segunda-feira, 25 de maio de 2020

40 COSTUMES CULTURAIS DOS EUROPEUS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Hábitos europeus à mesa

Você sabia que belgas, alemães e ingleses, entre outros povos europeus, são extremamente pontuais em seus compromissos? Saiba que os alemães odeiam excesso de ruídos? E que espanhóis não veem com bons olhos pessoas desleixadas? Veja nos tópicos a seguir alguns hábitos culturais europeus que nós, brasileiros, devíamos conhecer.

 

Os alemães são pontuais com os compromissos, obedecem rigorosamente à lei e agem com precisão em suas tarefas. Tentar dar uma de esperto e achar que pode jogar bituca de cigarro em qualquer lugar é atrair a antipatia deles.

 

Alemães e outros europeus tem um hábito difícil de entender para muitos brasileiros: não confundem relações pessoais com relações de trabalho. A familiaridade de uma festa é logo substituída pelo formalismo e as exigências do trabalho no dia seguinte.

 

Bater em crianças pode trazer sérios problemas na Alemanha. Seja na escola ou em casa, a pessoas que agredir uma criança correrá o risco de ser presa.

 

Alemães odeiam ruídos em excesso. Festas barulhentas podem levar um anfitrião para a polícia. Exige-se silêncio absoluto em casa entre as 22h e 6h.

 

As principais regiões da Bélgica são Valônia e Flandres. Confundir ou fazer comparações entre valões e flamengos são gafes imperdoáveis. Isso ocorre porque os habitantes desse país se consideram primeiro valões ou flamengos antes de belgas.

 

Belgas adoram batatas fritas. Existe até um museu dedicado a esse tipo de alimento no país.

 

Assim como na Holanda, Alemanha, Reino Unido e outros países, os belgas detestam atrasos. Eles ficarão incomodados se você se atrasar para um compromisso, ainda que seja um atrasinho de cinco minutos.

 

Pessoas que se vestem com desleixo são muito mal vistas pelos espanhóis. Eles não só reparam como julgam os outros pelo seu modo de vestir.

 

Espanhóis tem o hábito de fazer piada sobre os habitantes de outras regiões do país (os andaluzes, por exemplo, dizem que os catalães são avarentos). O problema é que eles consideram desrespeitoso que um estrangeiro se expresse da mesma maneira. É melhor fazer-se de desentendido se estiver fazendo intercâmbio ou mesmo morando no país.

 

A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da Espanha é a paella.

 

Um dos produtos mais consumidos na Espanha (e fácil de encontrar em qualquer mercado), é o jamón – presunto produzido com a pata traseira do porco.

 

Não existe nada mais comum do que os tapas. É engano pensar que tapas são pratos ou aperitivos específicos. Tapas são simplesmente o nome que os espanhóis deram ao nosso conhecido tira-gosto. O nome tapa vem do verbo tapar, e surgiu durante a Idade Média, quando os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima.

 

Os portugueses são grandes consumidores de frutos do mar e peixes, tanto que um dos pratos típicos é a açorda de mariscos. Um dos peixes mais consumidos é o bacalhau, um velho conhecido dos brasileiros. O caldo verde – que é preparado com azeite, linguiça, couve, batatas e caldo de galinha ou de carne – é também bastante popular.

 

Doces preparados com ovos são comuns na culinária portuguesa. Os mais conhecidos são o pastel de belém e o pastel de Santa Clara. O pudim abade de priscos é uma das sobremesas mais apreciadas.

 

Os franceses jamais usam palito de dente em público. Eles consideram vulgar.

 

Ao contrário dos brasileiros, os franceses - assim como a população de vários países europeus, cabe aqui frisar - não escovam os dentes depois do almoço. O máximo que eles fazem é mascar um chiclete.

 

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos franceses e de outros europeus quando estão no Brasil é o habito de pegar sanduíches com guardanapos. Eles pegam com a mão, com o detalhe de que nem sempre tomam o cuidado de lavá-las.

 

Outro hábito brasileiro que chama a atenção é o banho diário. A maiorias dos povos asiáticos e europeus não costumam tomar banho todos os dias.

 

Holandeses e outros povos do norte da Europa usam poucas palavras e certamente olharão com estranheza quem fala demais (e usa palavrões, vale aqui ressaltar). O que também não pega bem é o excesso na gestualidade.

 

As ciclovias são bastante populares na Europa Ocidental. Os holandeses usam bicicletas diariamente, inclusive nos meses mais frios do ano.

 

Os irlandeses são muito francos. A franqueza é muito bem vista no país. Se eles disserem algo que você não gostou, fique na sua.

 

Você  sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

 

Pode parecer paradoxal, mas os italianos odeiam quem ostenta demais. Falar sobre suas posses, conquistas e feitos pode não ser legal na terra dos automóveis esportivos de luxo.

 

Evite usar England ou english nas conversas enquanto estiver no Reino Unido. Para os britânicos, o país deve ser chamado apenas de United Kingdom.

 

Durante passagem pelo Reino Unido, nunca chame uma pessoa que acabou de conhecer pelo primeiro nome. Esse tipo de tratamento só é permitido quando você tiver intimidade com a pessoa. Os britânicos preferem chamar alguém por Mr. Silva ou Mrs. Silva.

 

Britânicos odeiam pessoas que encostam demais, dão tapinhas nas costas e ficam tocando o seu interlocutor. Falar alto demais também é sinal de grosseria.

 

Apontar, fazer comentários e principalmente criticar o vestuário alheio é considerado uma grosseria  no Reino Unido. As pessoas podem sair de pijama na rua que ninguém dará bola.

 

Assim como em todo o Reino Unido (e em  países como Austrália, Índia e Japão), o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

 

O prato mais comum na Inglaterra (e em boa parte do Reino Unido) é o chamado fish and chips, ou peixe com batatas fritas. Os ingleses normalmente compram esse tipo de prato para comer em outro lugar (take away). Os peixes mais consumidos são o bacalhau e o haddock.

 

Os banheiros de países como Irlanda, Reino Unido e Bélgica, entre outros, não possuem lixeira. Os europeus de modo geral descartam o papel higiênico na privada e depois dão descarga.

 

Os russos são extremamente patriotas. Comentários negativos sobre o país e sobre a sua relação com o Ocidente é considerado ofensa.

 

Os russos cuspem bastante (ele tem o hábito supersticioso de cuspir três vezes por cima do ombro, por exemplo), mas não veem com bons olhos os espirros.

 

Deixar restos de comida no prato de anfitriões russos é considerado rude. Eles certamente se incomodarão com isso.

 

Assobiar para uma mulher bonita é cúmulo da grosseria e desrespeito. Na Rússia, assobia-se apenas para as prostitutas.

 

Os romenos tomam sopa quase todos os dias, de preferência acompanhada por um pedaço de pão. Outro prato comum nas mesas da Romênia é a moussaka, uma espécie de lasanha com fatias de berinjela e carne moída (de origem turca, a moussaka é comum em países como Bulgária, Grécia, Sérvia e, claro, Turquia).

 

Os islandeses tem o hábito (um pouco estranho para nós) de deixar os bebês do lado de fora dos cafés e restaurantes. A impressão dos desavisados turistas é de que as crianças foram abandonadas.

 

Como apreciam muito a natureza, os suecos não gostam de pessoas que maltratam animais. Noruegueses, finlandeses e dinamarqueses não são diferentes. Tratar mal um animal é correr o risco de adquirir inimizades.

 

Quer ser xingado por um sueco? Fácil: é só jogar detritos no chão, ainda que seja a bituca de um cigarro. Os suecos não só mantém as ruas limpas como possuem um grande respeito pelo espaço público.

 

Assim como os suecos, os suíços tem um senso de limpeza exemplar. Para atrair o olhar reprovador dos habitantes desse país, basta fazer coisas como jogar papel ou bituca de cigarro no chão. Não limpar o cocô do cãozinho de estimação é outro comportamento altamente reprovável (detalhe: muitas cidades possuem saquinhos para essa finalidade junto às lixeiras).

 

Os suíços possuem um armarinho para guardar os sapatos na entrada de casa. É que eles não costumam usar sandálias e tampouco sapatos dentro de suas casa. Mesmo as visitas são obrigadas a tirar o sapato quando chegar na residência de seu anfitrião.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário