domingo, 31 de maio de 2020

12 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE A DESCONHECIDA MAURITÂNIA

Bandeira da Mauritânia

Situada no norte da África, a Mauritânia faz fronteira como países como Mali e Senegal. Detalhe: a maior parte de seu território é coberto pelo deserto do Saara. Percorra as linhas a seguir e veja algumas curiosidades interessantes sobre esse país árido e escassamente povoado.

 

O nome oficial do país é República Islâmica da Mauritânia.

 

A palavra Mauritânia vem da antiga região que corresponde à costa mediterrânea do Marrocos, Argélia e ilhas como Celta. Ela foi incorporada pelo Império Romano em 40 depois de Cristo. Curiosamente, a antiga Mauritânia tem mais a ver com o Marrocos do que com o moderno estado da Mauritânia.

 

A capital e cidade mais populosa do país é Nouakchott.

 

A Mauritânia possui em torno de 4 milhões de habitantes, concentrados principalmente no litoral.

 

As línguas oficiais são o árabe e o francês.

 

A religião predominante é o islamismo de vertente sunita.

 

A maior parte do país é coberto pelo deserto do Saara.

 

O analfabetismo atinge 44% da população e a taxa de mortalidade infantil é elevadíssima: 72 por mil.

 

A Mauritânia foi durante décadas colonizada pela França, conquistando sua independência somente em 1960.

 

Os padrões de beleza são um pouco diferentes dos nossos. Assim como em muitos países da África, os homens da Mauritânia preferem mulheres mais gordinhas. A busca pelo “padrão obeso” é tão grande que algumas mulheres tomam remédios para engordar e “se tornar atraentes”.

 

Existe na Mauritânia uma formação geológica muito peculiar. Chamada de Estrutura de Richat, ela possui formato em espiral (lembra um bocado uma concha de amonite). O curioso é que só pode ser vista em sua totalidade do espaço.

 

Acredite se quiser, mas a Mauritânia foi o último país do mundo a abolir a escravidão, o que ocorreu somente em 1981. Acredita-se, no entanto, que ela continua sendo praticada e que 20% da população ainda viva sob esse regime.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Mundo Estranho.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário