quinta-feira, 17 de setembro de 2020

18 PECULIARIDADES E CURIOSIDADES INSÓLITAS SOBRE O SUPER-HOMEM


Um dos mais populares super-heróis da DC Comics é o Superman. A sua primeira aparição numa história em quadrinhos ocorreu em 1938. Descubra através dos tópicos a seguir fatos curiosos e peculiaridades envolvendo o personagem.

 

O Super-Homem, ou Superman, foi criado em 1938 pelo norte-americano Jerry Siegel em parceria com o canadense Joe Shuster. O personagem foi criado com base num conto de Siegel chamado The Reign of Superman, escrito em 1933.

 

O Superman do conto de 1933 era, na verdade, um vilão com superpoderes, como dominar a mente das pessoas. A sua intenção era conquistar a Terra. Detalhe: Superman era careca.

 

Siegel e Shuster foram também os criadores do detetive Slam Bradley, o primeiro personagem da DC Comics conhecido no Brasil, em 1937 – ou seja, antes de Super-Homem.

 

O Super-Homem que nós conhecemos apareceu pela primeira vez na revista Action Comics de abril de 1938. Com o tempo, esse exemplar se tornou um dos itens colecionáveis mais caros do mundo. Um site especializado na avaliação de exemplares avulsos estimou o seu valor em US$ 3 milhões.

 

O sucesso da Action Comics foi tamanho que a tiragem de 200 mil exemplares da primeira edição saltou para 500 mil na terceira. Um ano depois, Superman ganharia sua própria revista em quadrinhos.

 

O primeiro desenho animado do herói foi lançado em 1941 nos Estados Unidos, com 17 episódios.

 

Nas histórias, Superman é originário do planeta Krypton. Nasceu como filho de Jor-el e Lor-van, que o chamaram de Kal-el. Ao perceber que o núcleo de Krypton estava instável, Jor-el tentou informar as autoridades locais para que o planeta fosse evacuado. Diante da negativa, resolveu ele próprio construir foguetes que ajudariam a pelo menos salvar a sua família. No entanto, só teve tempo de salvar Kal-el, que foi parar no planeta Terra e adotado como humano pelo casal Kent.

 

Jonathan e Martha Kent eram fazendeiros do estado norte-americano do Kansas. Viviam perto de uma cidade chamada Smallville (Pequenópolis nas primeiras histórias publicadas no Brasil). Eles já foram chamados de John e Mary, Eben e Martha e Eben e Sarah.

 

Como os nomes originais de Jonathan e Martha eram John e Mary e o herói veio do céu para salvar a humanidade... Para alguns fãs do homem de aço não é mera coincidência: Superman teria sido inspirado na figura de Jesus Cristo.

 

Acredita-se que o nome Clark Kent tenha sido inspirado nos atores Clark Gable (famoso pelo épico E o Vento Levou) e Kent Taylor.

 

Kal-el não foi o único sobrevivente de destruição do planeta Krypton. Além dele, sobreviveram a garota Kara Zor-el/Supergirl e o cão Krypto/Superdog. Existem duas origens para o Superboy: enquanto na primeira ele é uma versão jovem do Superman, na segunda é um clone (pelo menos aparentemente).

 

O nome completo do vilão Lex Luthor é Alexander Joseph Luthor. Foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1940 para a revista Action Comics. O curioso é que ele surgiu como um cientista louco, não o magnata ambicioso que costumamos ver nas histórias em quadrinhos.

 

Poucas pessoas sabem, mas Superman já foi recrutado para combater a organização racista Ku Klux Klan. O episódio foi narrado na série de rádio com 16 episódios intitulada Clan of the Fiery Cross, exibida nos Estados Unidos na década de 1950.

 

Existe uma história em que após perder Lois Lane – ela é morta por ninguém menos que Coringa –, o Superman casa-se com a Mulher-Maravilha e tem 5 filhos com ela.

 

Superman morre – ou aparenta estar morto – pelo menos três vezes desde que a sua revista foi criada. A mais impactante foi a série publicada no início dos 90, quando o herói é morto pelo vilão Apocalypse e substituído por quatro personagens que reivindicam o seu posto.

 

Existem diversos tipos de kryptonita, com efeitos diversos sobre o super-herói. A vermelha aflora uma personalidade rebelde, a dourada tira os poderes e a preta desperta o lado mau do Superman. A mais perigosa, no entanto, é a verde, a única capaz de matá-lo. Há até uma anti-kryptonita, uma pedra incapaz de fazer mal ao Superman, mas fatal para os seres humanos.

 

Já foram publicadas diversas histórias com personagens dos universos DC e Marvel juntos. Numa delas, Superman encontra ninguém menos que o Homem-Aranha.

 

O Superman surgiu pela primeira vez no Brasil em dezembro de 1 938, no suplemento Gazetinha do jornal paulistano A Gazeta, do jornalista Cásper Líbero. A revista Superman surgiu em 1 945 pela  antiga editora de quadrinhos Ebal.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Super Interessante, Animaq - Almanaque dos Desenhos Animados, Mega Curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário