terça-feira, 29 de setembro de 2020

18 INFORMAÇÕES E FATOS CURIOSOS SOBRE A TRAJETÓRIA DOS HEBREUS


Para entender o que é Patriarcado

Patriarcas eram uma espécie de "líder familiar" que possuía autoridade sobre os membros do seu grupo. Os grandes patriarcas bíblicos foram Abraão, Isaac, Jacó, José e Moisés. O primeiro patriarca foi Abraão, um homem natural da cidade caldeia de Ur que se instalou na Palestina.

 

Para entender o desenho de longa-metragem O Príncipe do Egito e o filme Os 10 Mandamentos, além da novela de mesmo nome

Essas produções contam a história do patriarca Moisés. Nascido no Egito, Moisés foi criado entre a nobreza. Ao descobrir as suas origens, ele lutou para libertar o seu povo da servidão e conduzi-lo de volta à Palestina. Os 10 mandamentos são as Tábuas da Lei que, segundo a Bíblia, foram dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai.

 

Entender a origem da Arca da Aliança, relíquia histórica mencionada no filme Os Caçadores da Arca Perdida

A Arca da Aliança guardava, segundo a tradição hebraica, as Tábuas da Lei dadas por Deus. Ela era mantida numa sala especial do templo, com acesso restrito aos sacerdotes.

 

Compreender a origem das celebrações da Páscoa

A palavra Páscoa se originou do hebraico Pessach, que significa "passagem". No Pessach, os judeus comemoram o êxodo dos hebreus do Egito sob a liderança de Moisés. Jesus teria sido crucificado na sexta-feira anterior e ressuscitado justamente durante as celebrações da Páscoa judaica.

 

Saber quem eram os Juízes

Moisés foi sucedido por um líder militar chamado Josué, o primeiro juiz. Foram vários os juízes: Gedeão, Sansão e Samuel.

 

Aprender quem foram os Reis

Terminado o período dos Juízes, o povo hebreu foi governado por reis como Saul, Davi e Salomão. Foi Salomão quem ordenou a construção do grande templo de Jerusalém, destruído durante a conquista dos babilônios.

 

Saber de onde veio a inspiração para o Templo de Salomão, um mega-templo da Igreja Universal do Reino de Deus construído em São Paulo

A grande inspiração veio do primeiro templo de Jerusalém que, segundo as Escrituras, foi erguido pelo rei Salomão e destruído por Nabucodonosor II durante a invasão da antiga Palestina pelos babilônios.

 

Aprender o que é a Torá

Torá é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh, o equivalente judaico da Bíblia.  Formada pelo Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, a Torá equivale ao Pentateuco cristão.

 

Conhecer mais sobre o Antigo Testamento bíblico

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Jeremias e Daniel, que foram escritos em aramaico. Possui 39 livros.

 

Entender melhor o que é o islamismo

Muitos profetas bíblicos - incluindo Abraão e Moisés - são reconhecidos pelo islã. Jesus não é considerado filho de Deus, mas um dos grandes profetas. Na tradição islâmica, Abraão teria tentado sacrificar Ismael e não Isaac. O episódio é narrado no livro bíblico do Gênesis.

 

Aprender a origem da palavra sábado

Sábado veio do latim sabbatum que, por sua vez, tem como origem o shabat hebraico. O shabat é o dia de oração e descanso para os judeus. Segundo a tradição, Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo (justamente o sábado), descansou.

 

Entender  a origem dos judeus

Os judeus teriam se originado da tribo de Judá, uma das 12 tribos israelenses. As tribos representam os 12 filhos do patriarca Jacó e são: Rúben, Simeão, Lei, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zeluão, José e Benjamin.

 

Saber como surgiu o Estado de Israel

A moderna nação israelense surgiu como estado democrático em 1948. O começo do Estado de Israel foi marcado pela imigração em massa de judeus sobreviventes do Holocausto. Os judeus representam quase 80% da população israelense.

 

Saber quais são as celebrações judaicas

Entre as datas mais importantes do judaísmo estão o Pessach (a Páscoa dos judeus), o Yom Kippur (Dia do Perdão), o Sukkot (Festa dos Tabernáculos) e o Bar Mitzvá (celebração em que o adolescente é aceito como membro da comunidade e se torna responsável por seus atos).

 

Saber como surgiu o Muro das Lamentações

O Muro das Lamentações é um dos locais sagrados dos judeus em Jerusalém. É o único vestígio do Segundo Templo de Jerusalém, construído pelo rei Herodes na época da dominação romana. O Muro teria sido destruído pelos romanos mais ou menos na época da diáspora.

 

Saber quem são os povos semitas

O conjunto dos povos semitas engloba os hebreus, árabes, fenícios, cananeus e hicsos. As línguas semitas são o hebraico, o árabe, o aramaico e o caldeu.

 

Conhecer a geografia do Oriente Médio

Ao estudar em detalhes a história dos hebreus, podemos aprender onde fica o Mar Vermelho, o Mar Morto, o rio Jordão, o Monte Sinai, a Península do Sinai, a cidade de Jerusalém e outros locais que hoje fazem parte do Oriente Médio.

 

Saber quem são as maiores personalidades judias da história

Além dos profetas, juízes e reis citados nos livros sagrados existem muitos judeus conhecidos. Entre escritores, artistas plásticos, filósofos, personalidades da TV e cineastas podemos citar: Marcel Proust, Karl Marx, Mark Zuckerberg, Clarice Lispector, Silvio Santos, Steven Spielberg, Marc Chagall, Moacyr Scliar, Woody Allen, Luciano Huck, Sigmund Freud, Tatiana Belinky, Gene Simmons (vocalista da banda de rock Kiss), Albert Einstein, Stan Lee, Natalie Portman, Dan Stulbach, Alen Ginsberg, Roberto Justus, Eva Wilma, Adolpho Bloch, Gertrude Stein, Franz Kafka, Will Eisner, Isaac Asimov, Hannah Arendt, Samuel Klein e Luciano Zsafir.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário