segunda-feira, 20 de abril de 2020

20 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE

  
O Santos Futebol Clube é, ao lado de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, um dos principais times de futebol do estado de São Paulo. O detalhe é que se trata da única grande equipe do litoral paulista. Veja nas linhas abaixo algumas curiosidades sobre ele, bem como sobre sua história.

O Santos foi fundado em 1912, apenas 20 depois que Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil.

Uma curiosidade: a fundação do Santos Futebol Clube aconteceu no mesmo dia do afundamento do navio Titanic, que matou 1523 pessoas: 14 de abril.

As cores escolhidas para o primeiro uniforme da equipe foram o azul, o dourado e o branco em listras verticais. Só mais tarde o time adotaria o alvinegro.

A primeira partida disputada pelo Santos Futebol Clube foi em 22 de junho de 1912, pouco mais de dois meses após a fundação.

A primeira equipe a fazer mais de 100 gols em um Campeonato Paulista foi o Santos, em 1927. O feito só foi repetido quase 70 anos depois pelo Palmeiras, em 1996.

O time recordista de títulos do Paulista ainda é o Corinthians, com 27 taças. O segundo lugar pertence ao Palmeiras, com 22 campeonatos. O terceiro lugar pertence ao Santos, com 21.

Você sabia que o Santos foi eleito pela FIFA como o melhor clube das Américas do Século XX?

O time do Santos emprestou 7 atletas para a Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962. Quem teve a honra de erguer a taça Jules Rimet foi o zagueiro santista Mauro.

Você sabia que o Santos é, até hoje, o único clube brasileiro a conquistar um título estadual, um nacional, um continental e um mundial quase ao mesmo tempo? Isso aconteceu no ano de 1962, em plena era Pelé.

Pelé começou a jogar no Santos em 1956. Chegou a receber um convite para bater bola na Europa, mas preferiu seguir carreira no Peixe. Detalhe: na época, o Rei tinha apenas 16 anos.

O recorde de gols do Rei foi batido numa partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 1964. Pelé marcou oito gols pelos Santos.

O milésimo gol de Pelé foi num jogo contra o Vasco, em 1969, num estádio do Maracanã lotado. O santos venceu a partida por 2 a 1.

Pelé ajudou o Santos a conquistar 45 títulos, o que equivale a 51% dos campeonatos vencidos pelo Peixe ao longo da sua história.

Edinho, um dos filhos do Pelé, jogou como goleiro pelo mesmo Santos que ajudou a consagrar o pai.

Entre 1961 e 1963, o Santos conquistou nada menos do que nove títulos. Até 1969, foram 22 títulos.

O mascote do Santos Futebol Clube é a baleia – ou seja, um mamífero, apesar do apelido da equipe ser “Peixe”. Ela passou a ser símbolo do time em 1933.

O Santos é o único time de fora da Grande São Paulo a ter seu nome incluído em uma estação de Metrô da capital paulista – a estação Santos-Imigrantes da Linha 2/Verde.

O Departamento de Esportes do Santos não se restringe ao futebol. A verdade é que o Santos é um dos clubes esportivos com maior número de modalidades do país. São elas: futebol society, futebol feminino, futsal, voleibol, judô, karatê, sinuca e halterofilismo, entre outros.

O estádio particular do time é Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro (nome do bairro onde está localizado). Trata-se de um dos estádios de futebol mais antigos do Brasil, inaugurado em 1916.

Com 435 mil habitantes, Santos é a cidade mais populosa do litoral paulista. É conhecida por possuir o maior jardim à beira-mar do mundo, além do maior porto marítimo da América Latina.

Obs: todos os dados aqui reproduzidos são de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário