quarta-feira, 9 de setembro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE O IMPONENTE E BELO TAJ MAHAL



Visto como um dos mausoléus mais luxuosos do mundo, o Taj Mahal atrai milhões de turistas todos os anos para Agra, a cidade onde foi construído. Reza a lenda que teria sido erguido em homenagem à esposa favorita do imperador Shah Jahan. Mas o que você sabe sobre esse importante ponto turístico da Índia? Confira nas próximas linhas algumas informações bastante curiosas a seu respeito.

 

O Taj Mahal é um mausoléu construído na localidade de Agra, cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia.

 

O Taj Mahal foi erguido pelo imperador Shah Jahan em homenagem a sua falecida esposa Aryumand Banu Began, por quem era apaixonado. Consta que Aryumand teria morrido durante o parte de seu 14º filho. Quando morreu, Shah foi sepultado no Taj Mahal ao lado de sua amada.

 

A construção do Taj Mahal durou 22 anos e, acredite se quiser, mobilizou mais de 20 mil trabalhadores.

 

O Taj Mahal reúne em sua arquitetura influências islâmicas, persas e indianas, reunidas pelo principal arquiteto Ustad Ahmad Lahauri.

 

Ele foi construído com mármore branco da Índia, safiras do Ceilão, ametistas persas, lápis-lazuli do Afeganistão e jade chinês.

 

Passagens do Alcorão são usados como motivos decorativos em todo o mausoléu. Os temas referem-se às ideias de justiça, promessa do paraíso para os fiéis e inferno para os incrédulos.

 

Reza a lenda que após o término da construção, o imperador teria mandado cortar as mãos de todos os operários envolvidos para que jamais fizessem mausoléu igual.

 

A construção é ladeada por duas mesquitas, com o detalhe de que uma delas foi construída somente para dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.

 

Os quatro minaretes foram construídos numa distância maior do que a normal, além de inclinados para fora. A razão parece bem simples: em caso de desastre como um terremoto, o risco de caírem e danificarem a cúpula tornam-se menores.

 

Reza a lenda que o imperador pretendia construir outro Taj Mahal na outra margem do rio Yamuna, onde o original foi erguido. Ele seria feito de mármore preto, mas o projeto nunca foi levado adiante.

 

O Taj Mahal é visitado anualmente por cerca de 3 milhões de pessoas.

 

Segundo a tradição mongol, o túmulo do homem deve ser maior do que o da mulher, daí que o tamanho do túmulo do imperador contrasta com o de sua esposa (uma observação: a região de Agra era dominada pelos mongóis na época em que o Taj Mahal foi construído).

 

A proliferação de fezes do inseto do tipo Chrironomus Calligraphus está tornando o monumento verde. As manchas esverdeadas são retiradas com esfregões pelos funcionários responsáveis pela manutenção, uma técnica que vem aos poucos tirando o brilho do mármore.

 

Como se o excesso de manchas verdes não fosse suficiente, há ainda o problema da poluição gerada pelas indústrias de Agra, que vem deixando o mármore do Taj Mahal amarelado. O amarelamento está sendo combatido com uma cobertura de lama e uma posterior lavagem com água destilada para retirar as impurezas.

 

Ameaças de grupos terroristas fizeram com que o governo indiano enviasse tropas para proteger o mausoléu. Elas teriam supostamente partido de um grupo chamado Lashkar-e-Taiba, baseado no vizinho Paquistão.

 

Fontes: Wikipédia, BBC Brasil, Brasil Escola, Guia dos Curiosos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário