Nelson Rodrigues é ainda nos dias atuais considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. É autor de obras como Vestido de Noiva, O Beijo no Asfalto, Senhora dos Afogados e A Falecida. Descubra nas próximas linhas alguns fatos interessantes e curiosidades sobre a sua vida, bem como a sua obra.
Nelson Falcão Rodrigues nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, em 1912.
Era filho do jornalista pernambucano Mário Leite Rodrigues, fundador dos jornais cariocas A Manhã e A Crítica.
Quando Nelson era criança, uma vizinha invadiu a sua casa e disse que todos ali podiam frequentar a casa dela, “menos o Nelson”. O motivo: Nelson foi flagrado aos beijos com a filha dela, de apenas três anos de idade. Detalhe: Nelson possuía quatro anos.
Aos oito anos de idade, participou de um concurso de redação na escola com uma história sobre adultério. A melhor seria lida em classe, o que deixou a professora numa situação bastante delicada. Para resolver o problema, ela inventou um empate e leu a outra redação.
Com 21 anos, arrancou todos os dentes em virtude de um diagnóstico médico errado. O médico colocou a culpa de uma febre insistente nos dentes – na verdade, em virtude de uma crise de tuberculose – e arrancou todos. Nelson teve que usar dentadura.
Nelson comandou um programa de entrevista na Rede Globo chamado A Cabra Vadia – na verdade, parte do programa Noite de Gala –, no qual era acompanhado por uma cabra de verdade. O primeiro entrevistado foi o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange.
Nelson costumava chegar tão desleixado ao trabalho que seus companheiros de redação o apelidaram de “filósofo”.
Ele escreveu a sua primeira peça de teatro quando estava internado em Campos do Jordão, onde passou 4 anos, para tratar uma tuberculose. A peça se chamava A Mulher Sem Pecado.
Era torcedor fanático do Fluminense, sendo que foi enterrado com uma bandeira do clube.
Após o sucesso de sua segunda peça, Vestido de Noiva, Nelson recebeu um convite para escrever crônicas e textos para uma publicação chamada O Jornal. Foi assim que surgiu a colunista Suzana Flag, pseudônimo escolhido por ele, e a coluna Meu Destino é Pecar. A coluna triplicou as vendas do jornal e deu origem a diversos livros.
Álbum de Família, a sua terceira peça, foi censurada e liberada somente 20 depois de escrita.
Acredite se quiser, mas Nelson começou a trabalhar como jornalista policial aos 13 anos de idade.
Ganhou um bolão da loteria esportiva com o irmão Augusto e alguns amigos do jornal “O Globo”, mas... O problema é que Nelson tinha falecido justamente naquele dia.
Antimarxista e conservador, apoiou a mesma ditadura militar que torturou um dos seus filhos.
O estádio do Maracanã foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho em homenagem ao irmão de Nelson Rodrigues.
Fontes: Wikipédia, Funarte, Folha de S. Paulo, Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário