cidades mais populosas de Honduras são, pela ordem: Tegucigalpa, San Pedro Sula, Choloma, La Ceiba e El Progresso.
Honduras é dividida em 18 departamento (o equivalente a estados). Os três mais populosos são: Francisco Morazán, Cortés e Atlántida.
Quase 90% da população é mestiça de europeus com nativos pré-colombianos. Os índios representam 7% dos hondurenhos.
Honduras é o terceiro país mais pobre da região da América Central/Caribe, atrás apenas do Haiti (o mais pobre das Américas) e da Guatemala.
Quase 2/3 da população hondurenha sobrevive da agricultura. Os principais produtos de exportação são a banana, o café e o camarão.
Honduras e Equador são os maiores exportadores e bananas do mundo.
Honduras é o país mais montanhoso da América Central, com altitudes de até 2.700 metros acima do nível do mar. Curiosamente, é o único país da América Central que não possui vulcões.
Honduras abriga algumas das mais importantes relíquias da civilização maia. Aliás, o maior sítio arqueológico maia é a cidade de Copán, no oeste de Honduras.
Honduras é o país com maior porcentagem de católicos do mundo: 97%.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir