terça-feira, 22 de setembro de 2020

18 CURIOSIDADES SOBRE A MÚSICA E A CARREIRA DOS RAMONES


Considerada uma das maiores bandas de punk rock dos anos 1970 e 1980, o Ramones angariou um exército de fãs em todo o mundo. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades a seu respeito. Você sabia, por exemplo, que o Ramones fez mais de 2 mil apresentações ao longo de sua carreira?

 

O Ramones foi um grupo de rock formado na cidade norte-americana de Nova York – mais propriamente no bairro do Queens –, em 1974.

 

Dizem que o nome Ramones foi inspirado em Paul Ramon, um nome falso usado por Paul McCartney, dos Beatles, quando entrava num hotel ou tentava se esconder da imprensa.

 

A primeira apresentação da banda ocorreu num clube de música localizado na região de East Village, em Nova York. Chamado de CBGB, ele também foi o primeiro lugar onde o Stooges, New York Dolls e Velvet Underground se apresentaram pela primeira vez.

 

A banda começou com um trio formado por Joey Ramone, Dee Dee Ramone e Johnny Ramone.

 

Apesar de todos os membros fundadores (e os que vieram depois) usarem o sobrenome Ramone, eles tinham nomes/sobrenomes diferentes: Jeffrey Ross Hyman (Joey Ramone), Douglas Glenn Colvin (Dee Dee Ramone) e John William Cummings (Johnny Ramone).

 

O primeiro álbum da banda foi Ramones, lançado em abril de 1976 pelo selo Sire Records. Além de bem recebido pelo público, ele foi anos mais tarde classificado na posição 33 da lista 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, da revista Bilboard.

 

A primeira apresentação da banda no Brasil ocorreu na antiga casa de shows Palace, em São Paulo, em 1987.

 

Ao longo de toda a sua carreira, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações. A última ocorreu em 1996, em Los Angeles, estado norte-americano da Califórnia.

 

Os únicos integrantes que permaneceram da fundação (1974) até o final da banda (1996) foram Joey Ramone e Johnny Ramone.

 

O baterista que ficou mais tempo na banda foi Marky Ramone (que nasceu como Marc Bell). Ele tocou de 1978 a 1983 e de 1987 a 1996, somando 14 anos com o Ramones.

 

Segundo alguns ex-integrantes da banda, Joey Ramone costumava irritar os companheiros de banda por causa de suas manias, causadas por um transtorno obsessivo-compulsivo.

 

No final dos anos 70, Joey namorou uma garota chamada Linda Danielle. O problema foi que ela começou a ter um caso com Johnny, formando um trio amoroso estranho. Linda largou Joey e se casou com Johnny, passando a se chamar Linda Ramone. Dizem que os dois músicos sempre se odiaram por causa disso.

 

Dee Dee Ramone chegou a sair da banda para gravar com o nome Dee Dee King, um disco de rap. Lançado em 1989, o álbum Standing in the Spotlight foi um dos grandes fracassos da história da música. Não agradou nem o público, nem a crítica.

 

O Ramones foi o primeiro grupo punk a ser eleito para o Hall of Fame do Rock and Roll, antes de dois grupos lendários: Sex Pistols e The Clash.

 

Você sabia que o chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain dedicou o seu livro Kitchen Confidential (“Cozinha Confidencial”, em português) à banda?

 

Quando Joey Ramone faleceu, os membros sobreviventes do grupo prometeram nunca mais se apresentarem juntos novamente.

 

Os Ramones apareceram num episódio da série animada Os Simpsons tocando no aniversário do milionário ranzinza Sr. Burns.

 

A camiseta com os dizeres Ramones se tornou um símbolo pop, vendendo mais do que os álbuns da banda. Até hoje é comum encontrar pessoas, mesmo que não sejam fãs da banda, usando essa camiseta.

 

Fontes: Wikipédia, Vix, Wiplash.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário