sábado, 4 de abril de 2020

30 CURIOSIDADES SOBRE A PRODUÇÃO E CONSUMO DO TRIGO


Cultura do trigo
 
O trigo está presente no pão, no bolo, no macarrão, na pizza e em muitos outros alimentos. É um das culturas agrícolas mais populares do mundo. Descubra nos tópicos a seguir curiosidades a seu respeito, algumas surpreendentes. Você sabia, por exemplo, que a maior parte do trigo consumido no Brasil é usado na produção de pães?

A palavra portuguesa trigo veio do latim “triticum”.

O trigo é uma gramínea da família Poaceae, da qual fazem parte a aveia, a cevada, o centeio e o arroz. Acredite se quiser, mas tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma ver em jardins).

Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades.

A cultura agrícola do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho.

O trigo é cultivado desde o Neolítico, há pelo menos 10 mil anos. Existem provas arqueológicas de que seu consumo já era comum há 7 mil anos.

Acredita-se que o trigo tenha se originado na Ásia Central - provavelmente entre os atuais territórios de Israel e Afeganistão.

Existem duas espécies de trigo no mercado: a Triticum durum (do qual se fabrica o “grano duro”) e a Triticum aestivum (o trigo comum, cuja variedade é bem maior).

Os maiores produtores de trigo do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França.

O Brasil importa 40% do trigo que consome.

O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para  o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc).

O país com maior índice per capita de consumo de trigo do mundo é a Bulgária.

Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães.

Um dos alimentos feitos com a farinha do trigo é o pão. Já se utilizavam processos de fermentação do pão 2 mil anos antes de Cristo.

Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento. Até hoje, esse é o pão consumido na Páscoa, época em que é proibido comer qualquer alimento fermentado.

Outro produto derivado do trigo é a pizza. As pizzas de antigamente era quadradas e comidas como um sanduíche. Os primeiros a acrescentarem molho de tomate e orégano à massa foram os napolitanos. Aliás, foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícias: a Margherita.

Tudo indica que os criadores da pizza foram mesmo os italianos. Mas existem inúmeras hipóteses para explicar a chegada de alimentos semelhantes na península italiana.  Uma delas relata que foram os egípcios os criadores da pizza “primordial”, outra dá os créditos aos gregos, enquanto uma terceira credita a invenção aos fenícios. A mais verossímil, no entanto, é a quarta hipótese que argumenta que o ancestral da pizza foi o pão turco, levado pelos italianos ao porto de Nápoles durante as Cruzadas.

Outro produto do trigo é o espaguete (nosso conhecido macarrão). A origem do espaguete é mais antiga do que se imagina. Ele teria surgido na China há cerca de quatro mil anos e chegado à Europa através dos árabes.

Você sabia que existem em todo o mundo mais mil tipos de macarrão?

Algumas pessoas são alérgicas ao glúten, uma espécie de proteína presente no trigo e em outros tipos de cereais e tubérculos.

Você sabia que existe um tipo de cerveja produzida com o malte do trigo? Chamada de weissbier, ele foi chegou a ser produzida no Brasil com a marca Bohemia.

O feno é uma forragem usada como alimento do gado e preparada com leguminosas e gramíneas – o que inclui o trigo.

Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.

A farinha de trigo integral é a mesma farinha que você consome, com a diferença de que não passa por processos de beneficiamento, mantendo a sua característica original.

O trigo para quibe (ou triguilho) é o trigo comum triturado grosso e torrado. É usado no preparo de tortas, tabule e, claro, quibe.

O gérmen de trigo é parte nobre do grão do trigo (o seu embrião, a parte germinativa da planta). É largamente utilizado como suplemento alimentar.

Mais sobre o gérmen de trigo: ele é largamente consumido como óleo. O óleo de gérmen de trigo é comercializado em cápsulas e considerado uma importante fonte de vitamina E.

O farelo de trigo é a parte externa do grão (a película). É consumido para eliminar as toxinas do organismo e ajudar no bom funcionamento do intestino e reto.

Que a uva e o trigo são símbolos religiosos católicos todos sabem? Mas o que representam? Fácil: a uva representa  o vinho (o sangue de Cristo) e o trigo, o pão (o corpo de Cristo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário