sexta-feira, 11 de setembro de 2020

21 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO NORTE-AMERICANO DO HAVAÍ

Arquipélago do Havaí

O Havaí é um dos menores estados norte-americanos. É também o único que não fica na América do Norte. Sua capital é a cidade de Honolulu. Percorra as linhas a seguir e descubra alguns fatos e curiosidades sobre o arquipélago do Havaí. Você irá se surpreender.

 

O nome Havaí vem de “hawaiki”, que na língua nativa significa “lugar dos deuses” ou “lugar de origem”.

 

O Havaí é um dos 50 estados que formam os Estados Unidos da América. O detalhe é que é o estado norte-americano mais isolado do resto do continente.

 

O Havaí está localizado num arquipélago no Oceano Pacífico. É composto por 132 ilhas, sendo as principais Havaí, Oahu, Mahuí, Kauai, Molokai, Lanai, Niihau e Kahoolawe.

 

A maior ilha é Havaí (ou “Hawaii”, como é conhecida em inglês), a mesma que dá nome ao arquipélago.

 

Sua capital e maior cidade é Honolulu, na ilha de Oahu.

 

Todas as ilhas do Havaí foram formadas por atividade vulcânica. Aliás, o vulcão Kilauea, o mais ativo do mundo, fica em território havaiano. Ele entrou em erupção em janeiro de 1983, e ainda continua ativo.

 

O Havaí é formado por ilhas extremamente montanhosas, com altitude média de 950 metros. O ponto mais elevado é o Mauna Kea, com 4.206 metros de altitude.

 

O Mauna Kea seria a maior montanha do mundo, maior até que o Monte Everest, se sua altura fosse considerada a partir da base, no fundo do Oceano Pacífico.

 

O Parque Nacional dos Vulcões é um dos principais pontos turísticos do Havaí. Ele atrai todos os anos milhares de turistas ávidos por acompanhar a erupção e fluxo de lava constante do Kilauea, o mais famoso do arquipélago.

 

Os primeiros grupos a colonizarem o Havaí foram os polinésios (a Polinésia é um conjunto de ilhas do Oceano Pacífico). Eles falam o havaiano e sempre foram governados por chefes tribais.

 

O primeiro europeu a visitar o Havaí foi o capitão James Cook, em 1778. Na época, ele batizou o arquipélago de Ilhas Sandwich. Detalhe: Cook foi morto na baía de Kealakekua, num confronto com nativos havaianos.

 

A população havaiana é bastante heterogênea, com grande diversidade étnica. Os principais grupos são os asiáticos, europeus e polinésios. A maioria possui antepassados asiáticos, ou seja é descendente de japoneses, chineses, coreanos e filipinos.

 

Oahu é a ilha mais visitada por turistas. Ela recebe em torno de 4,7 milhões de turistas todos os anos, principalmente norte-americanos oriundos da parte continental do país. Aliás...

 

O que move a economia do Havaí é o turismo. Ele é o principal responsável pelas receitas do Estado, gerando cerca de 192 mil empregos.

 

O Havaí é o único estado norte-americano a possuir uma segunda língua oficial: o havaiano.

 

É também o único estado onde o café é cultivado comercialmente. Uma das marcas locais mais populares é a Kona.

 

Jogos como loterias, apostas e bingos são sumariamente proibidos no Havaí. Ele é, ao lado de Utah, um dos dois estados onde esse tipo de coisa não existe.

 

A base naval de Peal Harbour fica no Havaí. Ela é conhecida por ter sido atacada por aviões japoneses em 7 de dezembro de 1941, obrigando assim os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial.

 

O ex-presidente norte-americano Barack Obama nasceu em Honolulu, no Havaí. Ele foi o único presidente havaiano de história.

 

O Havaí possui uma expressiva quantidade de descendentes de portugueses. Foram imigrantes da Ilha da Madeira que levaram o ukelele para lá (uma observação: o ukelele é quase idêntico ao nosso cavaquinho).

 

De origem havaiana, a palavra Aloha é usada como saudação, e significa amor, carinho e paz. Possui um profundo sentido espiritual para os havaianos nativos.

 

Fontes: Wikipédia, The Fact File.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário