quinta-feira, 2 de abril de 2020

VEJA 12 CURIOSIDADES E FATOS SOBRE ALAN TURING


Alan Turing

Siga as linhas abaixo e descubra alguns fatos informativos e curiosidades sobre a vida do cientista Alan Turing. Alguns são muito interessantes. Você sabia, por exemplo, que ele participou do projeto que desenvolveu o primeiro computador da história?

O matemático e cientista da computação britânico Alan Mathison Turing nasceu na cidade de Londres, em 23 de junho de 1912.

Turing estudou nas conceituadas universidades de Princeton e Cambridge. Localizada na cidade de mesmo nome, Cambridge contribuiu na formação de gênios da ciência como Stephen Hawking, Ernest Rutheford, Paul Dirac e Isaac Newton.

As manias de Turing transformaram-no num excêntrico aos olhos das pessoas com quem convivia, como ir para o trabalho de bicicleta usando uma máscara contra gases e tomar chá sempre na mesma caneca (com o detalhe de que costumava prendê-la com uma corrente na calefação do escritório).

Como a homossexualidade era considerada crime na época em que viveu (e assim continuou até a década de 1960), Turing foi condenado à castração química. Tomou hormônios femininos que mudaram seu corpo e, com o tempo, levaram-no ao suicídio.

Turing se suicidou aos 42 anos ao comer uma maçã envenenada. Seu fim trágico foi mais tarde narrado em diversos filmes e documentários, entre eles o surpreendente O Jogo da Imitação.

O governo britânico demorou nada menos que 55 anos para formalizar um pedido de desculpas pelo tratamento preconceituoso e desumano sofrido por Turing. Ele foi feito pelo então primeiro-ministro Gordon Brown em 11 de setembro de 2009.

Com a ajuda de Turing, os códigos secretos dos alemães foram quebrados, o que levou os britânico a conseguir até o final da Segunda Guerra Mundial ler todas as mensagens nazistas. Foi assim que ficaram sabendo das movimentações inimigas no Atlântico Norte.

Durante uma breve passagem pelos Estados Unidos, Turing participou do projeto ENIAC na Universidade da Pensilvânia. O ENIAC foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

O jogo da imitação real é mais conhecido como teste de Turing. Consistia em teclar mensagens para um ser humano e um computador, sem saber para qual estava se dirigindo. Se a pessoa que estava teclando não conseguia distinguir um do outro, significava que a máquina podia pensar.

No filme O Jogo da Imitação, Turing foi intepretado pelo ator britânico Benedict Cumberbatch (Cavalo de Guerra, O Hobbit, Dr. Estranho…).

Um monumento a Turing foi erguido na cidade britânica de Manchester. Localizado numa importante área verde da cidade, o monumento retrata o cientista sentado num banco de praça e segurando uma maçã numa das mãos.

Visto como uma espécie de prêmio Nobel da Computação, o prêmio Alan Turing é concedido anualmente pela ACM, uma entidade dedicada à tecnologia da informática sediada em Nova York, para a pessoa que mais contribuiu para o desenvolvimento da computação.

Fontes: Wikipédia, E-Biografia, Guia do Estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário