segunda-feira, 20 de abril de 2020

25 CURIOSIDADES E DADOS PECULIARES SOBRE CUBA

Bandeira de Cuba

Descubra no texto a seguir algumas curiosidades e dados peculiares muito interessantes sobre a geografia, a história e os costumes de Cuba. Você sabia, por exemplo, que o território cubano foi descoberto por Cristóvão Colombo?

Cuba não se resume a uma única ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

A população atual de Cuba é de 11 milhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos.

As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes – o que representa 1/5 da população do país.

Cuba foi descoberta pelo mesmo homem que descobriu a América: Cristóvão Colombo.

Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou em 1898, quando a Espanha, após ser derrotada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana, assinou o Tratado de Paris, que pôs fim à dominação ibérica na ilha.

Com a vitória na Guerra Hispano-Americana, Cuba passou a ser protetorado dos Estados Unidos. A influência norte-americana durou até 1959, quando o ditador Fulgencio Batista foi derrubado pela guerrilha comandada por Fidel Castro.

Cuba é atualmente um país socialista de partido único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008 quando, por motivos de saúde, ele renunciou e foi substituído pelo seu irmão Raúl Castro.

Até a sua saída de cena em 2008, Fidel Castro era Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista, Chefe de Governo, Chefe de Estado e Presidente da República.

Não existe liberdade de imprensa no país e praticamente todos os meios de comunicação são controlados pelo governo. No que se refere aos direitos humanos e à liberdade política, ainda existem presos políticos. A boa notícia é que ele diminuíram ao longo das últimas décadas. Enquanto que em 1978 havia 15 mil presos, em 2008 eles não passavam de 250.

O Estado cubano é ateu, mas aceita a liberdade religiosa. A religião com maior número de seguidores é o catolicismo romano. O interessante é que 17% da população é adepta da santeria, uma religião de origem africana parecida com o nosso candomblé.

A educação e a saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde cubano é um dos melhores das Américas. Doenças como tétano, coqueluche, sarampo, hepatite B, poliomielite e difteria são quase desconhecidas da população local.

A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.

O setor de biotecnologia cubano é dos mais avançados. Criada no país, a vacina contra a hepatite B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnósticos.

A salsa surgiu em Cuba na década de 1960 da mistura do mambo e da rumba com danças porto-riquenhas. Recebeu também influências de outros ritmos caribenhos como o merengue dominicano, o calipso de Trinidade e o reggae jamaicano.

A rumba, aliás, também é uma dança de origem cubana. Suas influências – ou origem estilística, vamos assim considerar – vem da música espanhola e da percussão africana.

O mambo é outro ritmo tipicamente cubano. Tem origem nos ritmos africanos do Congo e, afirmam alguns entendidos do assunto, surgiu da expressão “Estás mambo?”, que significa “Tudo bem com você?”. Tem forte influência do bolero. O mambo foi muito popular nos Estados Unidos na década de 1 950.

Os outros ritmos cubanos são cha cha cha, habanera e el son.

O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.

Produzida a partir do melaço de cana-de-açúcar, o rum é a bebida típica do país. Com ele, pode-se preparar drinques famosos como Cuba Libre, Mojito, Daiquirí, Mulata, Havana Special, Piña Colada, entre outros. Interessante é que o Daiquirí – drinque com rum, gelo batido, açúcar e suco de limão – é bem parecido com a nossa caipirinha.

Assim como os brasileiros, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.

A cozinha cubana (conhecida como cozinha criola) é uma combinação da tradição culinária indígena, espanhola e africana. Entre os pratos típicos cubanos estão o congrís (arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela), o moros y cristianos (arroz e feijão preto na mesma panela com carne de porco), o chicharrone (igual ao nosso torresminho) e o ajiaco (um guisado de vegetais preparado com cebola, alho, pimentão, cenoura, nabo e mandioca). À propósito, o ajiaco é o prato nacional.

Charutos são fabricados no mundo todo, mas o melhor é indiscutivelmente o cubano. Os principais fatores que contribuem para tal sucesso são o solo e as condições do clima. A região de Pinar del Río é a única que produz os chamados “havanos” (uma espécie de certificação de qualidade), devido à sua temperatura, umidade e horas de iluminação solar.

Os telefones celulares ainda são recentes e o acesso à internet rigidamente controlado pelo governo. Para se ter uma ideia, apenas 1,7% da população consegue navegar na internet com regularidade (dados de 2011).

Até o contato com os estrangeiros é vigiado pelo governo. Os cubanos não podem frequentar áreas turísticas para estrangeiros, estão proibidos de receber publicações de outros países, procurar empregos em empresas que não sejam do país e viajar para o exterior sem a aprovação do Estado.

Comprar ou vender imóveis é proibido. Só a permuta é permitida. As permutas só podem ser realizadas com aprovação estatal e após os interessados se submeterem a inúmeros (detalhe: não são poucos mesmo!) regulamentos.

(Obs.: os dados aqui inseridos são referentes aos anos de 2009 a 2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário