domingo, 20 de setembro de 2020

20 SUCULENTAS INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O MACARRÃO

 

Confira nas próximas linhas uma seleção de curiosidades sobre um dos alimentos mais populares do mundo: o macarrão. Seja como espaguete ou lámen, o macarrão tem origem na Ásia, de onde se espalhou para a Europa e restante do planeta.

 

Espaguete é o aportuguesamento da palavra italiana spaghetti, um diminutivo de spago – corda.

 

Já a palavra macarrão (macaronis) surgiu do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, e significa “achatar”. Detalhe: maccari vem do grego makar, que quer dizer “sagrado”.

 

A origem do espaguete é mais antiga do que se imagina. Ele teria surgido na China há cerca de 4 mil anos e provavelmente chegado à Europa através dos árabes.

 

Levada pelos árabes, o espaguete apareceu pela primeira vez na Itália no século XIII.

 

Por falar nisso, você sabia que existem 500 variedades de macarrão somente na Itália?

 

O macarrão, digo, espaguete chegou ao Brasil somente no século XIX.

 

Uma pesquisa realizada no Japão no início do ano 2000 considerou o macarrão instantâneo o maior invento japonês do século XX. Aliás...

 

Você sabia que existem mais de mil tipos de macarrão instantâneo no Japão?

 

O espaguete era tão popular na Europa do século XVIII que aristocratas ingleses chegavam a viajar até a Itália só para comer a massa, vendida em barracas no meio da rua.

 

A produção mundial de macarrão instantâneo é de 85,6 bilhões de porções por ano (dados de 2006).

 

O maior consumidor mundial de macarrão instantâneo é a China, que consome 44,2 bilhões de porções anuais.

 

Acredite se quiser, o segundo maior consumidor de macarrão instantâneo não é o Japão, mas a Indonésia. O Japão é o terceiro colocado. Aos brasileiros, cabe o 10º lugar.

 

O macarrão fresco deve sempre ser mantido na geladeira.

 

A massa deve estar al dente – nem muito dura, nem muito mole. Se cozinhar demais, ela perde o sabor e fica gosmenta. 

 

Existem vários tipos de macarrão: os de formato longo (espaguete, talharim, ninho, canudo e linguine), os retorcidos ou furados (parafuso), os grossos (penne) e os chatos (massa para lasanha).

 

Por que se deve cozinhar o macarrão em água que já está fervendo? Por dois motivos: para impedir que as substâncias da massa (sais minerais, por exemplo) se dissolvam e para não deixar que ela grude (o que é feito com a ajuda do óleo).

 

E  por que o macarrão instantâneo cozinha tão rápido? Fácil: por que ele já é pré-cozido durante a fabricação.

 

Qual é mais rico em calorias, o macarrão normal ou o instantâneo? O instantâneo. Enquanto 90 gramas de macarrão levam 315 calorias, o instantâneo levam 420.

 

Você sabia que existe no Japão um museu dedicado ao Cup Noodles?

 

Você já ouviu falar da seita do Monstro Espaguete Voador? Pois ela existe e tem milhões de seguidores no mundo todo. Seu site já teve mais de 30 milhões de acessos. A seita do Monstro Espaguete Voador é, na verdade, um protesto de agnósticos, ateus e religiosos mais liberais contra interferência da religião na vida pública (ou, mais especificamente, contra a obrigatoriedade do ensino do “design inteligente” nas escolas).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário