sábado, 12 de setembro de 2020

21 CURIOSIADES SOBRE A HISTÓRIA E AS ATRAÇÕES DA ENCANTADORA LISBOA


Lisboa encanta os turistas em virtude das suas ladeiras, calçadas e fachadas de azulejos. Mas a capital portuguesa é muito mais do que isso. Descubra nos tópicos a seguir curiosidades sobre a história, os personagens e as atrações dessa encantadora cidade com vista para o Atlântico.

 

Lisboa é a capital mais ocidental da Europa, e a única às margens do Atlântico.

 

Com aproximadamente 550 mil habitantes, Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal.  Sua área metropolitana abriga cerca de 3 milhões de pessoas, quase 30% da população do país.

 

A região da Grande Lisboa abrange, além da capital portuguesa, as cidades de Queluz, Amadora, Loures e Odivela.

 

Reza uma lenda que Lisboa teria sido fundada pelo herói grego Ulisses, um personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero.

 

A região de Lisboa é habitada desde o período Neolítico – ou seja, aproximadamente 10.000 antes de Cristo –, e por lá passaram povos como fenícios, celtas e romanos.

 

A maior tragédia da história de Portugal foi o terremoto de Lisboa, em 1755. Boa parte das suas construções desabaram com o tremor, e as que não desabaram foram destruídas por um grande incêndio. Como se não bastasse, a cidade foi atingida por uma tsunami. Calcula-se que o terremoto tenha matado cerca de 40 mil pessoas.

 

Escrito pelo francês Voltaire, o conto filosófico Cândido foi em parte inspirado no grande terremoto de Lisboa.

 

Os habitantes de Lisboa são por muitos chamados de alfacinhas, talvez porque em outros tempos havia muitas plantações de alface nas colinas da cidade.

 

Uma das cidades com maior porcentagem de idosos em Portugal é Lisboa. Enquanto a média de idosos na população portuguesa é de 16%, em Lisboa esse número salta para 23%.

 

Lisboa figura entre as cidades europeias menos violentas. Em 2009, a média de homicídios era de 0,48 para cada 100 mil habitantes. Só para efeito de comparação, na holandesa Amsterdã a média era de 3,6 para cada 100 mil.

 

O principal time de futebol da cidade – e o  mais conhecido entre os brasileiros – é o Benfica.

 

As brasileiras Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo são cidades-irmãs de Lisboa.

 

Com 17,2 quilômetros de extensão, a ponte Vasco da Gama foi durante muito tempo a maior ponte da Europa e uma das maiores do mundo.

 

Lisboa realizou em 1998 a Exposição Mundial (que também é chamada de Exposição Universal), com o tema Os Oceanos. A exposição deixou legados como o Oceanário, o segundo maior aquário do mundo.

 

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, dois dos principais pontos turísticos da cidade, são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

 

Você sabia que existe em Lisboa um museu totalmente dedicado ao azulejo? O museu mais visitado de Portugal, no entanto, é o Museu Nacional dos Coches, uma instituição voltada para os transportes à tração animal, especialmente carroças e carruagens. 

 

Inaugurado em 1882, o café Martinho da Arcada é um dos mais antigos cafés da cidade. Um dos seus frequentadores mais ilustres foi o poeta português Fernando Pessoa, que possui até hoje uma mesa reservada para ele.

 

Além de Fernando Pessoa, o café A Brasileira era frequentada pelos também homens de letras Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros. Fundado em 1905, ele chama a atenção pelo seu requintado estilo art nouveau.

 

A estátua do Cristo-Rei, às margens do rio Tejo, é quase uma cópia do carioca Cristo Redentor.

 

As naus e caravelas portuguesas que desbravaram o mundo na época dos descobrimentos partiram do rio Tejo, em Lisboa. O Tejo é um dos mais extensos rios da Península Ibérica.

 

Uma das maiores atrações da capital portuguesa é o pastel de Belém, uma iguaria doce com canela e açúcar e servida ainda quente. O pastel é produzido no mesmo local desde 1837 na rua de Belém.

 

Fontes: Wikipédia, Pastéis de Belém.pt, Viagem e Turismo, Four Seasons, RTP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário