quinta-feira, 28 de maio de 2020

15 INFORMAÇÕES INTERESSANTES E CURIOSAS SOBRE O BURUNDI

Bandeira do Burundi

O Burundi é um país da África Central que faz fronteira com a Tanzânia, República Democrática do Congo e Ruanda. Possui população menor do que a cidade de São Paulo. Mas possui uma história e uma geografia humana interessante. Saiba mais nas curiosidades que nós selecionamos nas linhas abaixo.

 

Burundi significa “o povo rundi”.

 

Burundi é um país jovem, cuja independência da Bélgica foi conquistada somente em 1962.

 

As línguas oficiais são o francês e o kirindu, uma língua do ramo banto.

 

A população do Burundi foi calculada em 9,5 milhões de pessoas em 2016 (menos do que a cidade de São Paulo).

 

A capital e cidade mais populosa do país é Bujumbura. A segunda cidade mais populosa é Muyinga, seguida por Ruyigi.

 

A maior parte da população (90%) é cristã, com predominância de católicos romanos.

 

Acredite se quiser, mas apenas 12% da população vive em áreas urbanas. O Burundi possui a menor taxa de urbanização do mundo. Menos de 10% das estradas são asfaltadas.

 

Mais de 70% da população é subnutrida (as pessoas de maneira geral consomem cerca de 1600 caloria, quando o recomendável seriam 200 Kcal). A esperança de vida chega a apenas 50 anos.

 

O Burundi é um país pobre em recursos naturais e com um setor industrial pouco desenvolvido. A parca atividade industrial concentra-se na capital Bujumbura.

 

A configuração étnica do Burundi é semelhante a da vizinha Ruanda, onde existe uma forte divisão entre hutus (maioria) e tutsis (minoria). Vários episódios de violência étnica ocorreram desde a independência, em 1962, deixando em torno de 200 mil mortos.

 

O curso d’’água que dá origem ao rio Nilo fica no Burundi, mais propriamente nas montanhas do leste do país.

 

O ponto culminante do país é o monte Heha, com 2.670 metros de altitude. Devemos lembrar que o Burundi é um país montanhoso, com altitude média de 700 metros.

 

O clima é equatorial de altitude, com temperaturas que variam entre 17º e 24º Celsius.

 

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos estrangeiros que chegam ao Burundi é a altura da população. Enquanto os homens medem em torno de 1,93 metro, as mulheres medem 1,75 (com o detalhe de que é nesse país que existe a maior diferença de altura entre os gêneros em todo o mundo).

 

Fontes: Wikipédia, UOL Educação, Sua Escola, Huffpost Brasil, Amantes de Viagem.

 

2 comentários: