segunda-feira, 18 de maio de 2020

12 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE O BUDISMO

Estátua de Buda

Percorra as próximas linhas e descubra alguns fatos curiosos sobre o budismo, doutrina fundada por Sidarta Gautama, o Buda.

 

Ao contrário do que muita gente imagina, o budismo não surgiu na China, mas na Índia, um país tradicionalmente hindu. Seu fundador se chamava Sidarta Gautama, conhecido como Buda.

 

Buda não é um nome, mas um título. Quer dizer simplesmente “o iluminado”, aquele que alcançou a iluminação.

 

Buda pregou sua doutrina na Índia durante 45 anos. Só mais tarde o budismo chegaria na China, Japão, Tailândia, Coreia e outras regiões da Ásia.

 

O budismo é uma das religiões com maior número de adeptos no mundo, atrás somente do cristianismo, islamismo e hinduísmo.

 

Politeístas e monoteístas podem estranhar, mas o budismo é uma religião sem deuses.

 

Os budistas pregam que o ser humano está condenado a reencarnar repetidamente e passar pelas dores e sofrimentos do mundo material. O que ele faz nessa vida pode refletir em suas sucessivas vidas futuras. É o chamado carma.

 

O budismo tem algumas semelhanças com o hinduísmo. Uma delas é justamente a crença na reencarnação. Os budistas pregam que os maus podem voltar para a Terra na aparência de um vegetal ou animal inferior. Já os bons, retornam melhores, em escalas mais elevadas da evolução.

 

Acredita-se que Buda tenha nascido 547 vezes antes de atingir a chamada iluminação.

 

Outros princípios que unem hinduísmo e budismo são a humildade e os votos de pobreza. Na concepção do budismo, os bens materiais e os prazeres da carne podem afastar o ser humano do caminho da iluminação.

 

O dalai lama é o líder do budismo tibetano, praticado no Tibete, região que atualmente faz parte da China. Dalai lama significa Caminho de Sabedoria.

 

Existe uma simpatia (por sinal, muito difundida no Brasil) que é mais ou menos assim: ponha a imagem de Buda – ou de uma divindade budista – em um pires e de costas para a porta. Deposite algumas moedas no pires e aguarde o Buda atrair a boa sorte e a fortuna.

 

O budismo influenciou diversos pensadores contemporâneos, principalmente o alemão Arthur Schopenhauer. Foi Schopenhauer, aliás, quem introduziu o budismo no pensamento filosófico ocidental.

 

Entre as personalidades budistas estão Cláudia Raia, Edson Celulari, Oliver Stone, Richard Gere e Tina Turner.


VEJA TAMBÉM: 18 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E OS ENSINAMENTOS DE BUDA, 20 FATOS, INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O HINDUÍSMO, 12 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O MOVIMENTO HARE KRISHNA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário