quinta-feira, 9 de abril de 2020

35 CURIOSIDADES E FATOS PECULIARES SOBRE O HEAVY METAL


Show de heavy metal
 
O heavy metal é uma vertente do rock surgida entre o final da década de 1960 e início dos anos 1970, no Reino Unido e Estados Unidos. Entre as primeira bandas do gênero estão as lendárias Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Veja os fatos peculiares e curiosidades que nós selecionamos para você sobre esse empolgante estilo.

Você sabia que Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath surgiram no mesmo ano de 1968?

O nome Deep Purple nasceu de uma música de Bing Crosby que a avó de Ritchie Blackmore, guitarrista da banda, gostava muito. O nome da música? Óbvio: Deep Purple.

Músicos famosos que passaram pelo Deep Purple: Joe Satriani, Jon Lord, Ritchie Blackmore, David Coverdale, Glenn Hughes, Joe Lynn Turner, Roger Glover, Ian Paice e Ian Gillan. Uma observação: Joe Satriani tocou apenas seis meses com a banda.

David Coverdale fundou o Whitesnake no mesmo ano em que saiu do Deep Purple. No princípio, a banda era chamada de David Coverdale’s Whitesnake. John Lord e Ian Paice, ambos músicos do Deep Purple, chegaram a integrar o Whitesnake.

O nome Black Sabbath (Sabbath Negro) foi inspirado em uma música composta por Geezer Butler. Antes, a banda se chamava Earth.

O primeiro álbum do Black Sabbath saiu numa sexta-feira 13, mais especificamente 13 de fevereiro de 1970.

O nome Iron Maiden foi inspirado num instrumento de tortura medieval que, aliás, aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro. Iron Maiden era também o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas de dois compactos da banda: Women in Uniform e Sanctuary.

Existiu uma banda chamada Iron Maiden antes do Iron Maiden. Surgida em Essex, na Inglaterra, ela durou apenas oito anos (de 1964 a 1972).

Também existiu um Slayer antes da banda de Kerry King e Tom Araya surgir! O grupo lançou dois discos e ninguém e nunca mais ouviu falar dele.

Por falar em Slayer, você sabia que Kerry King participou do primeiro álbum do Megadeth? Os boatos são de que o guitarrista até foi convidado para ser integrante do grupo fundado por Dave Mustaine. Detalhe: King chegou a tocar em vários shows do Megadeth. Por sinal...

Você sabia que Dave Mustaine fundou o Megadeth após ser expulso do Metallica?

O nome da banda Judas Priest foi baseado numa música de Bob Dylan, The Ballad Of Frankie Lee and Judas Priest.

O nome da banda AC/DC foi criado por Margaret, irmã de Angus e Malcolm Young. Ela viu a sigla em um eletrodoméstico e concluiu que combinava com a banda. Todo o mundo sabe, mas AC/DC indica corrente contínua e alternada.

O segundo álbum mais vendido da história da música é Back in Black, do AC/DC. Até o ano de 2015, ele vendeu nada menos que 50 milhões de cópias. O campeão de vendas é Thriller, de Michael Jackson, com 65 milhões.

Motörhead significa cabeçote de motor. Era o nome de uma música da banda Hawkwind, da qual Lemmy também fazia parte. Mas, é bom lembrar, motörhead é também uma gíria que designa pessoas que tomam anfetaminas com frequência.

O primeiro nome do Motörhead foi Bastards.

Lemmy Kilmister, baixista e vocalista do Motörhead foi roadie de Jimi Hendrix.

Axl Rose, do lendário Guns n’Roses, era um rapaz muito religioso antes do surgimento da banda. Ele costumava ir oito vezes por semana na igreja, além de que ensinava catecismo aos domingos.

David Grohl, do Foo Fighters, possui o símbolo do baterista John Bonham, do Led Zeppelin, tatuado no braço.

O baixista Joey DeMaio (diga-se, Manowar) quase formou uma banda com ninguém menos que Ronnie James Dio. A ideia só não foi adiante por que Dio, na época, foi “convocado” para ser vocalista do Black Sabbath.

A capa de Into Glory Ride, do Manowar, é uma das que mais aparecem nas listas das piores capas de discos de todos os tempos.

O ator e diretor norte-americano Orson Welles, que dirigiu o clássico Cidadão Kane, participou de duas músicas do Manowar. A primeira foi Dark Avenger (do álbum Battle Hymns, de 1982) e a segunda foi Defender (de Fighting the World, 1987).

Anthrax foi inspirado no nome de um micro-organismo desenvolvido para guerras bacteriológicas e, eventualmente, usado em atentados terroristas.

A banda Dream Theater se chamava originalmente Majesty. Até que alguém gostou do nome de um teatro de Los Angeles.

Todos sabem que Kiss quer dizer beijo. Grupo evangélicos radicais, no entanto, contestam essa versão. Eles afirmam que Kiss significa Knights in Satan's Service, ou Kids in Satan's Service, ou Keep it Simple Stupid… ninguém merece!

O nome do Uriah Heep veio de um personagem do livro David Copperfield, de Charles Dickens.

Em tradução livre, Ride the Lightning, título do segundo álbum do Metallica, significa “Cavalgar o relâmpago”. A gíria é muito usada entre presidiários norte-americanos para designar os sujeitos condenados à morte na cadeira elétrica. Observação: note a cadeira elétrica na capa do disco.

O nome da banda Bathory foi inspirado em uma condessa húngara que, segundo o mito, costumava banhar-se em sangue de virgens sacrificadas para manter a beleza e juventude eterna. A condessa se chama Elisabeht Bathory e também é citada em uma música do Venom.

O riffs e o solo da música Thriller, de Michael Jackson, foram gravados por Eddie Van Halen, do Van Halen. O álbum Thriller é até hoje o mais bem sucedido da história da música pop.

Gêneros criados a partir do heavy metal original: power metal, death metal, black metal, speed metal, thrash metal, glam metal, metalcore e folk metal.

Um dos países de língua não inglesa que mais produziu bandas de heavy metal foi a Alemanha. Um dos primeiros grupos alemães vistos como pertencentes ao estilo foi o Scorpions. Depois, vieram bandas como Accept, Warlock, Running Wild, Helloween, U.D.O., Grave Digger, Destruction, Sodom e Kreator, entre outras.

A capa original do álbum Virgin Killer do Scorpions foi vetada em vários países por mostrar uma adolescente nua. Hoje ela é considerada uma raridade.

O nome da banda Helloween é um trocadilho de halloween - mais conhecido como Dia das Bruxas - com hell, de inferno. Entre os discos mais famosos do grupo alemão, vale destacar Walls of Jericho e Keeper of the Seven Keys I e II.

King Diamond, o líder da banda dinamarquesa que leva seu nome, foi vocalista do grupo Mercyful Fate.

A bandeira brasileira aparece na capa de vários álbuns de metal, entre os quais Rock the Nations (Saxon) e Warriors of the World (Manowar).

Fontes: sites Wiplash, Google, UOL  e Wikipedia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário