quarta-feira, 10 de março de 2021

14 ESPORTES CURIOSOSO E BIZARROS AO REDOR DO MUNDO


Por acaso, você já ouviu falar no eukokanto? Sabia que existe um campeonato de arremesso de celular? Sabia que existem competições de tosquia de ovelhas? Saiba mais sobre esses e outros esportes bizarros nas linhas a seguir.

 

Buzkashi

Praticado em países como Afeganistão e Paquistão, o buzkhashi consiste em agarrar a carcaça de uma cabra e arremessá-la através de uma linha do outro lado do campo ou dentro de um círculo. Para isso, o praticante - que está montado em um cavalo - deve driblar os adversários ou afastar as suas montarias com chicotadas ou golpes com tacos.

 

Kabbadi

Com milhares de praticantes na Índia, esse esporte é bastante simples. Basta que um dos competidores atravesse a área adversária e volte inteiro. Se retornar, ele marca pontos. Cada time possui 12 jogadores, todos fortes o suficiente para derrubar competidores de qualquer tamanho. Quem for "nocauteado", é obrigado a abandonar o jogo.

 

Eukonkanto

Também conhecido como wife carryng, esse esporte consiste em carregar a esposa nas costas até a linha de chegada. Além de aguentar o peso, os  maridos competidores são obrigados a atravessar diversos obstáculos. Esse esporte é pratica na Finlândia e tem como prêmio o peso da esposa em cerveja.

 

Royal Shrovetide Football

Imagine um esporte com dezenas de competidores disputando uma bola. Agora, imagine que esses competidores estão numa aglomeração (vide imagem acima). E trocam empurrões, socos e chutes. Podem participar pessoas de todas a idades. Mulheres também entram. Ganha quem colocar a bola dentro do gol.

 

Campeonato de sauna

Os finlandeses adoram uma sauna. Existem em torno de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de pessoas. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os  anos na cidade de Heinola, perto da capital, Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º Celsius.

 

Arremesso de celular.

E já que falamos em Finlândia, você sabia que existe no país um campeonato de arremesso de celular. Ganha quem atirar o seu celular velho mais longe.

 

Arremesso de bolsa

O arremesso de bolsa é apenas uma das competições realizadas nos eventos pré-Parada LGBT de São Paulo. É disputado por drag queens e ganha quem fizer o mais distante arremesso de bolsa.

 

Boxe-xadrez

Com cada vez mais adeptos no Reino Unido e na Alemanha, o boxe-xadrez é isso mesmo que você pensou: um mistura de boxe com xadrez. Os competidores devem tem habilidades no tabuleiro e no ringue. Podem ganhar pela inteligência ou pela força.

 

Corrida do queijo

Praticado sobretudo no Reino Unido, a Corrida do Queijo atrai milhares de curiosos todos os anos. Os participantes devem correr atrás de um queijo de 4 quilos jogado do alto de uma colina. Ganha quem descer a colina mais rápido e atravessar uma linha de chegada. Não faltam tombos e ferimentos. O prêmio é, obviamente, o queijo.

 

Corrida de panquecas

É mais uma brincadeira do que um esporte propriamente dito. Os competidores precisam correr com uma panqueca na frigideira e virá-la dentro de uma igreja. Detalhe número um: apenas mulheres podem participar. Detalhe número dois: não basta chegar primeiro à igreja, a competidora deve virar a panqueca corretamente. Detalhe número três: ela ocorre uma vez por ano, na terça-feira que antecede à Quarta-feira de Cinzas.

 

Tosquia de ovinos

Popular em países onde existem grandes criações de ovinos, esse esporte é bastante simples: basta tosquiar um carneiro o mais rapidamente possível. Vence quem fizer a tosa mais rápida (o recorde mundial é de um neozelandês, que tosquiou um animal em apenas 30 segundos)

 

Iatismo no gelo

É uma espécie de corrida de barcos à vela, com uma única diferença: ela é praticada no gelo. Os barcos possuem rodas ou esquis para deslizar sobre a superfície gelada.

 

Skyaking

Seria uma simples prova de caiaque se não fosse por um detalhe: ao invés de disputá-la em corredeiras, ela é disputada no ar. Os participantes pulam com seus caiaques de aviões e tentam fazer manobras em queda livre. Ganha quem fizer as melhores manobras antes de abrir o paraquedas e cair em segurança.

 

Ulamaliztli

Trata-se de um esporte pré-colombiano das Américas do Norte e Central. As ruínas de arenas para esse tipo de esporte existem até hoje. Tratava-se de uma espécie de futevôlei, com algumas diferenças: a bola era incandescente (acredite se quiser, mas era um jogo disputado com uma bola pegando fogo), os jogadores não podiam arremessá-la com as mãos e os pés, ela tinha que atravessar um arco e... a equipe perdedora jamais saia viva. Os perdedores eram sacrificados aos deuses. Um esporte parecido é ainda hoje praticado no México, com algumas diferenças (e ninguém termina pagando com a própria vida).

 

Fontes: Guia dos Curiosos, Brasil Post, Mundo Estranho, Super Listas, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário