segunda-feira, 25 de maio de 2020

18 CURIOSIDADES SOBRE O GRÃO-DUCADO DE LUXEMBURGO

Bandeira de Luxemburgo

Luxemburgo é um país da União Europeia encravado entre Alemanha, Bélgica e França. Possui uma renda per capita extremamente elevada. Mas o que você sabe a respeito desse pequeno país? Confira nas linhas seguintes algumas curiosidades e fatos extraordinários sobre Luxemburgo.

 

Luxemburgo é também conhecido como Grão-ducado de Luxemburgo. Sua capital é a cidade de Luxemburgo.

 

É um dos menores países da Europa, ao lado de Malta, San Marino, Andorra e outros.

 

Luxemburgo é uma Monarquia Constitucional Parlamentar regida por um grão-duque e governada pelo primeiro-ministro e um parlamento. É o único grão-ducado do mundo.

 

Luxemburgo foi um dos países fundadores da União Europeia, ao lado de Alemanha, França, Bélgica, Itália e Holanda.

 

Com cerca de 600 mil habitantes em 2018, Luxemburgo possui uma das menores populações da Europa.

 

A população de Luxemburgo é, vamos assim considerar, trilíngue. Além do luxemburguês, idioma mais falado na intimidade dos lares, eles falam francês e alemão. O inglês é também ensinado nas escolas e muito utilizado nos negócios.

 

O português é uma das cinco línguas mais faladas no país em virtude do grande fluxo de imigrantes portugueses para lá (eles representam 17% da população local).

 

Embora seja um país laico, a maior parte da população é católica apostólica romana.

 

Luxemburgo é um dos maiores centros financeiros do mundo, onde atuam cerca de 200 bancos. Um detalhe: embora seja um paraíso fiscal que recebe investimentos de grandes multinacionais, a transparência é cada vez maior por lá.

 

O grupo Radio Television Luxembourg é o maior produtor de rádio e televisão da Europa. Ele detém nada menos que 54 canais de televisão e 29 estações de rádio.

 

Acredite se quiser, mas quase metade da força de trabalho de Luxemburgo, vem de outros países. São franceses, alemães e belgas que cruzam a fronteira quase todos os dias para trabalhar lá.

 

É também difícil de acreditar, mas o salário mínimo em Luxemburgo é de aproximadamente 1.800 euros (mais de 7.000 reais em valores de 2019).

 

Com 43 mil dólares por ano, Luxemburgo possui a maior renda per capita da Europa.

 

Com 646 automóveis para cada 1.000 pessoas, Luxemburgo é o país com maior número de proprietários individuais de carros do mundo. A marca preferida é a Volkswagen.

 

O primeiro-ministro Xavier Bettel foi o primeiro líder da União Europeia a se casar com uma pessoa do mesmo sexo. Ele e seu parceiro Gauthier Destenay casaram-se em 2015. Quando foi aprovada, a união homossexual obteve o apoio de 83% da população.

 

O suicídio assistido e a eutanásia são legalizados em Luxemburgo.

 

O prato nacional é o bouneschlupp, uma mistura de sopa de feijão verde com batatas, bacon e cebola. As aguardentes de ameixa estão entre as bebidas mais apreciadas pela população.

 

Os principais pontos turísticos são o Palácio Ducal, a torre de Vauban, a Catedral de Notre Dame, a Avenue de La Liberté e a Ponte Adolphe.

 

Fontes: Wikipédia, Nômades Digitais, NetSaber, Random Facts.

 

Um comentário: