terça-feira, 23 de março de 2021

21 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE AS MARATONAS AO REDOR DO MUNDO


A Maratona mais famosa do Brasil é a Corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo. Mas ela está longe de ser a mais difícil do planeta, tampouco a mais antiga ou famosa. Confira aqui algumas informações esclarecedoras e fatos curiosos sobre as provas de maratona ao redor do mundo.

 

Atletismo é um nome genérico para um conjunto de esportes de corrida, salto e lançamento. Com exceção das corridas de longas distância, é normalmente praticado em estádios.

 

As corridas dividem-se em curta distância (que nas competições oficiais vão de 100 a 400 metros), médio fundo (800 a 1 500 metros) e longa distância (3.000 metros ou mais). São também divididas em corridas com ou sem obstáculos.

 

As maratonas (corridas de cerca de 40 quilômetros) e as ultra-maratonas (com mais de 40 quilômetros) são os tipos mais longos de corrida. As do gênero cross country não chegam a ser tão longas, mas são realizadas com alternância de terrenos como areia, terra, grama, subida, descida, trilhas etc. O pentatlo é uma modalidade que envolve diversas provas (esgrima e hipismo, entre outras) além da corrida.

 

A maratona é uma corrida de longa distância realizada fora ou parcialmente dentro de um estádio. Na maratona olímpica, a linha de chegada costuma ficar dentro do estádio. De acordo com a lenda, ela teria se originado na Grécia antiga, quando o mensageiro Filípides teria morrido de exaustão após correr quase 40 quilômetros para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas.

 

A maratona olímpica moderna é a última prova dos Jogos Olímpicos de verão. O percurso é de 42 quilômetros e a largada é dada horas antes da cerimônia de encerramento. É realizada desde os primeiros Jogos, em Atenas, em 1896. A modalidade feminina só começou a ser disputada em Los Angeles, em 1984.

 

A prova anual de maratona mais antiga é a de Boston, nos Estados Unidos, que acontece desde o ano de 1897.

 

Existem mais de 500 maratonas ao redor do mundo. No Brasil, as mais disputadas ocorrem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

 

A mais tradicional corrida de rua do Brasil é a Corrida de São Silvestre, realizada desde 1925, em São Paulo. Ela foi idealizada pelo empresário Cásper Líbero, que se inspirou numa prova de rua da cidade francesa de Paris. Recebeu esse nome em homenagem ao santo do dia: São Silvestre.

 

Até 1944, a São Silvestre foi disputada apenas por brasileiros. O detalhe é que das cinco primeiro provas, duas foram conquistadas por um italiano com nacionalidade brasileira. O primeiro campeão foi Alfredo Gomes, representante do Clube Espéria.

 

A Corrida de São Silvestre possui "apenas" 15 quilômetros de percurso (por isso que não é chamada de maratona) e largada e chegada na avenida Paulista. Nos primeiros anos, o percurso era de 6 quilômetros com largada na Paulista e chegada na Ponte Pequena.

 

A primeira maratona anual brasileira foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1979. Detalhe: ela foi organizada por uma mulher (lembrando que as mulheres foram por um longo tempo impedidas de competir em muitas modalidades esportivas).

 

Uma das maratonas mais difíceis é a do Polo Norte, em que a largada e a chegada podem ocorrer a uma temperatura de 37º Celsius negativos. Na Maratona da Antártida, o frio pode bater nos 50º negativos

 

Outra prova difícil é a Maratona da Muralha da China, em que, além de correr, os competidores são obrigados a vencer os degraus da famosa construção.

 

Um dos percursos mais horríveis é o da Maratona Des Sables, que é realizada no Deserto do Saara. Essa ultra-maratona possui um percurso de 250 quilômetros e dura sete dias. Mas o maior inimigo dos competidores não é a distância a ser percorrida, é o calor de 50º Celsius do deserto.

 

Para a maioria dos atletas, a mais difícil prova de corrida de todo o planeta é a Barkley Marathons, realizada nas montanhas do Tennessee, Estados Unidos. Trata-se de uma ultra-maratona com um percurso de 160 quilômetros e tempo limite de 60 horas. Ela é tão extenuante que até hoje (2 015) foi completada por apenas 14 corredores.

 

Um dos maiores vencedores de maratonas da atualidade é o brasileiro Adriano Bastos, que ganhou oito vezes a Maratona da Disneyworld, nos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, ela é realizada dentro dos parques da Disney.

 

O mais trágico evento numa maratona ocorreu em 2013, em Boston. A explosão de uma bomba por dois fundamentalistas religiosos, matou vários expectadores – entre eles, uma criança – e feriu outras dezenas.

 

Um dos maiores maratonistas de todos os tempos foi o etíope Abebe Bikila, que venceu duas maratonas olímpicas. Outro corredor que entrou para a história foi o tcheco Emil Zátopek, que venceu a maratona e as provas de 5 mil e 10 mil metros nos Jogos de Helsinque, em 1952.

 

A primeira mulher a participar da Maratona de Boston precisou se esconder num arbusto antes de se enfurnar no meio dos corredores. Ela insistiu em correr mesmo depois de ouvir um sonoro "não" dos organizadores. Isso ocorreu quase 70 anos após a criação dessa maratona.

 

A maratona com maior número de competidores foi a de Londres, em 2005. No total, foram mais de 40 mil pessoas correndo. Só para efeito de comparação, a primeira maratona moderna, em Boston, teve apenas 18 corredores.

 

As maratonas de Boston, Chicago, Nova York, Berlim e Londres formam a World Major Marathon Series, uma competição paralela que premia a melhor classificação em três dessas provas.

 

Fontes: Wikipédia, Guia do Estudante, Mundo Estranho, Folha de Vitória, G1, Fundação Cásper Líbero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário