domingo, 27 de setembro de 2020

22 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES IMPRESSIONANTES SOBRE OS RAIOS


Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão? Quantos raios caem na Terra por segundo? É verdade que ocorrem raios durante nevascas? Descubra as respostas para essas e outras perguntas nos tópicos abaixo. Veja também algumas curiosidades sobre os raios.

 

Afinal, qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão? Raio é a descarga elétrica e relâmpago, o clarão gerado pelo raio. Trovão é a onda sonora provocada pela descarga.

 

O brilho de um relâmpago dura cerca de meio segundo. O ruído de um trovão, por sua vez, pode durar até 20 segundos.

 

Ocorrem 40 mil tempestades por dia na Terra.

 

Caem cerca de 100 raios por segundo em todo o planeta.

 

Também podem ocorrer raios durante nevascas e erupções vulcânicas.

 

Foram encontradas evidências da ocorrência de raios em quatro planetas do Sistema Solar: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano.

 

Raios podem atingir temperaturas maiores do que a da superfície do sol.

 

A probabilidade de um homem ser atingido por um raio é dez vezes maior do que a de uma mulher.

 

Um morador da zona rural tem dez vezes mais chances de ser atingido por um raio do que um residente de área urbana.

 

Oitenta por cento das pessoas atingidas por raios conseguem sobreviver.

 

Cerca de 130 pessoas morrem todos os anos no Brasil atingidas por raios.

 

Aliás, você sabia que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, com 100 milhões de descargas anuais?

 

As cidades com maior incidência de raios do país se concentram na Grande São Paulo e no sul do estado do Rio de Janeiro.

 

A cidade com maior ocorrência de raios é Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. O segundo lugar no ranking vai para São Caetano do Sul, no ABC paulista.

 

Os principais ingredientes dos raios são: água quase congelada, cristais de gelo e granizo. Eles ocorrem em altitudes de 2 a 10 quilômetros e a temperaturas que variam de 0º a -50º Celsius. O ar revolto faz com que esses elementos com cargas elétricas diferentes se choquem, troquem carga entre si e gerem os raios.

 

Raios podem, sim, cair duas vezes no mesmo lugar. Já foram registrados casos de 32 quedas de raios no mesmíssimo lugar.

 

As praias e campos abertos devem ser evitados durante as tempestades. Tomar banho de mar é extremamente perigoso. A água é um bom condutor de eletricidade e a pessoa pode receber a descarga mesmo que o raio caia a 50 metros dela.

 

Automóveis são abrigos seguros. Ao atingir um automóvel, o raio se espalha por sua superfície externa e é descarregado no solo graças aos pneus, não ferindo os seus ocupantes. Mas…

 

Convém chamar a atenção para o fato de que “estar perto”  de um automóvel pode ser perigoso. Boa parte das vítimas de raios no Brasil estavam próximas de veículos como carros e máquinas agrícolas quando foram atingidas.

 

O uso de objetos de metais no corpo não é significa perigo. Pulseiras e colares de metal (e mesmo pinos e próteses) são pequenos e não conseguem atrair raios. 

 

É perigoso falar ao telefone durante uma tempestade, sim. Quer dizer, desde que seja telefone com fio. O raio se propaga pela corrente elétrica, podendo queimar aparelhos eletrônicos e ferir pessoas.

 

A corrente que passa por um corpo atingido por um raio é cerca de mil vezes mais forte do que a de um chuveiro elétrico.

 

Se o raio cair exatamente em cima da pessoa, ela morre automaticamente. Pele e órgãos internos são carbonizados. Mas se ele cai a até 50 metros, a pessoa normalmente sofre queimaduras e morre por parada cardíaca.

 

A maior parte das pessoas que são atingidas por raios sofrem a descarga pelo solo. O raio atinge o solo e se propaga para o corpo através dos pés.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário