O inventor da calça jeans foi o mesmo sujeito que deu nome à famosa marca Levi’s. O modelo desse tipo de calça mais antigo é o Levi’s 501. Descubra nas linhas a seguir outras curiosidades, além de coisas que você não imaginava, sobre o jeans.
O tecido utilizado na produção do jeans surgiu em 1857 na cidade francesa de Nimes. Veio daí a palavra denim.
A palavra jeans surgiu de “genes”, apelido dado pelos norte-americano aos marinheiros do porto de Gênova, que usavam o tecido inventado em Nimes em seus uniformes.
As calças jeans foram criadas pelo imigrante Levy Strauss em 1873 para atender os garimpeiros do estado norte-americano da Califórnia. Ela foi idealizada com a intenção de fornecer uma calça de tecido resistente e que tivesse muitos bolsos para os garimpeiros guardarem suas ferramentas.
As primeiras calças foram feitas com tecidos na época utilizados como lona para cobrir barracas.
O sucesso do recém-inventado jeans foi tamanho que em já em 1873 Levi Strauss vendeu 1.800 calças.
O jeans demorou a ser usado no dia-a-dia e sua popularização só ocorreu no século XX.
A Levi Strauss, empresa do criador do jeans, foi fundada em 1853, portanto, 20 anos antes do surgimento da mitológica calça. A Levi Strauss ficou conhecida no Brasil graças à marca Levis
O modelo de calça jeans mais antigo é o Levis 501.
O primeiro estilista a colocar o jeans na passarela foi o norte-americano Calvin Klein, na década de 70.
O jeans sempre foi produzido com denin, um tipo de tecido de algodão em que os fios do urdume (longitudinais) são tingidos com corante vegetal índigo – a cor entre o azul e o violeta.
No princípio o jeans não era do tipo índigo, mas de uma cor entre o bege e o marrom claro.
A palavra jeans nasceu em Gênova na Itália e só começou a ser usada para designar esse tipo de calça anos depois da sua invenção.
O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de jeans do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário