Localizada às margens do mar Báltico, a Estônia é um pequeno país europeu. Foi uma das 15 repúblicas da União Soviética. Possui uma formação étnica e linguística interessante. Veja nos tópicos a seguir alguns fatos curiosos sobre esse país de apenas 1,3 milhão de habitantes.
A Estônia possui 1,3 milhão de habitantes, quase 10 vezes menos do que a cidade brasileira de São Paulo.
A capital e cidade mais populosa é Tallin.
A população estoniana é formada por diversos grupos étnicos, sobretudo estonianos, seguidos de russos, ucranianos e bielo-russos.
A língua estoniana pertence ao fino-úgrico, um grupo diferente das demais línguas europeias. Está mais próxima do finlandês do que de línguas como o inglês e o português, ambas do grupo indo-europeu.
A Estônia possui um litoral de 3,9 mil quilômetros quadrados mas que, somado às 1.520 mil ilhas em sua costa, totaliza 45 mil quilômetros quadrados.
A Estônia foi um dos países bálticos que fizeram parte da União Soviética. Hoje é ao lado da Letônia e Lituânia membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
A religiosidade anda totalmente em baixa por lá, isso porque apenas 14% dos estonianos alegam possuir alguma religião.
Acredite se quiser, mas o transporte público de Tallin é totalmente gratuito. Qualquer cidadão pode se locomover de cima para baixo sem pagar absolutamente nada.
Praticamente todas as escolas da Estônia possuem conexão wi-fi.
Os serviços do governo são quase totalmente digitalizados. Tanto que, acredite se quiser, um estoniano gasta somente 3 minutos para declarar o seu imposto de renda.
Grande parte do território estoniano é formado por ilhas, além de florestas. As florestas, aliás, cobrem 50% de todo o seu território.
A Estônia possui a maior população de ursos pardos na Europa. Tanto que é comum ver esses bichos circulando perto de áreas urbanas (eles já foram vistos até mesmo nas proximidades do centro de Tallin).
O clima é ameno, pelo menos para os brasileiros. No verão, as temperaturas dificilmente ultrapassam os 25º Celsius. Durante o mês de fevereiro, auge do inverno, a temperatura média é de -9º Celsius.
Assim como em outros países do norte europeu, os dias são extremamente longos durante o verão (e as noites curtas no inverno, é claro). O sol pode brilhar durante nada menos que 18 horas em meados de junho, quando começa o verão estoniano.
O relevo é plano, com altitudes que dificilmente ultrapassam os 300 metros. O detalhe é que essa imensa planície estoniana é, assim como boa parte dos territórios bálticos, coberta por lagos.
Tallin, a capital, é a cidade medieval mais bem preservada do norte da Europa.
Assim como na Finlândia e outros países vizinhos, os estonianos adoram saunas.
O estoniano é um povo de estatura alta, com média de 1,69 metro para as mulheres e 1,80 metros para os homens.
Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Almanaque Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário