sábado, 23 de maio de 2020

26 CURIOSIDADES SOBRE A DKW E OUTRAS MARCAS DE AUTOMÓVEIS DO PASSADO

Automóvel DKW

Descubra nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre os automóveis e marcas que circularam nas ruas brasileiras, sobretudo entre o final dos anos 1950 e início dos 1970. Descubra detalhes – alguns bastante interessantes, cabe aqui frisar – sobre a Simca, DKW, Willys Overland e Karmann-Ghia, entre outras.

 

A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e é oriunda do grego autos, que significa “por si só” e do latim mobilis, que quer dizer “móvel”.

 

O primeiro veículo motorizado do mundo foi um modelo com motor a gasolina produzido pelo alemão Karl Benz, em 1885.

 

O primeiro automóvel a desembarcar no Brasil foi um modelo Peugeot Type 3 importado por Santos Dumont em 25 de novembro de 1891.

 

O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1897 e envolveu o famoso poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.

 

O primeiro carro montado no Brasil foi o Ford “T”, em 1919.

 

O primeiro automóvel inteiramente fabricado no Brasil foi a Perua DKW, que começou a circular em 15 de novembro de 1957.

 

O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF (Kraft Durch Freude, que significa "Força Através da Alegria").

 

O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950. Fabricados na Alemanha, as 30 unidades foram importadas pela família paulista Matarazzo.

 

Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças e montava o automóvel.

 

O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.

 

A Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) foi um fabricante brasileiro que produziu sob licença os veículos da alemã DKW. Entre os modelos produzidos pela Vemag estão o cupê Fissore, o Caiçara, o Belcar e o Vemaguete.

 

Por falar em DKW, ela foi uma fabricante alemã de automóveis. Fazia parte do grupo Union, que integrava marcas como Horch, Wanderer e Audi. Comprada pela Volkswagen, a única marca que sobreviveu foi a Audi.

 

O DKW-Vemag Belcar era inicialmente chamado de Grande DKW-Vemag, mas acabou ganhando a denominação de Belcar – uma abreviação da expressão inglesa “beautiful car”.

 

Subsidiária da marca francesa Simca, a Simca do Brasil produziu modelos como o Simca Chambord, Simca Jangada, Présidence, Alvorada e Esplanada.

 

O primeiro Simca produzido no país foi o Chambord, em 1959. Ele serviu de base para todos os modelos Simca brasileiros, inclusive o Esplanada – seu sucessor definitivo.

 

Comprada pela norte-americana Chrysler, a Simca durou até a segunda metade dos anos 1960. Os últimos Alvoradas e Esplanadas saíram de fábrica como marcas da Chrysler do Brasil.

 

Sediada em São Bernardo do Campo – onde antes funcionava a fábrica da Simca –, a subsidiária brasileira da Chrysler produziu vários modelos com a marca Dodge. São eles: Dodge Dart, Dodge Charger e Dodge 1800.

 

A Chrysler produziu automóveis no Brasil até o início dos anos 1980, quando foi comprada pela Volkswagen. A antiga fábrica de São Bernardo do Campo começou a produzir caminhões da Volkswagen, mas, com o tempo, foi demolida. No local onde funcionou as fábricas da Simca, Chrysler e Volkswagen Caminhões funciona hoje (maio de 2018) um gigantesco depósito das Casas Bahia.

 

Fundada em 1952, também em São Bernardo do Campo, A Willys Overland do Brasil montou os jipes Universal, o Itamaraty, o Aero-Willys, o Dauphine/Gordini, a Rural e o esportivo Interlagos.

 

A Willys Overland foi adquirida pela Ford que, por algum tempo, produziu seus automóveis com a marca Ford-Willys.

 

Um dos veículos mais populares da Willys foi a Rural, que continuou sendo fabricada pela Ford até o começo dos anos 80. Surgida nos Estados Unidos, a Rural foi fabricada em diversos países. No Japão, foi produzida pela marca Mitsubishi.

 

A Karmann-Ghia surgiu a partir da união da marca italiana Ghia com a alemão Karmann. Detalhe importante; os automóveis da Karman-Ghia foram produzidos pela alemã Volkswagen.

 

A fábrica da Karmann-Ghia brasileira foi inaugurada em 1960 na cidade de São Bernardo do Campo. Os primeiros automóveis saíram da linha de produção em 1962, sendo fabricados até a primeira metade dos anos 1970.

 

A fábrica da Karmann-Ghia ainda funciona em São Bernardo do Campo. O último veículo a sair da sua linha de montagem foi um Land Rover Defender, em 2006.

 

A FNM (ou Fêneme) foi uma empresa fabricante de motores de capital nacional. Como o próprio nome indica, FNM significava Fábrica Nacional de Motores. Seus produtos mais conhecidos foram os caminhões FNM 210, que circularam durante muito tempo nas estradas.

 

Com sede na cidade fluminense de Duque de Caxias, a Fábrica Nacional de Motores foi comprada pela italiana Alfa-Romeo que, mais tarde, foi adquirida pela também italiana FIAT. Durou até 1985, quando a FIAT resolveu encerrar as operações da FNM.

 

Os automóveis esportivos Puma surgiram em 1965, no interior de São Paulo. O primeiro modelo foi o GT Malzoni, uma homenagem a Rino Malzoni, um dos seus fundadores. O modelo só foi rebatizado como Puma em 1967.

 

Uma curiosidade: os automóveis Puma utilizaram mecânica DKW, Volkswagen e General Motors. A marca durou até 1999, quando foi retirado do mercado o último veículo (um caminhão, na verdade) Puma.

 

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