segunda-feira, 28 de setembro de 2020

25 CURIOSIDADES SOBRE A MULHER-MARAVILHA E OUTRAS HEROÍNAS DOS QUADRINHOS


Descubra nas próximas linhas curiosidades sobre a Mulher Maravilha e outras heroínas dos quadrinhos. Você sabia, por exemplo, que a Mulher Maravilha foi inicialmente batizada de Suprema? Sabia que Batgirl apareceu pela primeira vez na TV, não nos quadrinhos de Batman? Confira.

 

A personagem Mulher Maravilha foi criada em 1941 pelo psicólogo, advogado, pedagogo e inventor norte-americano William Moulton Marston. Sua primeira história foi publicada na revista All Star Comics.

 

Marston roteirizou praticamente todas as históricas da personagem até 1947, quando morreu aos 54 anos de idade.

 

Marston idealizou a Mulher Maravilha como filha da rainha das amazonas, uma tribo de mulheres guerreiras. Sua inspiração surgiu do mito grego das amazonas, cujas mulheres combatiam em pé de igualdade com os homens.

 

A Mulher Maravilha seria filha de Hipólita, uma rainha da mitologia grega. Os gregos acreditavam que Hipólita possuía um cinturão mágico cuja obtenção seria um dos Doze Trabalhos de Hércules.

 

Mandada para o mundo dos homens, a Mulher Maravilha tinha a missão de propagar a paz e a justiça. Mais tarde, ela se uniria a Batman, Super-Homem, Aquaman e outros heróis num grupo chamado Liga da Justiça.

 

Marston batizou a personagem de Suprema, mas em virtude da semelhança com o nome Superman, os editores da DC Comics resolveram chamá-la de Wonder Woman/Mulher Maravilha.

 

Antes de ser conhecida dos brasileiros como Mulher Maravilha, ela foi chamada de Super-Mulher e Miss América.

 

A Mulher Maravilha possui poderes como força sobre-humana, sentidos aprimorados e super velocidade. Uma de suas armas é o laço invisível. No seriado com Lynda Carter, ela costumava usar os braceletes como instrumento de defesa. No desenho animado da Liga da Justiça lançado nos ano 70, possuía um avião invisível.

 

Em 1976, estreou nos Estados Unidos uma série de televisão com a personagem. A Mulher Maravilha era interpretada pela atriz Lynda Carter, uma ex-miss Estados Unidos. Carter nasceu no estado do Arizona e possuía origem irlandesa e mexicana.

 

A versão dos anos 2010 da Mulher Maravilha foi interpretada pela atriz israelense Gal Gadot. A primeira vez em que ela apareceu como a personagem não foi no filme homônimo, de 2017, mas na produção Batman x Superman, de 2016.

 

Supergirl, outra heroína da DC Comics, surgiu em 1959 numa história do Superman. Ela seria uma prima do herói enviada de Krypton para a Terra com a finalidade de protegê-lo.

 

O nome original da personagem Supergirl é Kara Zor-El. Como nasceu no planeta Krypton, ela possuiu praticamente os mesmos poderes do Superman.

 

Lançado em 2015, a série Supergirl é protagonizada pela atriz norte-americana Melissa Benoist. Antes de Supergirl, Mellissa era conhecida pelos suas participações em Law & Order, Homeland, The Good Wife e, principalmente Glee, em que atuou em duas temporadas.

 

Também do universo DC, a super-heroína Batgirl surgiu primeiramente no seriado Batman, exibido nos anos 60. Só depois foi incorporado pelos quadrinhos. Ela era sobrinha do comissário Gordon.

 

A Batgirl da década de 1960 foi interpretada pela atriz Yvonne Craig. Embora tenha entrado somente na última temporada de Batman, a sua interpretação de Barbara Gordon foi bastante elogiada na época (não é sem motivos que ela se tornou a melhor Batgirl da história).

 

Antes de Barbara Gordon, houve outra Batgirl, que se tornou a heroína Labareda, do grupo Novos Titãs.

 

Criada por George Pérez (ilustrador de Crises nas Infinitas Terras) e Marv Wolfman (roteirista, também de Crise nas Infinitas Terras), a super-heroína Ravena é integrante do grupo Teen Titans, da DC Comics. Possui poderes movidos pela emoção e, por isso mesmo, é obrigada a praticar meditação para controlá-la. Foi criada numa dimensão paralela e tem como pai um demônio chamado Trigon.

 

Criação de Stan Lee e John Buscema, a Mulher-Hulk surgiu em 1979. Na história, a personagem transforma-se em Mulher-Hulk quando é alvejada por criminosos e recebe uma transfusão de sangue do primo Bruce Banner. Seu nome original é Jennifer Walters.

 

Curiosisamente, a Mulher-Hulk foi criada devido à suspeita de Stan Lee de que a Universal criaria a personagem no seriado O Incrível Hulk, com Bill Bixby e Lou Ferrigno. Se ela assim o fizesse, teria os direitos sobre o nome garantidos. Lee criou a personagem e lançou a sua revista, assegurando assim os seus direitos.

 

Descendentes da realiza russa, Natasha Romanov é uma espiã super-treinada e com habilidades especiais. Por ter tido vários maridos mortos em circunstâncias misteriosas, acabou sendo chamada de Viúva Negra. Participou de histórias do Homem-Aranha, Homem de Ferro, Demolidor, Capitão América, Wolverine e Vingadores. Foi criada por Stan Lee em parceria com o ilustrador Don Heck.

 

Criação de Stan Lee e Jack Kirby, a Feiticeira Escarlate surgiu em 1964 como uma vilão dos quadrinhos dos X-Men. Ela e o irmão Mercúrio trabalhavam para Magneto, de quem supostamente seriam filhos. Com o tempo, Lee e Kirby resolveram levá-los para o lado do bem e inseri-los no grupo Os Vingadores. Seu nome verdadeiro é Wanda Maximoff.

 

Por falar em X-Men, uma das mais antigas integrantes do grupo é a queniana Ororo Munroe, ou Tempestade. Reconhecida como uma mutante pelo professor Xavier, Tempestade tem o poder de controlar o clima. É capaz de criar tornados, tempestades e outros fenômenos climáticos num piscar de olhos. Foi criada em 1975 por Dave Cockrum e Len Wein.

 

Nos cinemas, Tempestade foi interpretada por Halle Berry, uma das mais conhecidas atrizes de Hollywood da atualidade. Berry também foi a protagonista de Mulher-Gato, um filme baseado na personagem da DC Comics.

 

O mais poderoso de todos os integrantes do X-Men é Jean Grey, também conhecida como Fênix. Criada em 1963 pela dupla Chris Claremnot e Dave Cockrum, ela é a única mulher da formação original do grupo. Namorada de Ciclope, ela possuía poderes cada vez mais incontroláveis. Tinha também dupla personalidade, transformando-se na Fênix Negra. Em uma história publicada pela Abril nos anos 1980, Fênix acaba se suicidando justamente para impedir que sua outra personalidade destrua os X-Men.

 

Nascida na imaginação de Chris Claremont e Michael Golden, a X-Men Vampira surgiu inicialmente como uma vilão nas histórias de Os Vingadores, em 1981. Foi educada por Mística, que queria introduzi-la no grupo Irmandade de Mutantes. Com o poder de absorver os poderes de outros super-heróis, ela acaba mudando de lado e se unindo aos X-Men. Seu nome verdadeiro é Anna Marie.

 

A primeira aparição da Mulher-Aranha foi em 1977, época em que foi criada por Jim Mooney e Archie Goodwin. Foi criada para preservar os direitos da Marvel sobre o nome da personagem, não tendo nada a ver como o Homem-Aranha. Na mesma época, protagonizou uma série de desenhos animados transmitidos no Brasil pela Globo. Seu nome é Jessica Miriam Drew.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Legião dos Heróis, Guia dos Quadrinhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário