terça-feira, 1 de setembro de 2020

45 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A FASCINANTE COREIA DO SUL


Localizada no centro-norte da Ásia, a Coreia do Sul tornou-se conhecida no Brasil graças à indústria automotiva e de tecnologia. Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre esse pequeno e fascinante país, muito comentado atualmente por causa da sua cultura pop e dos constantes conflitos com a vizinha Coreia do Norte.

 

O nome oficial do país é República da Coreia.

 

A capital e cidade mais populosa da Coreia do Sul é Seul.

 

Além de Seul, as cidades mais importantes são: Busan, Incheon, Daegu e Daejeon.

 

O primeiro reino da Coreia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coreias, é formada por uma só etnia) foi fundado aproximadamente no ano de 2333 antes de Cristo.

 

Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coreia era dominada pela China.

 

A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em dois países: Coreia do Sul (um país de regime capitalista) e Coreia do Norte (comunista).

 

Tanto a Coreia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra Mundial) quanto a Coreia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reivindicaram a soberania sobre toda a Península da Coreia, o que deu origem à Guerra da Coreia.

 

A Guerra da Coreia matou mais de 3 milhões de pessoas.

 

Efetivamente, a Guerra da Coreia nunca terminou. Na prática, Coreia do Norte e Coreia do Sul permanecem em estado de guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.

 

Coreia do Norte e Coreia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.

 

A divisão da Coreia em dois países separou milhares de famílias. Muitas vezes televisionados, os reencontros de parentes são marcados pela emoção.

 

Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, de acordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além de conter carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero – em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela. A boa notícia é que esse tipo de prato já não é mais consumido em nenhuma região da Coreia do Sul.

 

Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coreias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.

 

O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países – os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.

 

Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partir da fermentação do arroz chamada makkoli. Outra bebida bastante apreciada é o soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com frutas como a framboesa, o bokbunja é uma espécie de vinho coreano.

 

Apesar de ser um país de longa tradição budista, a maior parte dos sul-coreanos é cristã.

 

A Coreia do Sul possuiu o maior acesso per capita de banda larga de todo o mundo. Seul é considerada a capital mais “conectada” do planeta.

 

Os sul-coreanos são fanáticos por torneios de videogames. Tanto que existem canais de TV que exibem “partidas” desses torneios. As finais dos grandes torneios chegam a lotar estádios, com torcida e tudo. Os melhores conseguem até patrocínio de grandes empresas, tal como acontece em outros esportes mundo afora.

 

Outra: os sul-coreanos apreciam muito o cinema nacional, levando os filmes feitos nesse país a bater um recorde de bilheteria seguido de outro. O filme Parasita fez sucesso no mundo todo entre 2019 e 2020, sendo o único da história não falado no idioma inglês a ganhar um Oscar de melhor filme.

 

Dois dos maiores parques de diversões do mundo, o Lotte World e o Everland, ficam na Coreia do Sul. O Everland é o sétimo parque mais visitado do mundo e o Lotte World, o nono.

 

O esporte nacional da Coreia do Sul é o tae-kwon-do.

 

O primeiro cão clonado do mundo foi gerado na Coreia do Sul.

 

Coreia do Sul e Japão foram por enquanto os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.

 

A Coreia do Sul é um dos poucos países “homogêneos” do mundo, isto é, em que praticamente toda a população (98%) pertence a uma única etnia.

 

Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utiliza ideogramas para representar ideias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos dizer, portanto, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que com a chinesa.

 

Em torno de 20% dos sul-coreanos possuem o sobrenome Kim. Aliás, é comum falar primeiro o sobre da pessoa antes do nome (um hábito também arraigado em outros países do leste asiático).

 

A bandeira sul-coreana (imagem acima) possui uma simbologia forte. O círculo no centro representa o yin e o yang (símbolos taoistas que representam os opostos absolutos) e o trigramas dos cantos simbolizam o céu, a terra, o fogo e a água.

 

A economia sul-coreana é a quarta maior da Ásia e a décima-terceira  maior do mundo.

 

Empresas coreanas famosas no Brasil: Hyundai, Kia, Daewoo, Samsung, Hyosung e LG. Detalhe: apesar de serem concorrentes no Brasil, Hyundai e Kia fazem parte do mesmo conglomerado industrial.

 

A música pop sul-coreano faz um sucesso tremendo ao redor do mundo. Chamado de K-pop, ele tem como principais representantes atualmente os grupos BTS, Blackpink e o Seventeen.

 

Ao contrário do Brasil, o Dia dos Namorados sul-coreano é comemorado em 14 de fevereiro. Mas o curioso é que todo dia 14 é associado ao romantismo, com temas especiais para os namorados. O dia 14 de setembro, por exemplo, é o dia do casal tirar fotos junto para guardar de recordação. Já o 14 de maio é o dia de presentear com rosas.

 

A média de horas de sono entre o moradores de Seul é uma das menores do mundo. As pessoas dormem em torno de 6 horas por dia.

 

Os coreanos apreciam bastante pratos fermentados. O processo de fermentação dos alimentos – entre os quais a acelga, o repolho, o pimentão e os frutos do mar – pode levar semanas ou até mesmo meses. Aliás, um dos pratos típicos do país é o kimchi, preparado com vegetais (normalmente o repolho branco) com pasta de pimenta em pó, alho, cebolinha, gengibre e outros ingredientes.

 

Os coreanos comemoram o ano novo duas vezes. Além do ano novo do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente, eles comemoram o ano novo chinês. A virada do ano novo chinês é feriado em todo o país, quando as pessoas se reúnem com seus familiares para curtir as brincadeiras e comidas típicas da data.

 

As mulheres coreanas são extremamente cuidadosas com a pele. Além de fazer massagens faciais com frequência, elas usam máscaras com ativos faciais e evitam tomar sol a todo custo. Aliás, os povos do leste da Ásia fogem dos efeitos do sol como o diabo foge da cruz.

 

A Coreia do Sul é o maior mercado de cirurgias plásticas do mundo. Não é incomum que adolescentes recebam de presente dos pais cirurgias para ficar com as pálpebras parecidas com as dos ocidentais.

 

Os homens sul-coreanos são grandes consumidores de produtos de beleza, inclusive maquiagem.

 

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos estrangeiros recém-chegados à Coreia do Sul, é o pequeno número de pessoas obesas. E, de fato, apenas 3,2% dos sul-coreanos encontram-se acima do peso.

 

Os sul-coreanos evitam escrever seus nomes ou de qualquer pessoa viva com tinta vermelha. Isso ocorre porque o vermelho é associado à morte. A superstição surgiu do hábito de escrever em vermelho o nome das pessoas falecidas nos registros de família.

 

Mencionada na música do cantor sul-coreano Psy, o bairro de Gangnam é conhecido como o principal centro financeiro de Seul. É também o bairro mais elegante da capital sul-coreana. Ele concentra grande parte do comércio de alto luxo, além dos melhores cafés e casas noturnas da cidade.

 

Seul é uma cidade que funciona 24 horas por dia. Para se ter uma ideia, os shoppings costumam abrir até altas horas da madrugada. De cabelereiro a posto de gasolina, de minimercado a mercado de rua, boa parte do comércio quase não fecha. A propósito, muitos bares costumam fechar com o raiar do sol.

 

Existe nas redondezas de Seul um museu totalmente dedicado à privada. Além de conhecer os  diferentes tipos de “tronos” ao redor do mundo, o visitante pode se deparar com representações de pessoas fazendo cocô das mais inusitadas formas. Um detalhe: o prédio do museu possui formato de privada.

 

É difícil para um ocidental entender, mas é comum encontrar em Seul e outras importantes cidades representações artísticas, souvenires e até alimentos em forma de cocô.

 

Incheon, o principal aeroporto da Coreia do Sul é um dos mais movimentados e mais sofisticados que existem. Já foi considerado o segundo melhor aeroporto do mundo, atrás somente do aeroporto de Singapura.

 

Seul está localizada a menos de 200 quilômetros da fronteira com a militarizada Coreia do Norte. Caso houvesse um conflito entre as duas Coreias, a capital sul-coreana seria uma alvo fácil. Inclusive de prováveis ogivas nucleares.

 

Uma última curiosidade: o intercalamento dos quadrinhos e a pintura do desenho animado Os Simpsons, um dos maiores sucessos da história da animação, são feitos na Coreia do Sul. Não apenas Os Simpsons, mas outros desenhos norte-americanos atuais recebem uma mãozinha sul-coreana na produção.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário