quinta-feira, 16 de abril de 2020

21 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE DE BARCELONA


Sagrada Família em Barcelona

Veja nas linhas abaixo algumas informações e curiosidades sobre a cidade de Barcelona, na Catalunha. Você sabia, por exemplo, que a região metropolitana de Barcelona é a sexta mais populosa da Europa? Sabia também que existe por lá um museu dedicado ao chocolate? Confira.

O nome Barcelona deriva do antigo fenício Barkeno, que provavelmente deu origem à palavra latina Barceno, mais tarde Barcelona.

Por falar em fenícios, você sabia que a região de Barcelona foi dominada por esse antigo povo formado por navegadores? E sabia que os primeiros indícios de ocupação humana datam de mais ou menos 2 000 antes de Cristo? Aliás...

Os créditos da fundação de Barcelona pertencem aos romanos, no século I antes de Cristo. E à propósito...

Você sabia que existe uma lenda que atribui a fundação da cidade ao semideus grego Hércules?

Barcelona é a capital e a maior cidade da região da Catalunha. Nem todo sabem, por isso, vai aí uma informação adicional: a Catalunha (ou Catalunya) é como se fosse outro país dentro da Espanha, com cultura e dialeto próprios. Além de Barcelona, as principais cidades da Catalunha são Terragona, Lérica e Girona. A Catalunha possui governo autônomo e Parlamento próprio.

Com 4,2 milhões de habitantes, a região metropolitana de Barcelona é a sexta mais populosa da União Europeia, perdendo apenas para Londres, Paris, Madrid, Milão e Vale do Ruhr (região da Alemanha formada pelas cidades de Essen, Dortmund e Duisburg, entre outras).

Por ter um grande número de ruas paralelas, Barcelona foi apelidada de Cidade Paralela.

O maior porto do Mediterrâneo está em Barcelona. Aliás, Barcelona é também o maior polo industrial da Espanha.

Os principais times de futebol da cidade são o Espanyol e o Barcelona. Aliás, você sabia que o maior estádio da Europa é o F. C. Barcelona, do clube de mesmo nome?

A torcida do F. C. Barcelona é a maior da Europa, com cerca de 57 milhões de torcedores. Um dado interessante: o número de torcedores é maior do que toda a população da Espanha. Esses torcedores são chamados de culers.

Entre os jogadores brasileiros que jogaram pelo Barcelona estão Ronaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) elegeu em 2009 o Barcelona como o segundo melhor time de futebol do mundo, atrás apenas do britânico Manchester United.

Barcelona foi sede de alguns jogos da Copa do Mundo de 1982 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

Desenhada pelo gênio Antonio Gaudí, a catedral da Sagrada Família é um dos principais pontos turísticos de Barcelona. Gaudí dedicou os últimos 15 anos de sua vida exclusivamente a essa obra. A obra começou em 1883 e, segundo dizem, não será concluída antes de 2025.

Assim que a obra da Sagrada Família terminar, já terão início as obras de restauração.

A Sagrada Família foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela também foi eleita pelo povo como um dos doze tesouros da Espanha.

A santa padroeira da cidade é a Virgem da Mercè, cujo dia 24 de setembro é feriado. Outra santa bastante venerada é Santa Eulália, a antiga padroeira de Barcelona. Reza uma lenda que Santa Eulália chora no dia da Virgem da Mercè e, por isso, sempre chove em 24 de setembro.

Dirigido por Woody Allen, o filme Vicky Cristina Barcelona foi todo filmado na cidade. Importante: o custo de U$ 15 milhões ficou a cargo da prefeitura de Barcelona.

Você sabia que existe em Barcelona um museu totalmente dedicado ao chocolate?

Algo que todo turista deve saber sobre Barcelona (e quase toda a Espanha, para falar a verdade): quase todo mundo dorme entre 14h e 16h. A cidade praticamente para com a tradicional sesta catalã.

Essa é para turista nenhum perder: o Parc Güell, concebido por Gaudí. O nome do parque é uma homenagem a seu idealizador e financiador, o empresário catalão Eusebi Güell. Além de apreciar a obra de Gaudí, o turista ganhará de presente uma bela vista de Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário