quinta-feira, 24 de setembro de 2020

12 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM E O MITO DE DOM QUIXOTE


Dom Quijote de La Mancha, ou Dom Quixote, é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, cuja primeira edição foi publicada em Madrid, em 1605. Narra a vida e as aventuras do personagem que lhe dá. Veja nas linhas abaixo algumas curiosidades sobre Dom Quixote.

 

Dom Quixote é dividido em duas partes, a primeira publicada em 1605 e a segunda, em 1615.

 

No espaço de publicação entre a primeira e segunda parte, surgiu uma continuação não autorizada publicada por um autor de pseudônimo Allonso Fernández de Avellaneda. Consta que Cervantes não teria gostado nem um pouco disso, fazendo questão que o protagonista fosse morto na segunda parte para que ninguém escrevesse outra continuação.

 

É considerado o melhor livro em língua espanhola de todos os tempos, muito à frente do segundo colocado, Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez.

 

Dom Quixote foi traduzido para mais de 50 línguas. Com mais de 410 anos, é provável que só esteja atrás da Bíblia na lista de maiores best-sellers de todos os tempos.

 

A versão em espanhol do livro possui 1.000 páginas, lidas ininterruptamente num evento anual que ocorre em Madrid. A declamação dura 48 horas e conta com diversos leitores, que se revezam até o último parágrafo.

 

Dom Quixote é uma espécie de paródia dos romances de cavalaria, que estiveram em moda durante o final da Idade Média. Eles relatavam as aventuras e atos de coragem dos cavaleiros medievais e envolviam temas como a busca do Santo Graal.

 

Cem dos mais renomados escritores do mundo escolheram Dom Quixote como o maior romance de todos os tempos – melhor até do que Em Busca do Tempo Perdido, de Alan Proust, e A Metamorfose, de Franz Kafka – numa enquete promovida pelo Instituto Nobel, divulgada em 2012.

 

O escritor brasileiro Monteiro Lobato publicou em 1936 o livro Dom Quixote das Crianças, em que conta a história do fidalgo pelo ponto de vista de dona Benta, do Sítio do Pica-pau Amarelo.

 

A Associação dos Editores de Madrid lançou recentemente uma campanha em que Dom Quixote é atacado e morto por um dos personagens do game Angry Birds. Nessa mesma, campanha, o Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, é baleado num cenário de Call of Duty. A campanha criticava a troca de livros por games e smartphones.

 

Acredita-se que Cervantes tenha se inspirado no tio de sua esposa, Catalina de Salazar e Palacios, para dar nome e compor a aparência do personagem. Esse tio se chamava Alonso de Quesada e Salazar.

 

O episódio em que Quixote luta contra moinhos de vento alegando serem monstros inspirou a expressão “lutar contra moinhos de vento”, que significa realizar esforços em vão ou atacar inimigos imaginários.

 

La Mancha é uma região localizada no centro da Espanha, onde se localizam cidades como Albacete, Cidade Real, Cuenca e Toledo.

 

Fontes: Wikipédia, Aventuras na História, Superinteressante

 

Um comentário: