segunda-feira, 14 de setembro de 2020

35 CURIOSIDADES SOBRE A ORIGEM E O CARDÁPIO DO McDONALD'S

Restaurante McDonald's

Com aproximadamente 950 pontos de vendas no Brasil, o McDonald’s é uma das cadeias de fast food mais famosas por aqui. Seu principal sanduíche é o Big Mac, mas você sabia que esse mesmo McDonald’s oferece espaguete, sopa, tacos e até mingau em outros países? Confira as curiosidades abaixo e saiba mais sobre o McDonald’s.

 

A primeira lanchonete McDonald’s foi aberta em 15 de maio de 1940 na cidade de San Bernardino, no estado norte-americano da Califórnia, pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.

 

Os clientes do primeiro McDonald’s eram servidos nos próprios automóveis por garçonetes de patins. O primeiro cardápio era constituído de 25 itens, todos baseados no churrasco.

 

Percebendo que a maior parte do lucro vinha da venda de hambúrgueres, o McDonald’s resolveu montar um cardápio totalmente voltado para esse tipo de item. Aliás, não foi apenas o cardápio que mudou: os talheres foram substituídos por embalagens descartáveis, a cozinha passou a ser aberta para o público, os clientes começaram a fazer o pedido no balcão… Embora arriscada, a estratégia foi um sucesso e, desde então, o movimento não parou mais de crescer.

 

O homem que transformou o McDonald’s numa marca global foi o vendedor de máquinas para milk-shake Ray Kroc. Curioso com um pedido dos irmãos McDonald’s, Kroc resolveu conhecer pessoalmente a lanchonete. Ele ficou tão impressionado que resolveu abrir uma filial no estado de Illinois. O que aconteceu foi que em apenas seis anos, Kroc transformou a lanchonete de San Bernardino numa rede com 130 filiais espalhadas pelos Estados Unidos.

 

O primeiro hambúrguer vendido no McDonald’s custava apenas US$ 0,15 (isso mesmo: 15 centavos de dólar).

 

O Big Mac (o “sanduíche global” da rede, com o mesmo nome em todos os países) foi introduzido no McDonald’s em 1968. Ele foi criado em 1967 por um franqueado da rede de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

 

Com 939 pontos de venda, a operação brasileira é uma das maiores do mundo (dados de 2019). O primeiro restaurante da marca foi inaugurado no país em 1979.

 

O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países – os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o indiano Veg Mc Curry Pan, um pão retangular com vegetais (brócolis, milho, cogumelos e pimenta), cobertura de queijo e molho bechamel.

 

Na China, é servido o Mc Rice, sanduíche feito de pão, salada e… hambúrguer de arroz!

 

Em Israel, é servido um sanduíche kosher (preparado de acordo a lei judaica) chamado Mc Shawarma. Os ingredientes são hambúrguer de peru, vegetais e pão sírio.

 

O pão sírio é também um dos ingredientes do Mc Arabia Kofta, sanduíche servido na Arábia Saudita e países vizinhos. O sanduba leva carne bovina, salada e um molho à base de semente de gergelim.

 

Na Coreia do Sul, é servido o Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.

 

A carne do porco é também o principal ingrediente do Samurai Pork Burger, sanduíche servido na Tailândia.

 

O Kiwi Burger é servido na Nova Zelândia. Ao contrário do que você deve estar pensando, não existe nenhuma carne de ave neozelandesa (o kiwi é, aliás, uma ave típica do país) nos ingredientes. O Kiwi Burger leva apenas pão, carne, vegetais e ovos. Detalhe: um desses vegetais é a beterraba.

 

Vendido na Noruega, o McLaks é um sanduíche com pão, vegetais, molho e carne de salmão.

 

O Prosperity Burger (“Hambúrguer da Prosperidade”) é um sanduíche feito com pão, vegetais, hambúrguer e muita pimenta preta. É vendido na Malásia durante as comemorações do Ano Novo Chinês.

 

Servido no McDonald’s de Portugal, o Mc Marins é uma espécie de nugget feito com um peixe muito conhecido por aqui: o bacalhau.

 

Além de sanduíches, batata-fritas e refrigerantes, a filial Mexicana do McDonald’s serve burritos e tacos.

 

A afirmativa de que os japoneses gostam de experimentar sabores exóticos parece ser verdadeira. Tanto é que o cardápio do McDonald’s japonês é o mais variado do mundo. Você pode experimentar sanduíches de camarão, lagosta, ovo cozido, salsicha (o Mac Hot Dog) etc. Se quiser, pode ainda pedir uma macarronada para acompanhar. Por falar em macarrão…

 

O macarrão com molho de tomate é servido em diversos países, entre eles Itália e Filipinas.

 

Outro prato impensável no Brasil, mas comum em alguns países da Ásia e Europa é a sopa. Só em Portugal são servidas sete tipos de sopa, uma para cada dia da semana.

 

É difícil dizer qual o prato mais exótico do cardápio do McDonald’s. O candidato mais sério é, no entanto, o mingau – servido no café da manhã das filiais inglesas da rede.

 

Para os estrangeiros, o item mais exótico do cardápio das filiais brasileiras é o nosso conhecido pão de queijo. Outros produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil são o Cheddar McMelt e a torta de banana.

 

O maior fã do Big Mac é o norte-americano Don Gorske. Ele jura ter traçado 25 mil sanduíches ao longo da vida. Em um só mês, diz Gorske, foram 265 Big Macs – uma média de 8,5 por dia.

 

Você sabia que o Big Mac é usado pela revista The Economist para medir o poder de compra e o custo de vida em diversos países? E segundo o “índice Big Mac” da The Economist, o sanduíche servido no Brasil é um dos mais caros do mundo.

 

O primeiro Mac Dia Feliz foi criado no Canadá em 1977. Atualmente, a campanha acontece em mais de 20 países – inclusive no Brasil.

 

O primeiro garoto-propaganda do McDonald’s não foi o Ronald, mas outro palhaço bastante conhecido das crianças: Bozo.

 

A conhecida Universidade McDonald’s foi criada nos Estados Unidos em 1961 na cidade norte-americana de Elk Grove Village com o intuito de formar profissionais qualificados para trabalhar na rede. A primeira turma teve apenas 15 formandos.

 

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca McDonald’s está avaliada em US$ 33.5 bilhões, ocupando a sexta colocação no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

 

O McDonald’s está presente atualmente em 120 países. No total, são 32.700 lanchonetes, 600 delas no Brasil.

 

Ao todo, o McDonald’s possui 1.200 pontos de venda no Brasil, presentes em 21 estados, sendo 600 lanchonetes e 600 quiosques.

 

Acredite se quiser, mas o McDonald’s atende “apenas” 48 milhões de clientes por dia no mundo todo. No Brasil, são 1,6 milhões de atendimentos diários.

 

Desde que chegou no Brasil, em 1979, o McDonald’s fez mais de cinco bilhões de atendimentos.

 

A maior rede de lanchonetes do mundo é o McDonald’s, certo? Errado. A rede com maior número de lojas é a Subway, com  33.749 filiais em todo o planeta.

 

A última curiosidade: em 1984 era aberto um McDonald´s a cada 18 horas em todo o mundo; hoje, um novo é aberto a cada 4 horas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário