sábado, 11 de abril de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE O PÃO QUE VÃO TE SURPREENDER


 
O pão é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Faz parte da dieta do café da manhã e do lanche diário dos brasileiros. Acredita-se que tenha aparecido na região da Mesopotâmia – atual Iraque –, com o surgimento do cultivo do trigo. Conheça 15 curiosidades e fatos interessantes sobre ele nas linhas a seguir.

Você sabia que os processos de fermentação do pão já eram utilizados 2 mil anos antes de Cristo?

No Egito antigo, o pão servia para pagar salários. Um dia de trabalho valia três pães e dois vasos grandes de cerveja.

Acredita-se que as primeiras padarias tenham surgido no antigo Egito e de lá, “exportadas” para outros lugares.

No antigo Império Romano, o pão era preparado em padarias. Com a sua queda, no entanto, ele passou a ser feito em casa.

Um dos motivos da queda da Bastilha foi o preço do pão. Às vésperas da Revolução, quando informada de que o povo passava fome, a rainha Maria Antonieta supostamente teria respondido: “Que comam brioches”.

Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje…”. 

Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento. Até hoje, esse é o pão consumido na Páscoa, época em que é proibido comer qualquer alimento fermentado. 

O pão francês não é nem um pouco popular na França. O pão preferido dos franceses é a baguete. Aliás, o nosso pãozinho francês é chamado por lá de pistolle (pistola).

Baguete significa “bastão”. Apesar do ser muito consumido na França, a baguete surgiu na Áustria.

O maior consumidor de pães do mundo é a Rússia (acredite se quiser, são 120 quilos por pessoa). O segundo maior é o Chile (93 quilos/pessoa).

Como tem pouca umidade, o biscoito absorve água do ambiente, tornando-se mais mole com o tempo. Já com o pão ocorre o contrário, ele perde umidade e fica mais duro com o passar dos dias.

Uma maneira de conservar o pão francês é guardando-o em saco plástico e colocando-o no freezer. Depois, é só esquentá-lo no forno.

Qual é o consumo considerado saudável de pão? Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade saudável é de 250 gramas de pão integral – que possui menos calorias, vale aqui frisar – por dia.

Em 8 de julho comemora-se o Dia do Padeiro em 16 de outubro o Dia Internacional do Pão.

Fontes: Wikipédia, Melhor com Saúde, Super Interessante, Brasil Escola, História do Mundo, IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário