terça-feira, 8 de setembro de 2020

15 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE O SIMPÁTICO URSO PANDA

Panda


Numa escala de zero a dez de “fofurice” animal, os pandas recebem nota nove. É impossível encontrar alguém que não goste deles. Mas onde eles surgiram? Por que correm risco de extinção? Entre aqui para ver as respostas e aproveite para descobrir algumas curiosidades sobre esses simpáticos animais.

 

O panda gigante é um animal endêmico da China. Habita as regiões montanhosas próximas ao Himalaia – províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi – e se alimenta exclusivamente de bambus.

 

Em ambiente natural, os pandas vivem aproximadamente 20 anos. Os animais mantidos em cativeiro, no entanto, podem chegar a 30 anos de vida.

 

Apesar dos esforços do governo chinês em preservar o ambiente natural e estimular a reprodução desses animais, eles continuam em risco de extinção. Restam apenas 1.600 exemplares de pandas no mundo.

 

A reprodução desses animais é extremamente difícil. Motivo: o cio das fêmeas dura apenas 72 horas por ano. Para piorar, elas ficam férteis num período ainda mais curto: entre 12 e 24 horas.

 

A gestação do panda dura cerca de 135 dias. Quando nascem gêmeos, a mãe cuida apenas de um, deixando o outro morrer.

 

Os pandas pesam de 90 a 130 gramas quando nascem. Na idade adulta, chegam a pesar até 150 quilos.

 

Pandas nascem sem as manchas pretas. Elas só começam a surgir duas semanas depois.

 

Em ambiente natural, os pandas costumam se abrigar em ocos de árvores e cavernas.

 

Os pandas passam a maior parte do dia comendo. Eles comem de 9 a 14 quilos de bambu por dia.

 

Os ossos de um urso panda são duas vezes mais pesados do que os ossos de outros animais do mesmo tamanho. Pandas podem se equilibrar sobre as patas traseiras, mas tem dificuldade para suportar o peso do próprio corpo.

 

Em comparação com outros ursos, os pandas são extremamente dóceis. Eles dificilmente atacam seres humanos, a menos que estejam sonolentos ou irritadiços.

 

A maior parte dos pandas nascidos na natureza morre de doenças ou... acredite se quiser, acidentalmente esmagado pela própria mãe! Pudera, as mães podem pesar até 900 vezes mais do que um filhote recém-nascido.

 

Pandas não hibernam durante o inverno, ao contrário de outras espécies de ursos.

 

Um urso panda chega a valer mais U$ 100 mil no mercado negro de animais.

 

O panda foi o animal escolhido para simbolizar uma das mais importantes organizações de ambientalista do planeta, a WWF – World Wildlife Fund.

 

Fontes: R7, Wikipédia, Mundo Estranho, Planeta Sustentável, Sua Pesquisa, G1.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário