terça-feira, 15 de setembro de 2020

14 CURIOSIDADES SOBRE A SURPREENDENTE ILHA DA MADEIRA


Localizado numa encosta à beira-mar e com uma pista sustentada por colunas, o aeroporto da Ilha da Madeira é um dos mais assustadores do mundo. Chama a atenção dos visitantes que chegam pela primeira vez. Mas onde se localiza a Ilha da Madeira? O que você sabe sobre ela? Desfrute nas próximas linhas algumas curiosidades muito interessantes a seu respeito.

 

A Ilha da Madeira é a principal ilha do Arquipélago da Madeira, no Oceano Atlântico. Faz parte do estado de Portugal, oficialmente República Portuguesa, e é integrada à União Europeia.

 

A principal e mais populosa cidade da Ilha da Madeira é Funchal.

 

Mais da metade da população de 268 mil habitantes se encontra na parte sul da ilha, principalmente na região de Funchal.

 

A economia da Madeira é baseada principalmente no setor de serviços, com predominância do turismo.

 

Por sua origem vulcânica, as ilhas do arquipélago são bastante montanhosas. A Ilha da Madeira, por exemplo, possui algumas das montanhas mais altas de Portugal, como o Pico do Areeiro, Pico das Torres e Pico Ruivo, sendo este último o mais elevado, com 1.862 metros acima do nível do mar.

 

A paisagem montanhosa transformou Funchal numa cidade de colinas, com muitas subidas. Transformou também numa cidade com ruas cheias de curvas.

 

Os madeirenses são grandes produtores de vinho. Consta que a Independência dos Estados Unidos, em 04 de julho de 1776, foi brindada com vinho Madeira produzido na ilha.

 

Além de uvas, a Madeira produz bastante bananas. Os bananais cobrem 14% da ilha, chamando a atenção dos visitantes que lá chegam pela primeira vez.

 

Chamada de laurissilva, a floresta sub-tropical úmida da Ilha da Madeira possui em torno de 20 milhões de anos, tendo surgido no chamado período Terciário. O nome advém do latim laurus (loureiro) e silva (floresta, bosque). O loureiro é uma das árvores típicas de lá.

 

Uma das principais festividades da Madeira é o carnaval, que ocorre praticamente na mesma época do carnaval brasileiro. O detalhe é que o carnaval madeirense é bem mais antigo do que o nosso remontando ao século XVI.

 

Os habitantes da Madeira dizem que ela é um queijo suíço em virtude da quantidade de túneis que existem por lá. São 150 túneis, chamados pelos locais de “furados”, em todo o território, com o detalhe de que o maior possui mais de 3 quilômetros de comprimento.

 

O cavaquinho, instrumento bastante usado por sambistas brasileiros, se originou na Madeira. Foi ele quem deu origem a um instrumento bastante popular no Havaí, Estados Unidos: o ukelele.

 

Até a descoberta do Brasil, em 1500, o maior produtor de açúcar do mundo era a Ilha da Madeira.

 

O madeirense mais famoso do mundo é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, nascido em Funchal em 5 de fevereiro de 1985. Ele é muito querido por lá. Não foi sem motivos que o aeroporto de Funchal recebeu o seu nome, chamando-se Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

 

Imagem acima: vista de Funchal.

 

Fontes: Wikipédia, SAPO Viagens, Catraca Livre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário