terça-feira, 15 de setembro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE O MAIS BELO DOS FELINOS: O TIGRE


O tigre é inegavelmente o maior e mais belo carnívoro da família dos felinos. É encontrado em praticamente todo o continente asiático, desde a Sibéria até a ilha de Sumatra. Veja nas linhas a seguir algumas interessantes curiosidades sobre sua distribuição geográfica, porte físico e hábitos.

 

Entre as subespécies de tigre estão o tigre-siberiano, tigre-do-sul-da-china, tigre-da-indochina, tigre-de-sumatra, tigre-de-bengala e tigre-malaio, além das espécies extintas tigre-do-cáspio, tigre-de-bali e tigre-de-java.

 

Os tigres são os maiores felinos que existem atualmente, chegando a pesar incríveis 300 quilos. O maior é o tigre siberiano, e o menor, o tigre-de-sumatra.

 

Os tigres são os maiores carnívoros do mundo, atrás apenas do urso polar e do urso pardo.

 

Os filhotes de tigres são completamente cegos durante a primeira semana de vida. Talvez seja por isso que a maioria não chega à idade adulta.

 

As listras dos tigres também são encontradas na pele, de modo que, se toda a sua pelagem fosse raspada, o seu padrão de revestimento ainda seria distinguível.

 

Não existem dois tigres com o mesmo padrão de listras. Elas funcionam como as digitais nos seres humanos, cujos padrões são únicos para cada indivíduo.

 

Os tigres eram encontrados em praticamente toda a Ásia, do mar Cáspio à Coreia, da Sibéria à Indonésia. Hoje estão restritos em nichos como a Índia e a ilha de Sumatra.

 

Tigres são excelente nadadores e, ao contrário da maioria dos felinos, gosta de se molhar.

 

Tigres são grande saltadores, podendo saltar 5 metros de altura e 6 metros de distância.

 

Os tigres são normalmente caçadores noturnos. Possuem visão até seis vezes mais apuradas do que os seres humanas. Devemos lembrar que, como são animais oportunistas, caçam de dia quando houver uma presa disponível.

 

Com patas grandes e totalmente acolchoadas, os tigres conseguem se aproximar silenciosamente das suas presas. O detalhe é que como conseguem se camuflar, às vezes são notados apenas na hora do bote.

 

Quando dois tigres se encontram após uma caçada, eles dividem a carne da presa. Quando se encontram em grupo, permitem que fêmeas e filhotes se alimentem primeiro.

 

Um tigre adulto é capas de consumir até 88 quilos de carne numa única refeição. Quando comem bastante, ele é capaz de passar até cinco dias sem se alimentar.

 

Tigres vivem em média de 10 a 15 anos, mas já foram registrados casos de indivíduos que chegaram aos 26 anos de idade em estado selvagem.

 

Tigres brancos não são albinos, e tampouco uma espécie separada. Eles possuem essa cor em virtude de um gene recessivo que afeta a pigmentação. Um detalhe: tigres brancos normalmente possuem olhos azuis.

 

Fontes: Wikipédia, Hypescience, Animal Planet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário