domingo, 7 de junho de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA, OBRA E LEGADO DE MICHELANGELO

Michelangelo Buonarroti

Você sabia que Michelangelo e Da Vinci cultivavam uma antipatia mútua? Sabia que Michelangelo levou anos para concluir a pintura do teto da Capela Sistina? Percorra os tópicos a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a vida e o legado artístico de Michelangelo.

 

O nome completo do pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano Michelangelo era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.

 

Michelangelo nasceu na localidade de Caprese, região da Toscana, em 1475. Morreu em 1564, aos 89 anos de idade.

 

A principal mecenas de Michelangelo foi a família Médici, uma dinastia rica e poderosa da região da Toscana – diga-se, Florença.

 

Ao contrário do que pensa o senso comum, Michelangelo não pintou os afrescos da Capela Sistina sozinho. Ele contou com dez ajudantes para realizar o trabalho.

 

Antes de cada pincelada nas figuras da Capela Sistina, Michelangelo chegava a fazer até sete rascunhos. Só pintava a imagem quando ficava plenamente satisfeito.

 

Poucas pessoas perceberam um detalhe na cena em que os dedos de Deus e Adão se tocam, a mais famosa da Sistina: a presença de Eva. A esposa do primeiro homem, segundo a Bíblia, está protegida pelo braço esquerdo de Deus.

 

Dizem que o profeta Jonas é uma reprodução do próprio artista e Zacarias, do papa Júlio II. Detalhe: foi Júlio II quem encomendou os trabalhos da Capela.

 

Michelangelo era canhoto.

 

Acredita-se que Michelangelo Buonarroti e Leonardo Da Vinci nunca se bicaram. 

 

Acredita-se também que tanto Da Vinci quanto Michelangelo eram homossexuais. Além de meticuloso ao pintar nus masculinos, Michelangelo era apaixonado por um jovem da nobreza chamado Tommaso Cavalieri. Ele teria ainda deixado poemas com uma carga homoerótica bastante expressiva. Aliás…

 

Você sabia que Michelangelo também era poeta? O artista deixou em torno de 300 poemas para a posteridade.

 

Dizem que a estátua de Moisés, esculpida por Michelangelo, ficou tão perfeita que até o próprio artista ficou surpreso com o resultado. Admirado, Michelangelo teria batido na perna da estátua e dito “Fala!”.

 

Por ridicularizar um colega da escola de Lorenzo de Médici, Michelangelo levou um forte soco no nariz. A agressão deixou o artista com um nariz de aparência “achatada”, que sempre chamava a atenção das pessoas por onde passava.

 

Esculpida por Michelangelo, a estátua de Davi é uma das mais importantes obras do Renascimento. Possui mais de 5 metros de altura e levou 3 anos para ficar pronta. Ela é tão famosa que existem inúmeras cópias na Itália.

 

Seus restos mortais estão enterrados na igreja de Santa Croce, na cidade italiana de Florença, a mesma onde estão sepultados Galileu, Rossini e Maquiavel.

 

Fontes: Wikipedia, Guia dos Curiosos, Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, SuperInteressante.


Veja também: Leonardo da Vinci, Renascimento

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário