terça-feira, 30 de março de 2021

16 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE O MARROCOS E SEUS COSTUMES


Situado no norte da África, o Marrocos é uma monarquia de população de maioria islâmica. Sua capital é Rabat. Descubra algumas curiosidades sobre a sua cultura e os seus costumes nas linhas a seguir.

 

O Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito democraticamente, mas com um rei como chefe de governo.

 

A capital do Marrocos é Rabat e a cidade mais populosa, Casablanca. Aliás, Casablanca é a cidade que dá nome a um filme de 1942 ,com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart nos papéis principais.

 

As cidades mais populosas são, na verdade (por ordem): Casablanca, Fez, Tânger, Marraquesh e Salé.

 

A bandeira do Marrocos é vermelha com um pentagrama verde no centro. O pentagrama é um símbolo de saúde, sabedoria e vida e é chamado de Selo de Salomão. O verde da estrela representa o islamismo, a religião predominante no país.

 

A língua oficial é o árabe. Nas ruas, o mais comum é ouvir o darijá, ou árabe marroquino – uma mistura de árabe com algumas palavras em francês e espanhol. Uma observação: para os negócios os marroquinos utilizam o francês.

 

Você sabia que existem dois enclaves espanhóis no norte da África, praticamente dentro do território marroquino? Chamados de Ceuta e Mililha, eles são cidades autônomas, com competência executiva e autonomia legislativa próprias.

 

Acredite se quiser, mas o Marrocos fica separado da Europa por apenas 13 quilômetros.

 

Acredite, a universidade mais antiga do mundo não é europeia. A mais antiga é Karueein, no Marrocos, fundada no ano de 859.

 

Os marroquinos tem o hábito de beber chá verde com hortelã e açúcar antes e depois das refeições.

 

Assim como em outros mercados árabes, os compradores marroquinos costumam comprar na base da pechincha. Aliás, pechinchar é praticamente uma obrigação por lá.

 

Os marroquinos comemoram a coroação do rei, bem como o seu aniversário, com um feriado nacional.

 

Embora o álcool seja proibido pelo Islã, o Marrocos se tornou um grande produtor de cerveja e vinho. Quase toda a produção é voltada para a exportação.

 

É comum encontrar homens andando de mãos dadas nas ruas, não só do Marrocos como de muitos países árabes. Andar de mãos dadas é considerado um sinal de proximidade entre amigos.

 

Assim como em muitos países árabes, será difícil você cruzar com um cão nas ruas marroquinas. Não são muitos os marroquinos que criam cães. O motivo? Ele é um considerado um animal impuro no islamismo.

 

Apesar do consumo de bebidas alcoólicas ser proibido para os muçulmanos, os marroquinos são grandes produtores de vinhos e cervejas. Quase toda a produção é destinada para exportação ou para locais bastante frequentados por estrangeiros como hotéis.

 

O Marrocos (principalmente a cidade de Fez) foi cenário da novela O Clone, exibida pela Globo no Brasil entre 2001 e 2002. Aliás, O Clone foi um dos maiores sucessos da Globo nos últimos anos. A novela foi vendida para quase toda a América Latina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário