quarta-feira, 24 de junho de 2020

30 INFORMAÇÕES FASCINANTES E CURIOSIDADES SOBRE A CORDILHEIRA DOS ANDES

Cordilheira dos Andes por satélite

Você sabia que a Cordilheira dos Andes possui 7 mil quilômetros de extensão? Sabia que a montanha mais alta das Américas fica nessa cordilheira? Confira a seguir 30 informações curiosas e interessantes a respeito. Aliás, você sabia também que o deserto mais seco do mundo fica nos Andes?

 

A cordilheira mais longa do mundo é a Cordilheira dos Andes, com 7.000 quilômetros de extensão. Sua largura varia de 200 a 700 quilômetros.

 

A altitude média dos Andes é de 4.000 metros.

 

A montanha mais alta é o monte Aconcágua, nos andes argentinos, com 6.962 metros de altura. Detalhe: o Aconcágua é a montanha mais alta fora da Ásia.

 

Segundo estudos mais recentes, a Cordilheira dos Andes nasceu de forma gradual, provavelmente através do choque da placa tectônica do Pacífico com a placa Sul-americana.

 

A cordilheira abrange territórios da Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

 

Das 10 maiores aglomerações urbanas de língua espanhola, quatro estão junto/na Cordilheira. São elas: Santiago, Bogotá, Lima e Medellín.

 

Acredite se quiser: o Equador, cujo território fica quase que totalmente nos Andes, tem 64 vulcões num espaço territorial 30 vezes menor do que o Brasil. De cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão. 

 

Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos. Existe uma estrada chamada de Avenida dos Vulcões, com oito vulcões ativos ao longo dela. 

 

Aliás, um dos vulcões mais ativos do mundo é o Cotopaxi, na Cordilheira dos Andes equatoriana.

 

As paisagens do Equador são de tirar o fôlego. Vale a pena visitar o país. Quem não quiser conhecer os vulcões de carro, pode optar pelo trem. A viagem é feita em cima do trem sob um frio de rachar. Além de montanhas nevadas, o turista pode fotografar vulcões como o Cotopaxi, o Pichincha e o Chimborazo, todos com mais de 4.000 metros de altitude.

 

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo, fica nos andes chilenos. Alguns estudiosos afirmam que ele tenha passado incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva. Outro detalhe sobre o Atacama: as temperaturas podem variar de 40º Celsius ao dia a 0º C à noite.

 

O Atacama é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo. Muitas das mais importantes descobertas da astronomia foram feitas graças a telescópios instalados lá, como o La Sila. Em 2011 foi inaugurado o Atacama Large Millimeter Array, que terá 64 antenas que, juntas, funcionarão como um único radiotelescópio gigantesco.

 

O maior depósito de sal a céu aberto do mundo é o Salar de Uyuni, na Bolívia. Acredite, o Salar fica a cerca de 3 mil metros de altitude na Cordilheira dos Andes.

 

Cerca de 25 mil toneladas de sal de cozinha são extraídos por ano do Salar. À propósito, você sabia que ele é sete vez maior que a cidade de São Paulo?

 

Situado na fronteira entre Peru e Bolívia e com cerca de 8.300 quilômetros quadrados, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3.821 metros de altitude. também na cordilheira andina.

 

Você sabia que existe nas margens do Titicaca uma cidade chamada Copacabana? Foi de lá que partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, que deu nome a um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa.

 

Sabia também que o Altiplano boliviano já esteve no fundo do mar?

 

Uma das estradas mais perigosas do mundo é a Estrada dos Yungas, no Altiplano Boliviano. Com 64 quilômetros de comprimento numa altitude de até 3.800 metros acima do nível do mar e abismos que chegam a 800 metros de profundidade, a Yungas é responsável pela morte de 200 a 350 pessoas por ano.

 

A faixa litorânea do Peru é árida, contrastando com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente. 

 

Uma das províncias peruanas que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, onde estão localizadas as Linhas de Nazca. As misteriosas linhas são desenhos que, observadas do solo, parecem não formar nada. Só que, vistas do alto, a história é outra: as linhas formam formam desenhos variados, como de uma aranha, um macaco e um beija-flor. 

 

Uma curiosidade: muitas pessoas acreditam que as linhas de Nazca possuem origem extraterrestres. Outras não chegam a tanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos para os ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas?

 

Cusco é capital da província de Cusco. A palavra cusco significa umbigo na língua quichuá. Assim como muitas cidades andinas, Cusco fica acima, bem acima do nível do mar, mais precisamente a 3.400 metros de altitude.

 

Cusco foi fundada pelos incas no século IX depois de Cristo. A cidade foi arrasada por um terremoto em 1950, mas, curiosamente, boa parte das construções incas permaneceram em pé.

 

O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cusco, Machu Pichu, Olantaytambo e Sacsaihuaman.

 

No idioma quíchua, Machu Pichu significa “velha montanha”. A cidade só foi descoberta em 1911 por um explorador norte-americano à serviço da National Geographic Society chamado Hiram Bingham.

 

No passado, a cordilheira foi o lar de diversas civilizações, entra as quais a chavim, a chimu, a wari e a inca, entre outras.

 

Existem mais de 200 variedades de batatas nos Andes. Falando nisso, você sabia que a batata, o tomate, o milho, a pimenta vermelha e o chocolate eram desconhecidos dos europeus antes do descobrimento da América?

 

Entre os animais típicos dos Andes estão a lhama, a alpaca e a vicunha. Detalhe: todos são parentes dos camelos.

 

A ave típica dos Andes é o condor – também chamado de abutre-do-novo-mundo. Aliás, o título de maior ave de rapina do mundo vai para ele, o condor. A bem dizer, são duas espécies de condor: o condor-dos-andes e o condor-da-califórnia, ambos com 1,3 metro de comprimentos e com asas que podem atingir os 3 metros de envergadura.

 

O condor andino está presente nos brasões da Bolívia, Chile, Colômbia e Equador.

 

Fontes: Wikipédia, InfoEscola, Estudo Prático, Galileu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário