sexta-feira, 4 de setembro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA E TRADIÇÕES DE BELÉM DO PARÁ

Ver-o-Peixe, em Belém


Siga as linhas abaixo e descubra uma miscelânea de curiosidades sobre Belém, capital do Pará. Você sabia, por exemplo, que a maior procissão católica do mundo ocorre lá? Sabia também que o mercado Ver-o-peso é provavelmente o mais antigo do Brasil? Confira.

 

Belém, a capital do Pará, foi fundada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco. Ali ele ergueu o Forte do Presépio para impedir que holandeses, franceses e ingleses entrassem na Amazônia.

 

Além de possuir território no continente, Belém possui 39 ilhas que, somadas, representam 65% da cidade.

 

Com uma população de 1,4 milhão de pessoas, Belém é a segunda cidade mais populosa da Região Norte.

 

O bairro mais populoso é Guamá. Ele é conhecido por abrigar a Universidade Federal do Pará.

 

Pelo menos um em cada três paraenses vive na região metropolitana de Belém.

 

A região metropolitana de Belém reúne os municípios de Marituba, Benevides, Santa Isabel, Ananindeua, Santa Bárbara do Pará, Castanhal e Belém. O segundo município mais populoso é Ananindeua.

 

A maior procissão católica do mundo é o Círio de Nazaré, que ocorre tradicionalmente em Belém durante o mês de outubro. Ele chega a reunir mais de 1 milhão de pessoas nas ruas da cidade.

 

Com origem em meados do século XVIII, o Círio de Nazaré é uma espécie de Natal paraense. As famílias costumam montar altares em suas residências e promover almoços com os parentes, quando são servidas comidas típicas da Região Norte como a maniçoba e o pato no tucupi.

 

Nem todos os brasileiros sabem, mas Belém possui praias com ondas e surfistas. São praias de água doce, muitos comuns nas regiões Centro-Oeste e Norte.

 

Tão antigo quanto a capital do Pará, o mercado Ver-o-Peso foi inaugurado há 388 anos. Ele comercializa 30 toneladas de hortaliças por mês, além de 15 toneladas de pescado por dia.

 

Um dos 50 melhores restaurantes da América Latina é o Remanso do Bosque, em Belém. Fundado em 2011, ele faz sucesso com um cardápio baseado em ingredientes típicos da floresta amazônica.

 

Em Belém, assim como em toda a Região Norte, só existem duas estações: o inverno e o verão. Enquanto o verão é caracterizado pelas chuvas escassas, o inverno é pelas chuvas abundantes.

 

Belém é a capital mais chuvosa do Brasil. As chuvas quase sempre caem no meio da tarde. Talvez seja por isso que os belenenses costumam marcar seus compromissos para “antes” ou “depois” da chuva.

 

Belém é banhada por três importantes rios: Guamá, Maguari e Amazonas.

 

A população da antiga Belém só reconheceu a Independência do Brasil um ano depois da sua proclamação. As desigualdades sociais profundas, bem como o desejo de muitos de continuar ligados a Portugal desencadeou um movimento revoltoso chamado Cabanagem, que durou cinco anos. Nela, morreram mais de um terço da população.

 

Fontes: Wikipédia, G1, Biblioteca Nacional.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário