Suspeita-se que o homem de neandertal tenha se extinguido por volta de 30 mil anos. Mas que espécie de hominídeo era essa? E por que é chamado pelos cientistas de neandertal? Saiba as respostas e descubra 12 fatos interessantes sobre esse nosso antigo parente.
O primeiro fóssil do homem de neandertal de que se tem conhecimento foi descoberto no vale do rio Neander, na Alemanha, em 1856.
Suspeita-se que os neandertais tenham vivido entre 130 e 29 mil mil anos atrás.
Os cientistas estão convictos de que o homem moderno, o erectus e o neandertal tenham convivido durante 60 mil anos. Aliás, a teoria de que houve cruzamentos entre neandertais e sapiens é cada vez mais aceita no meio científico.
O neandertal possuía ossatura forte, era atarracado e raramente passava de 1,65 metros de altura. Os braços eram longos. Suportava muitíssimo bem o frio. Detalhe: ele tinha o cérebro mais volumoso do que o do homo sapiens.
Existe a falsa premissa de que o neandertal tenha sido o primeiro hominídeo a dominar o fogo. A verdade, porém, é outra: o primeiro a fazer e manipular o fogo foi o Homo erectus – uma espécie mais antiga do que o neandertal. Aliás…
Você sabia que o homem moderno é descendente direto do Homo erectus? Isso porque neandertais e sapiens formavam duas linhagens diferentes de seres humanos.
Foram encontrados no Oriente Médio sítios arqueológicos de neandertais e sapiens há pouco mais de um quilômetro um do outro.
Os neandertais eram tão resistentes e possuíam uma ossatura tão forte que, afirmam os cientistas, chegavam a ficar cara a cara com suas presas. As provas são as inúmeras fraturas encontradas em esqueletos dos nossos primos hominídeos.
Alguns estudiosos suspeitam que a gestação do homem de neandertal tenha sido mais longa do que a dos sapiens – 12 meses ao invés de 9.
A dieta neandertal era 85% composta de carne.
Suspeita-se que as últimas tribos neandertais tenham vivido nos atuais territórios da Croácia e de Portugal.
Enfim, quais os motivos da extinção do neandertal? Há controvérsias, mas boa parte dos especialistas acreditam que ele tenha se extinguido por que convivia em pequenos grupos (lembrando que os casamentos consanguíneos deviam ser bastante comuns), não fabricavam instrumentos tão desenvolvidos e perderam a competição pelos recursos naturais para o Homo sapiens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário