quinta-feira, 14 de maio de 2020

12 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O BENIM, O ANTIGO DAOMÉ

Bandeira do Bênin

Localizado na fronteira com o Níger, entre outros países, o Benim é uma das menores nações da África. Era antigamente chamado de Daomé, local de onde partiram muitos escravos em direção ao continente americano. Descubra nas próximas linhas algumas características, fatos e curiosidades do Benim.

 

A capital constitucional do Benim é a cidade de Porto Novo, mas a sede do governo é Cotonou. Detalhe: Cotonou é também a maior cidade do país.

 

As cidades mais populosas do Benim são, pela ordem: Cotonou, Abomei-Calavi e Porto-Novo.

 

A maior parte da população vive na planície costeira do país, onde estão localizadas cidades como Porto-Novo e Cotonou.

 

A sua população de 10 milhões de pessoas (2 milhões a menos do que a cidade brasileira de São Paulo) é formada por mais de 40 etnias, sendo as principais a iorubá, fula, fon, bariba e aja.

 

Quarenta por cento da população do Benim é cristã, e 25% muçulmana. O restante não segue nenhum denominação religiosa ou pertence a algum grupo religioso étnico.

 

O Benim é considerado o berço do vodu, uma das religiões tribais mais praticadas por lá. Com o tráfico negreiro, o vodu se espalhou por diversos países da América, principalmente Haiti e Estados Unidos.

 

O idioma oficial é o francês, mas são faladas diversas línguas locais.

 

Enquanto o sul/planície costeira do Benim é quente e úmido, o norte possui clima mais seco. As estiagens são comuns na região de fronteira com o Níger.

 

O Benim é um país jovem, cuja independência da França foi conquistada apenas em 1960. Antigamente, era chamado de Daomé – ou Daomé Francês, durante a dominação francesa.

 

O Daomé foi um reino africano fundado no século XVII, e que durou até o início do século XX, quando foi conquistado pela França.

 

O antigo Daomé  e regiões vizinhas foi durante décadas um importante ponto de tráfico de escravos para o Brasil. Milhares de pessoas de etnias como ioruba, jeje, mina e tapa saíram dessa região no chamado Ciclo da Costa da Mina da escravidão para o Brasil.

 

Somente em 1975 o Daomé adotou o nome Benim, o mesmo nome da Costa do Benim, faixa litorânea da África onde fica o país.

 

Um dos locais mais interessantes do Benim é a aldeia de Ganvie, onde vivem cerca de 20 mil pessoas em palafitas sobre o lago Nokoue. O único meio de transporte por lá é o barco.

 

Fontes: Wikipédia, Netsaber, National Geographic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário