domingo, 24 de maio de 2020

15 CURIOSIDADES E ASPECTOS PECULIARES DE FORTALEZA, CAPITAL DO CEARÁ

Praia em Fortaleza, no Ceará

Capital e cidade mais populosa do Ceará, Fortaleza é considerada uma das mais atraentes regiões metropolitanas do Nordeste. Descubra as curiosidades sobre a sua história, sua geografia e atrações turísticas que nós selecionamos pra você.

 

Fortaleza recebeu esse nome por ter sido surgido ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte holandês de Schoonenborch, construído em 1649.

 

Fortaleza é a quinta capital mais populosa do país, depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Possui ainda a maior densidade demográfica do Brasil, com 7,7 habitantes por quilômetro quadrado.

 

Além da capital cearense, a região metropolitana de Fortaleza inclui as seguintes cidades: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

 

A cidade mais populosa do Ceará é Fortaleza com 2,5 milhões de habitantes em 2015. Sua região metropolitana abriga 3,6 milhões de pessoas.

 

O bairro mais populoso é Mondubim, com 76 mil habitantes em 2010. O segundo e terceiro com maior população são Barra de Ceará e Vila Velha.

 

Em relação à extensão territorial, a maior cidade da região metropolitana é Caucaia.

 

Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza possui o terceiro maior Produto Interno Bruto, sendo superada apenas por Salvador e Recife.

 

Em decorrência de uma forte estiagem ocorrida em 1877, metade da população de Fortaleza morreu em decorrência da fome e de doenças. Consta que o então imperador D. Pedro II teria ficado tão desolado que chorou ao receber a notícia.

 

O primeiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 foi o Castelão, em Fortaleza. Ele recebeu esse nome em homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo.

 

Localizado na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, o Beach Park é o maior parque aquático da América Latina.

 

Situada a cerca de 10 quilômetros da região central de Fortaleza, a Praia do Futuro é a quinta praia mais visitada por turistas brasileiros.

 

Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza é o Centro Dragão do Mar, com teatro, cinemas, museus e até um planetário.

 

Existe na cidade um teatro totalmente dedicado ao humor. Chamado de Teatro do Humor Cearense, ele conta com cinco apresentações por semana. Outra atração curiosa é o Museu do Humor Cearense, com acervo e apresentações totalmente dedicadas ao riso. Por sinal, alguns dos melhores comediantes brasileiros são cearenses, entre eles Chico Anysio e Tom Cavalcante. Como vemos, o humor é coisa séria para os cearenses.

 

Os principais clubes de futebol da cidade são o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Clube. O Fortaleza é o terceiro clube com mais sócios torcedores do Nordeste.

 

Nascido na região metropolitana de Fortaleza, o escritor José de Alencar dá nome ao mais famoso teatro da cidade. Alencar é autor dos clássicos O Guarani, Senhora, A Pata da Gazela, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, Lucíola, A Viuvinha e Iracema.

 

Imagem acima: monumento “Iracema Guardiã”, na Praia da Iracema.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos.

 

 

Um comentário: