domingo, 31 de maio de 2020

50 CURIOSIDADES SOBRE 50 EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS

Logotipos de empresas

Descubra algumas curiosidades interessantes sobre empresas como Microsoft, Google, MTV, BMW e FIAT, entre outras. Saiba mais sobre a origem, o significado dos nomes e as peculiaridades de 50 grandes empresas brasileiras e estrangeiras.

 

O nome Google nasceu da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar o quanto a internet é imensa.

 

O Twitter é a terceira rede social mais usada do mundo, atrás apenas do Facebook e do Whatsapp.

 

A Apple foi fundada em 1974 por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computer. O nome é uma homenagem à gravadora Apple, fundada pelo grupo The Beatles.

 

O nome original da Microsoft era Micro-soft. O nome nasceu da união das palavras “microcomputador” e “software”.

 

A empresa de desenhos animados Pixar foi fundada como uma companhia de softwares para efeitos especiais de filmes de ficção científica.

 

A MTV pertence ao grupo Viacom, do qual também fazem parte a Nickelodeon, a Paramount Pictures, a Dreamworks, o CMT, a UIP e a CBS. Detalhe: a MTV Brasil pertencia ao Grupo Abril.

 

O maior conglomerado de entretenimento do mundo é o norte-americano Walt Disney Company. Fundado por Walter Elias Disney (o criador de Mickey Mouse), a Disney é proprietária de estúdios de cinema, estúdios de animação, emissoras de TV, rádios, distribuidora de filmes e parques de diversões. Entre as empresas recém-adquiridas pela Disney estão a Pixar e a Marvel.

 

Fundada com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K., a japonena Sony é outro grande conglomerado de entretenimento. Além de proprietário da gravadora Sony Music, ela detém as marcas Columbia Tri-Star, Playstation e Sony Ent. Television. A Sony é, ao lado da coreana Samsung, uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo.

 

O HBO da empresa de TV por assinatura significa Home Box Office.

 

Você sabia que a BMW (de Bayerische Motoren Werke) foi fundada com o objetivo de produzir motores para aviões? Só mais tarde ela passou a produzir motocicletas e, posteriormente, automóveis.

 

A famosa fabricantes de motos japonesa Yamaha surgiu em 1887… como fabricante de órgãos e pianos!

 

A também japonesa Kawasaki, das motos e jet-skis, nasceu há mais de 130 anos como fabricante de navios transoceânicos.

 

Sediada em São Bernardo do Campo – onde antes funcionava a fábrica da Simca –, a subsidiária brasileira da Chrysler produziu vários modelos com a marca Dodge até o início dos anos 1980. Foram eles: Dodge Dart, Dodge Charger e Dodge 1800.

 

O grupo italiano FIAT (que em português significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim) é proprietário de várias marcas de automóveis e caminhões. São elas: Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Maseratti, Ferrari e FIAT-Allis. A FIAT também é dona de metade da norte-americana Chrysler.

 

Criada em 1871, a alemã Mercedes-Benz é a mais antiga marca de automóveis do mundo.

 

A palavra alemã Volkswagen significa “carro do povo”. Fundada durante o regime nazista, a Volkswagen é atualmente uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. O conglomerado é proprietário das marcas Audi, Lamborghini, Bugatti, Porsche, Scania, Bentley, Seat, Skoda e Ducatti.

 

O nome Renault vem do sobrenome de três dos seus fundadores, os irmãos Fernand, Marcel e Louis Renault (este último, o principal fundador). A Renault é proprietária de uma das maiores escuderias da Fórmula 1, que leva o seu nome.

 

A General Motors já foi proprietária de mais de 30 marcas de automóveis e caminhões. Entre as marcas que continuam em operação estão Chevrolet, GMC, Cadillac, Buick, Holden, Vauxhall, Daewoo e Opel.

 

A japonesa Toyota foi fundada pela família Toyoda, mas trocou o “d” pelo “t” por uma questão de numerologia.

 

A Hyundai (que signifa “hoje”) começou como fabricante de automóveis da norte-americana Ford na Coreia do Sul.

 

Fundada há quase 90 anos, a norte-americana Caterpillar é líder mundial na fabricação de máquinas para a mineração e construção civil. Hoje, é conhecida pela abreviação CAT.

 

Você sabia que Nestlé significa “ninho” em francês, ou “pequeno ninho” no dialeto suábio? Mas se engana quem pensa que o fundador do conglomerado deu a ele esse nome por que viu um ninho de passarinho e achou bonitinho e etc. e tal. Nestlé vem justamente “do nome” do fundador, o senhor Henri Nestlé (1814-1890). Detalhe: a empresa é suíça, mas a família Nestlé é de origem alemã. Marcas da Nestlé: Ninho, Maggi, Sollys, Molico, Nescafé, Nestea e Purina (alimentos para animais).

 

A segunda maior empresa de alimentos do mundo depois da Nestlé é a norte-americana Kraft Foods. No Brasil, ela é proprietária das marcas Lacta, Ploc, Tang, Trident, Oreo, Toblerone e Milka. Recentemente, a Kraft foi comprada pelo grupo grupo brasileiro 3G Capital em associação com a norte-americana Berkshire Hattaway.

 

Outra grande multinacional do setor de alimentos é a anglo-holandesa Unilever, dona das marcas Karo, Arisco, Hellman’s, Kibon, Ades, Knorr, Maizena, Lipton e Azeite Gallo. A Unilever também atua nos setores de higiene pessoal (Close Up, Rexona, Seda, Dove etc) e produtos de limpeza (Omo e Confort).

 

A francesa Danone foi fundada na Espanha! O nome Danone é uma variante de Danon,

apelido do filho mais velhos de Isaac Carasso, fundador da empresa.

 

Fundada na Alemanha em 1891, a multinacional do ramo alimentício Dr. Oetker recebeu esse nome em alusão a seu fundador, o farmacêutico Dr. August Oetker.

 

A Coca-Cola teve prejuízo em seu primeiro ano de operação. Nesse período, foram vendidos apenas nove copos por dia do refrigerante.

 

A Pepsico nasceu em 1965 como resultado da fusão do fabricante de refrigerantes Pepsi com a de salgadinhos Frito-Lay. No Brasil, ela detém, além das recém-citadas, as marcas Gatorade, Elma Chips, Toddy, Quaker, Lucky e Mabel.

 

A norte-americana Kellog’s nasceu como Battle Creek Toasted Corn Flake Company (Companhia de Flocos de Milho Tostados de Battle Creek), em 1906. Foi fundada por William Keith Kellog (o inventor do principal cereal matinal).

 

Fundada em 1906 por William Colgate, no Estados Unidos, a Colgate-Palmolive é uma das maiores multinacionais do mundo. Ela está presente em 200 países.

 

A sigla do banco HSBC significa Hong Kong and Shangai Bank Corporation.

 

O Santander, quarto maior banco do mundo, nasceu na cidade espanhola de Santander, região espanhola da Cantábria. 

 

O nome do banco Itaú é uma referência à cidade mineira de Itaú de Minas, sede da sua primeira agência.

 

O Bradesco foi fundado na cidade paulista de Marília como Casa Bancária Almeida.

 

A empresa norte-americana Procter & Gamble (conhecida no Brasil como P&G) é proprietária de mais de 180 marcas, como a Oral-B, Gillette, Duracell, Vick, Ariel, Pampers, Braun (isso mesmo, a marca de eletrodomésticos)…

 

A rede de varejo de roupas C&A foi fundada na Holanda em 1841 (!!!) por dois irmãos: Clemens e August (daí o C&A).

 

A Lojas Renner foi fundada por Antônio Jacob Renner, gaúcho de origem alemã, no ano de 1912.

 

O grupo varejista francês Carrefour (pronúncia verdadeira: “cárfur”, que significa “cruzamento”) possui mais de 15 mil lojas ao redor do mundo.

 

A Avon foi fundada por um modesto vendedor de livros porta a porta norte-americano. Hoje, o famoso catálogo de produtos da empresa é publicado em 25 línguas diferentes, com mais 600 milhões de cópias anuais. Detalhe: a Avon possui 6,5 milhões de revendoras.

 

A gigante francesa L’ Oreal (de “L’Auréole”, “a auréola”) está presente em 150 países, com 500 marcas, 42 fábricas, 18 centros de pesquisas e mais de 2 mil produtos relacionados à beleza. Suas marcas mais famosas são Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm e Garnier.

 

A francesa LVMH (a união das empresas Louis Vuitton  e Moët Hennessy) é a maior holding do segmento de luxo do mundo. Além de dona da marca de bolsas Louis Vuitton, ela também administra a Veuvet Clicquot (bebidas), TAG Heuer (relógios), Kenzo (vestuário), Sephora (cosméticos), além de outras, muitas outras.

 

O nome da companhia de entregas rápidas DHL é a soma das iniciais dos sobrenomes dos fundadores da empresa, os norte-americanos Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn.

 

O fabricante de cigarro Souza Cruz tem esse nome em homenagem a seu fundador, o imigrante português Albino Souza Cruz. Atualmente, a maior acionista da empresa é a British American Tobacco.

 

Com o inventor Thomas Alva Edson entre os seus fundadores, a estadunidense GE (General Electric) nasceu como fabricante de lâmpadas. Hoje, a empresa fabrica centenas de produtos, de locomotivas a… lâmpadas!

 

A maior empresa de materiais esportivos do mundo é a norte-americana Nike, com 38 mil colaboradores diretos e mais de 950 mil indiretos (empregados de fábricas terceirizadas). A Nike lança até 1.800 novos produtos por trimestre.

 

O nome da fabricante brasileira de eletrodomésticos Arno tem origem em Arnstein, da família italiana fundadora da empresa.

 

O maior pesadelo da francesa Lacoste – que possui 1.200 lojas próprias e mais de 2.500 pontos de vendas – é a pirataria. A Lacoste gasta milhões de dólares por ano no combate a produtos falsificados (e não é por menos: são 3,5 milhões de falsificações por ano!).

 

O nome Canon (pronuncia-se kanon e não kenon) originou-se de “Kwanon”, nome da deusa da misericórdia de uma vertente budista japonesa.

 

A Mitsubishi é um dos mais conglomerados empresariais do mundo, com ramificações em diversas áreas e uma infindável variedade de produtos: eletrônicos, câmeras fotográficas (através da marca Nikon), automóveis, celulose e papel, produtos metalúrgicos, serviços bancários… O conglomerado é formado por – acredite se quiser – 500 empresas.

 

Além de fabricar aviões, a norte-americana Boeing (cujo nome derivou do fundador da empresa, William Boeing) desenvolve foguetes, satélites e até estações espaciais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário